Concurso Imbel: FGV é definida como banca e edital já pode sair

A Indústria de Material Bélico do Brasil escolheu a Fundação Getulio Vargas como banca do seu próximo concurso e já tem contrato assinado.

16/10/2020 07:50 | Atualizado: 16/10/2020 13:22

16/10/2020 07:50 | Atualizado: 16/10/2020 13:22

O concurso Imbel 2020 já tem banca organizadora. A Fundação Getulio Vargas (FGV) foi a escolhida para organizar a próxima seleção e publicar o edital, que deve sair em breve pois o contrato já está assinado.

O extrato do contrato com a banca foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 16, indicando que a assinatura aconteceu no dia 14 de outubro, entre a empresa e a FGV.

Ainda segundo o extrato, a vigência será até 13 de outubro de 2021, ou seja, praticamente um ano. O documento, no entanto, não confirma o cronograma e ainda não há uma data definida para que o edital possa ser divulgado.

→ Como organizar os estudos para concurso usando Smart Planner

Também não foi confirmado o quantitativo de vagas. Mas, o documento já antecipa que será formado cadastro de reserva. Este, poderá ser preenchido durante todo o prazo de validade, que ainda não foi informado.

O extrato do contrato com a banca também antecipa os possíveis locais de lotação do concurso Imbel, sendo na sede, em Brasília/DF, bem como nas suas Unidades de Produção (UP):

  • Piquete - São Paulo
  • Itajubá - Minas Gerais
  • Juiz de Fora - Minas Gerais
  • Majé - Rio de Janeiro
  • Rio de Janeiro
(Foto: Divulgação)
Imbel define a FGV como banca do próximo concurso
(Foto: Divulgação)

Concurso Imbel: comissão já trabalha nos detalhes do edital

Em maio, a Imbel confirmou que havia uma comissão organizadora responsável por cuidar dos detalhes desse próximo concurso. Mesmo sem antecipar detalhes, confirmou-se que o grupo ficaria responsável por todos os assuntos referentes ao concurso.

Entre esses assuntos, está o edital. Agora com banca definida a comissão e a FGV devem agilizar os últimos trâmites para publicar o edital o quanto antes.

Tal informação foi dada em resposta a uma solicitação protocolada no portal de Acesso à Informação do Governo Federal.  A Imbel esclareceu que:

“No presente momento, existe uma Comissão incumbida de tratar e analisar assuntos referentes à possibilidade de abertura de concurso público para o ano de 2020.”

Mas, a Imbel já tem autorização do governo para este próximo concurso?

Para esta pergunta a resposta é não. E a própria Imbel explica esta situação. Também em resposta ao mesmo questionamento no Acesso à Informação, ela esclareceu que, por se tratar de uma empresa pública, não há necessidade de solicitar autorização para a realização de um novo concurso ao Ministério da Economia.

Dessa forma, a empresa tem autonomia para realizar suas seleções, conforme necessidade. Segundo a Instrução Normativa que aborda os critérios para autorização de concurso e provimentos de cargos em órgão federais, não há menção à administração pública indireta, que se refere às empresas públicas.

prepare-se

Mais de 70 cargos vagos podem ser preenchidos com novo concurso

O quantitativo de vagas do concurso Imbel não foi divulgado. Mas, já se sabe que a empresa tem uma vacância de mais de 70 cargos vagos em seu quadro de pessoal.

Em acesso ao Portal de Acesso à Informação do Órgão, é possível constatar que a Imbel tinha, em abril, 77 cargos vagos para servidores.

Do total, a distribuição é de:

  • 22 para cargos de ensino fundamental;
  • 38 para o nível médio;
  • 10 para o médio/técnico;
  • sete para o nível superior.

O cargo exato de cada vacância, no entanto, não foi especificado. A Imbel não realiza concurso desde 2016, cujo prazo de validade da seleção expirou em maio deste ano. Com isso, não tem mais cadastro de reserva válido para preencher vacâncias.

O último edital foi publicado pela banca organizadora Cetro Concursos, contando com oportunidades para formação de cadastro de reserva. As chances foram para cargos de todos os níveis de escolaridade, com experiência mínima de seis meses na função pretendida. As remunerações variavam de R$1.526,64 a R$4.935,56. 

Confira o material de preparação da Folha Dirigida e comece já os estudos para o concurso!

✔ Smart Planner


✔ E-books 
✔ Provas para download
✔ Artigos sobre concursos
✔ Editais verticalizados
✔ Vídeos com dicas

Newsletter

Newsletter

Quer receber novidades sobre concursos?

Quer receber diretamente no seu e-mail as principais notícias dos concursos da sua região?

E de quebra dicas para seus estudo? Cadastre-se gratuitamente na newsletter FD para ter tudo isso!

Sobre o concurso

Previsto

Imbel - 2020

Nacional
Não informado
Fund...
Não informado

Preparação