Saiba quais conteúdos priorizar para a prova de Geografia do IBGE

O professor de Conhecimentos Específicos do IBGE, Julio Santos, que leciona no Gran Cursos dá dicas de preparação para a prova de Geografia

04/09/2018 16:48 | Atualizado: 05/09/2018 11:37

04/09/2018 16:48 | Atualizado: 05/09/2018 11:37

O Ministério do Planejamento ainda não autorizou a realização do novo concurso para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas, equanto as negociações não avançam no Ministério Público, os interessados podem aproveitar para iniciar seus estudos para a seleção.

De acordo com o professor de Conhecimentos Específicos do IBGE, Julio Santos, que leciona no Gran Cursos, este é o momento ideal para os concurseiros iniciarem sua preparação. "Não se passa em um concurso estudando após a divulgação do edital", disse.

Concurso IBGE tem pedido para 1.800 vagas (Foto: Divulgação)

Conteúdos sobre demografia e economia brasileira devem ser priorizados

Para a disciplina de Geografia, Julio recomendou quais conteúdos devem ser priorizados na hora dos estudos. "Como o IBGE trabalha com estatística, é importante priorizar a parte de demografia e economia brasileira."  

O professor explicou que os candidatos devem buscar compreender o último Censo realizado pelo instituto (Censo 2010), os contrastes socioeconômicos da população brasileira e as quatro divisões do IBGE. Além disso, é fundamental saber interpretar gráficos e charges.

Julio chamou atenção também para as questões sobre meio ambiente e sustentabilidade. "Esse é outro assunto que é sempre muito relevante nas provas." O professor destacou que uma boa estratégia de estudo é dividir a Geografia em três segmentos: 

  • Geografia física
  • Geografia demográfica 
  • Geografia econômica 
 Professor Julio Santos
(Foto: Divulgação)

Outra dica é buscar materiais de boa qualidade, que normalmente estão vinculados ao próprio site do IBGE. Também é válido estudar o estilo da banca organizadora, quando ela for definida. O professor não indica técnicas de memorização. Segundo ele, o ideal é se dedicar a resolução de questões e a leitura dos materiais de apoio. 

"É fundamental reservar 40% do tempo de estudos para resolução de questões. As vezes o candidato sabe a teoria toda, mas ela é insossa porque ele não sabe a aplicabilidade disso dentro das questões cobradas", ressaltou.

Para conciliar os estudos de todas as disciplinas cobradas no concurso, a recomendação é simples: organizar o tempo disponível de acordo com o peso e o número de questões de cada disciplina. Dessa forma, o concurseiro saberá quais devem ser priorizadas dentro do seu cronograma de estudos.

O professor deixou, ainda, uma mensagem aos interessados no concurso do IBGE: "Acredite na instituição, estude antecipadamente e organize seu processo de aquisição de informações."

Tem dificuldades em conciliar as atividades do dia a dia com a preparação para concursos públicos? Confira essas dicas do especialista Guilherme Miziara e aprenda a gerenciar melhor seu tempo: 

Concurso IBGE sai em 2019, afirma presidente do órgão

Prepare-se para concursosO presidente do IBGE, Roberto Olinto, disse que o concurso IBGE está entre os previstos pelo governo para o ano que vem. Em reunião com sindicalistas na segunda-feira, dia 3, Olinto disse que, das 2.700 vagas para novos editais e provimentos de concursos já realizados, no Poder Executivo federal, em 2019, parte será destinada ao IBGE.

O instituto pede 1.800 vagas. Dessas, 1.200 são para o cargo de técnico, que exige o nível médio e tem ganhos de R$3.890,87. Já as demais 600 são para analista, cuja exigência é o nível superior e a remuneração é de R$8.213,07. Além disso, há um pedido de 397 vagas para  temporários que vão trabalhar no Censo 2020. No último dia 28 de agosto o presidente do IBGE, Roberto Olinto, disse que está lutando para conseguir as autorizações dos dois concursos

Newsletter

Newsletter

Quer receber novidades sobre concursos?

Quer receber diretamente no seu e-mail as principais notícias dos concursos da sua região?

E de quebra dicas para seus estudo? Cadastre-se gratuitamente na newsletter FD para ter tudo isso!

Sobre o concurso

Previsto

IBGE - 2020 - Médio e superior

Nacional
Não informado
Fund...
Não informado