Concurso Imbel: comissão analisa possibilidade de edital em 2020

A Imbel afirmou ter comissão própria responsável por analisar a possibilidade de realização de novo concurso em 2020.

11/05/2020 12:42 | Atualizado: 12/05/2020 10:44

11/05/2020 12:42 | Atualizado: 12/05/2020 10:44

A Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel), empresa pública vinculada ao Ministério da Defesa por intermédio do Comando do Exército, poderá realizar um concurso público ainda em 2020. A empresa afirmou que conta com uma comissão própria, responsável por analisar a possibilidade de realização de concurso.

A informação foi dada em resposta a uma solicitação protocolada no portal de Acesso à Informação do Governo Federal.  Na ocasião, a Imbel esclareceu:

“No presente momento, existe uma Comissão incumbida de tratar e analisar assuntos referentes à possibilidade de abertura de concurso público para o ano de 2020.”

Em resposta ao mesmo questionamento, a Imbel explicou que, por se tratar de uma empresa pública, não há necessidade de solicitar autorização para a realização de um novo concurso ao Ministério da Economia. Ou seja, a própria empresa tem autonomia para realizar suas seleções, conforme necessidade.

Isso porque de acordo com a Instrução Normativa que aborda os critérios para autorização de concurso e provimentos de cargos em órgão federais, não há menção à administração pública indireta, que se refere às empresas públicas.

Concurso CGU: órgão confirma pedido de novo edital ao governo em 2020

Arma
Validade do último concurso encerra no próximo dia 24
(Foto: Imbel)

Imbel tem 77 cargos vagos atualmente

De acordo com o Portal de Acesso à Informação do Órgão, a Imbel conta com 77 cargos vagos para servidores atualmente. Os dados são referentes ao mês de abril de 2020. 

Desse total, 22 são para cargos de ensino fundamental, 38 para o nível médio, 10 para o médio/técnico e sete para o nível superior. No entanto, os cargos exatos e suas especialidades não foram informados. 

O último concurso Imbel foi realizado em 2016. O prazo de validade da seleção permanecerá vigente até o próximo dia 24 de maio de 2020. A partir dessa data, o Imbel não contará com cadastro de reserva válido para preencher vacâncias, sendo necessária a realização de um novo concurso. 

Apesar de ter uma comissão analisando a possibilidade de um novo concurso, ainda não há uma confirmação concreta sobre o novo edital. FOLHA DIRIGIDA já entrou em contato com o órgão para saber mais detalhes sobre a previsão para este novo concurso, mas ainda não obteve retorno até o fechamento dessa matéria.

+ Concurso Depen: inscrições para 309 vagas a partir de sexta, 15

Botão com link para curso de preparação

Relembre alguns detalhes do concurso Imbel 2016

O concurso de 2016 foi organizado pela Cetro Concursos e ofereceu oportunidades para formação de cadastro de reserva. Havia chances para candidatos de todos os níveis de escolaridade, com experiência mínima de seis meses na função pretendida.

As lotações eram para as cidades de Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Magé (RJ), Piquete (SP), Itajubá (MG) e Juiz de Fora (MG).  As remunerações variavam de R$1.526,64 a R$4.935,56. 

Foram contemplados os cargos de agente de apoio operacional, ajudante geral, auxiliar de serviços gerais, auxiliar técnico administrativo, assistente administrativo, técnico de informática, guarda de segurança patrimonial, motorista e, operador de caldeira. 

E ainda: caldeireiro, soldador, torneiro, técnico em eletrônica, técnico em química técnico em radiologia, analista administrativo, analista contábil, analista de sistemas, administrador, contador, advogado e engenheiro químico, entre outros. 

Os candidatos foram avaliados por meio de uma prova objetiva. Para os cargos de níveis médio e superior, foram cobradas 40 questões, distribuídas pelas seguintes disciplinas: Língua Portuguesa (20), Matemática (10) e Noções de Informática (10).

Já os candidatos de responderam 50 questões. Essas abordaram conteúdos de Língua Portuguesa (15), Matemática (sete) Noções de Informática (oito) e Conhecimentos Específicos (20). Esses candidatos ainda responderam a uma prova de Redação.

Newsletter

Newsletter

Quer receber novidades sobre concursos?

Quer receber diretamente no seu e-mail as principais notícias dos concursos da sua região?

E de quebra dicas para seus estudo? Cadastre-se gratuitamente na newsletter FD para ter tudo isso!

Sobre o concurso

Previsto

Imbel - 2020

Nacional
Não informado
Fund...
Não informado

Preparação