Concurso IME altera data das provas objetivas da primeira fase

O Instituto Militar de Engenharia retificou o edital do concurso IME para o Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa e da Reserva.

10/06/2021 17:37

10/06/2021 17:37

O Instituto Militar de Engenharia retificou o edital do concurso IME para o Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa e da Reserva. A informação foi publicada no do Diário Oficial da União desta quinta-feira, 10.

Agora, os interessados no concurso precisam se atentar para as alterações no calendário de atividades da seleção. A prova objetiva de Matemática, Física e Química da primeira fase do exame intelectual agora será realizada no dia 10 de outubro.
 


Os gabaritos preliminares das avaliações serão disponibilizadas no mesmo dia da aplicação das provas. Os candidatos poderão interpor recursos contra o resultado até o dia 11 de outubro no site do IME.

O gabarito definitivo será divulgado no dia 15 de outubro e a relação dos candidatos aprovados para a segunda fase da seleção será publicada no dia 19 do mesmo mês.
 

Prova do concurso IME será aplicada no turno da tarde


O exame intelectual ainda tem início agendado para começar a partir das 13h30. Com duração de quatro horas, os candidatos vão responder a 40 questões, sendo 15 de Matemática, 15 de Física e dez de Química.

Os aprovados nesta etapa serão encaminhados para a segunda fase, que contará com provas discursivas de matérias específicas mais uma redação.

segunda etapa será uma discursiva de Matemática (25 de outubro); Física (26 de outubro); Química (27 de outubro); Português e Inglês (28 de outubro). Neste último caso, as avaliações terão quatro horas e meia de duração.

O concurso IME ocorrerá nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos, São Paulo, Teresina e Vila Velha.

Haverá, ainda, eventos complementares, tais como: Inspeção de Saúde (IS) e o Exame de Aptidão Física (EAF).
 

(Foto: Divulgação)
Edital do concurso IME 2021 para quadro da ativa passa por retificação
(Foto: Divulgação)


Concurso IME oferece 98 vagas


Ao todo, os editais do Instituto Militar de Engenharia oferecem 98 vagas para a formação de engenheiros militares da ativa e da reserva. Para a Ativa (CACFG/Ativa) são 70 vagas destinadas a candidatos que têm interesse em seguir a carreira militar.

Já para a Reserva (CACFG/Reserva) são 28 oportunidades. Neste caso, o concurso é destinado a candidatos que não desejam seguir na carreira militar.

Os interessados em ingressar no quadro de engenheiros da ativa precisam ter, no mínimo, 16 anos de idade e, no máximo, 22 anos, até 31 de dezembro do ano da matrícula no curso de formação.

Este mesmo critério é aplicado para a seleção da reserva. Mas, para estes, a idade máxima é de 21 anos. Em ambos, é preciso o curso de nível médio e altura mínima de 1,60 m (candidatos do sexo masculino) ou 1,55 m (se do sexo feminino).

Futuramente, os candidatos deverão escolher entre uma das seguintes especialidades: Fortificação e Construção (Engenharia Civil); Eletrônica; Comunicações; Elétrica; Mecânica e de Armamento; Mecânica e de Automóveis; Materiais; Química; Cartográfica; e Computação.

Os aprovados em todas as etapas receberão fardamento, alimentação, assistências médica, dentária e psicológica, alojamento e soldo inicial de R$1.334, podendo vir a receber promoções com os correspondentes novos proventos de acordo com a legislação em vigor.

Inscrições do concurso IME começam no 30 de junho


Quem quiser participar do concurso IME 2021/2022 deve se inscrever a partir do dia 30 de junho, por meio do  site do Instituto Militar de Engenharia . As inscrições são aceitas até o dia 17 de agosto.

Para efetivar a inscrição, será preciso pagar uma taxa de R$100. Há, ainda, a possibilidade de isenção para candidatos com os seguintes perfis:

  • Dependente de ex-combatente falecido ou incapacitado em ação ou em consequência de participação na Força Expedicionária Brasileira (FEB) ou em operações de guerra da Marinha Mercante;
  • Interessados no CACFG/Ativa inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou membros de família de baixa renda; ou
  • Doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

Os pedidos de isenção serão aceitos entre os dias 2 e 13 de julho, no  site do Instituto Militar de Engenharia .

 

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...