Concurso Ipece: secretário reconhece necessidade de novo edital

Secretário de planejamento do Ceará reconhece a necessidade de um novo concurso Ipece para recomposição do quadro de pessoal.

15/04/2021 15:58 | Atualizado: 15/04/2021 15:59

15/04/2021 15:58 | Atualizado: 15/04/2021 15:59

Há cerca de 15 anos sem realizar concursos, o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) pode ter um novo edital publicado. O secretário de Planejamento e Gestão do Estado, Mauro Benevides Filho, reconheceu na quarta-feira, 14, a necessidade de servidores.

Durante transmissão ao vivo para comemoração dos 18 anos do Ipece, o titular da pasta disse que a pasta precisa de um novo concurso público para o fortalecimento dos quadros técnicos.   

“Faz muito tempo desde o último concurso. Nós agora temos de fortalecer uma nova estrutura de absorção de novos técnicos dentro do Instituto. Já estou pensando isso para a Seplag, para o Ipece, para o sistema de planejamento do Estado”, afirmou o secretário de planejamento.

Ele não deu maiores detalhes sobre a previsão do concurso, mas disse que “isso já está no gatilho”. De acordo com o diretor-geral do Ipece, João Mário Santos de França, dos 18 técnicos contratados no último processo seletivo para efetivos, somente nove continuam exercendo as funções.

França destacou que a força de trabalho do instituto pode ser ampliada. "O Ipece, com seus analistas, já assessora as diversas secretarias de Governo na elaboração e avaliação de suas políticas públicas”.

Live em homenagem aos 18 anos do Ipece
Uma transmissão ao vivo foi realizada em comemoração aos 18
anos do Ipece (Foto: Divulgação)

Ele também identificou que a recomposição do quadro técnico resultaria em uma maior contribuição do Ipece com o Governo do Estado.

"Com um quadro técnico ampliado e com alta excelência, podemos atuar em mais frentes. Contribuir, por exemplo, cada vez mais nessa agenda de desenho, monitoramento e avaliação de políticas públicas; aumentar nossa integração com as secretarias; auxiliar na melhoria da eficiência da gestão pública e no processo de tomada de decisão; ampliar mais nossas análises e projeções sobre indicadores econômicos e sociais".

Uma boa notícia é que o concurso Ipece está previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2021. Dessa forma, há um indicativo que a nova seleção está no radar do governo.

Concurso Ipece: último edital foi publicado em 2006

O último concurso para o Ipece foi realizado em 2006. A oferta foi de 18 vagas para analista de políticas públicas, cargo de nível superior. A banca organizadora foi a Funece.

Os concorrentes foram submetidos a provas objetivas com as seguintes disciplinas: Economia, Métodos de Quantitativos, Noções de Informática, Geoprocessamento, Cartografia, Geografia Econômica e Inglês.

Os classificados ainda foram submetidos a prova de títulos. As últimas provas são referências para quem deseja estudar para o próximo concurso Ipece.

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.

Conheça os cursos e comece já sua preparação!

Concursos Ceará 2021 têm mais de 15 mil vagas confirmadas

O Estado do Ceará deverá ser contemplado com diversos editais de concursos em 2021. São diversos órgãos que serão contemplados e devem preencher 15.350 vagas em diversos cargos.

Tais oportunidades serão em vários níveis de escolaridade e com salários bem atrativos. O governador do Estado, Camilo Santana, confirmou editais nas áreas da Saúde e Segurança, em sua maioria, bem como a área fiscal.

Serão contemplados os seguintes órgãos:

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...