Falta de concurso IBGE para efetivos pode comprometer Censo 2020

A falta do concurso IBGE poderá comprometer os trabalhos do próximo Censo Demográfico. Órgão espera aval para 1.800 vagas.

17/07/2018 12:06 | Atualizado: 17/07/2018 16:58

17/07/2018 12:06 | Atualizado: 17/07/2018 16:58

A falta de um novo concurso IBGE para efetivos traz ao órgão consequências em relação ao seu potencial de trabalho, incluindo um dos principais projetos: o Censo Demográfico.

Coordenador de RH IBGE (Foto: Arquivo)
Coordenador fala sobre o concurso IBGE
(Foto: Arquivo)

Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, o coordenador de RH do IBGE, Bruno Malheiros, informou que os preparativos para o Censo 2020 já começaram, e revelou que o órgão precisa repor seu quadro de pessoal efetivo para atender esta demanda.

"Já entramos no planejamento do Censo Demográfico, que é o maior projeto do IBGE e acontece a cada dez anos. Ele depende essencialmente de supervisão dos efetivos para os profissionais temporários", disse.

O coordenador mencionou também que o cenário atual de servidores é complicado e deverá se agravar. "Atualmente já estamos com o quadro muito dificil de levar esse projeto e, com as aposentadorias que ainda irão acontecer entre 2018 e 2019, no futuro vai ser mais complicado realizar um trabalho como o Censo, ou mesmo as pesquisas regulares do IBGE", explicou.

Concurso IBGE tem pedido para 1.800 vagas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística aguarda a autorização para um novo concurso IBGE com 1.800 vagas. Segundo Bruno Malheiros, as expectativas para este aval são boas.

"Precisamos da autorização para não comprometer o trabalho no Censo 2020, então estamos com uma previsão muito otimista.  Se o aval não for dado, certamente alguns trabalhos do IBGE irão ficar comprometidos, incluindo o Censo Demográfico, uma das pesquisas mais importantes, que dá referência para todas as outras", informou. 

O pedido de 1.800 vagas está dividido em:

• 1.200 para técnico - nível médio e R$3.890,87

• 600 para analista - nível superior e R$8.213,07

Também conforme o coordenador, os preparativos para este edital já começaram."Há um trabalho de definição das áreas de conhecimento, das áreas de lotação e do conteúdo programático para tentar adiantar as informações", contou. Veja a entrevista na íntegra!

Concurso IBGE (Foto: Leandro Santos)
Concurso IBGE aguarda autorização para 1.800 vagas
(Foto: Divulgação)

• IBGE também prepara concurso para temporários

 Último concurso do IBGE foi em 2015

O último concurso do IBGE foi feito em 2015. Na ocasião, os candidatos ao cargo de técnico foram avaliados por 60 questões, sendo dez de Conhecimentos Específicos do IBGE, 15 de Geografia, 15 de Matemática e 20 de Língua Portuguesa. A banca foi a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Já para analista foram 70 questões sobre Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Raciocínio Lógico Quantitativo) e Conhecimentos Específicos. O número de questões por disciplina variava. Os candidatos devem iniciar os estudos para o concurso IBGE tendo por base o último edital. Confira os detalhes no vídeo! 

Acesse curso para todas as carreiras

Estude para o concurso IBGE

A concorrência para o concurso do Instituito Brasileiro de Geografia promete ser alta. Por isso, uma preparação antecipada pode ser o diferencial para a aprovação. Inicie os estudos para Raciocínio Lógico. 

Newsletter

Newsletter

Quer receber novidades sobre concursos?

Quer receber diretamente no seu e-mail as principais notícias dos concursos da sua região?

E de quebra dicas para seus estudo? Cadastre-se gratuitamente na newsletter FD para ter tudo isso!

Sobre o concurso

Previsto

IBGE - 2020 - Médio e superior

Nacional
Não informado
Fund...
Não informado