Concurso IBGE é tema de reunião nesta sexta, 10

Somente para técnico do IBGE, de nível médio, pedido de concurso é para 1.200 vagas

07/08/2018 12:38 | Atualizado: 09/08/2018 14:43

07/08/2018 12:38 | Atualizado: 09/08/2018 14:43

O concurso IBGE, em cargos de níveis médio e superior, deverá ser um dos próximos a ser autorizado pelo governo federal. A necessidade de uma nova seleção para o quadro efetivo do órgão estará entre os assuntos na próxima reunião com o Ministério do Planejamento. Marcada para esta sexta-feira, 10 de agosto, o encontro contará com a presença de representantes do Ministério do Planejamento, da Direção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatítica (IBGE) e do sindicato.

Procurada pela FOLHA DIRIGIDA, nesta terça-feira, 7, a Assessoria de Imprensa da Associação e Sindicato Nacional dos Servidores do IBGE (Assibge), confirmou que deverá tratar do concurso IBGE na reunião, já que uma nova seleção é considerada urgente. Segundo o representante do sindicato, o IBGE está com seu quadro de pessoal defasado e precisa de novo concurso. 

Concurso IBGE (Foto: Leandro Santos)
Concurso IBGE deverá ser debatido em reunião
(Foto: Leandro Santos/ IBGE)

O porta-voz reforçou que novos empregados efetivos são fundamentais para os trabalhos do próximo Censo Demográfico, marcado para 2020. De acordo ele, o Instituto precisa dos efetivos para coordenar e treinar o pessoal temporário que será contratado para o Censo. Conforme informado pela assessoria, os trabalhos para o Censo 2020 iniciaram desde o fim de 2017. 

• IBGE também prepara concurso para 200 mil temporários

Antes de começar a estudar, 
não deixe de ler este e-book!

Guia Indispensável de Estudos para Concursos

RH do IBGE reforça importância de efetivos para o Censo

Em entrevista exclusiva à FOLHA DIRIGIDA, o coordenador de Recursos Humanos do IBGE, Bruno Malheiros, também falou sobre a importância dos efetivos para o Censo Demográfico 2020. 

"Já entramos no planejamento do Censo Demográfico, que é o maior projeto do IBGE e acontece a cada dez anos. Ele depende essencialmente de supervisão dos efetivos para os profissionais temporários", disse.

Na ocasião, o coordenado mencionou a difícil situação do quadro de pessoal do IBGE, que deverá se agravar devido as aposentadorias. "Atualmente já estamos com o ​Prepare-se para concursos​ quadro muito dificil de levar esse projeto e, com as aposentadorias que ainda irão acontecer entre 2018 e 2019, no futuro vai ser mais complicado realizar um trabalho como o Censo, ou mesmo as pesquisas regulares do IBGE", explicou.

Concurso IBGE será para níveis médio e superior

A atual solicitação de concurso IBGE é para cargos de nível médio e superior. No total, são 1.800 vagas, sendo a maioria para o nível médio. 

CargoVagasEscolaridadeSalário
Técnico1.200nível médio R$3.890,87
Analista600nível superiorR$8.213,07


O último concurso do IBGE foi 2015. Na época, os candidatos ao cargo de técnico foram avaliados por 60 questões, sendo dez de Conhecimentos Específicos do IBGE, 15 de Geografia, 15 de Matemática e 20 de Língua Portuguesa. A banca foi a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Acesse curso completo para concurso IBGE

acesse o curso

Já para analista foram 70 questões sobre Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Raciocínio Lógico Quantitativo) e Conhecimentos Específicos. O número de questões por disciplina variava. Os candidatos devem iniciar os estudos para o concurso IBGE tendo por base o último edital. 

Leia entrevista completa com o coordenador de RH

Newsletter

Newsletter

Quer receber novidades sobre concursos?

Quer receber diretamente no seu e-mail as principais notícias dos concursos da sua região?

E de quebra dicas para seus estudo? Cadastre-se gratuitamente na newsletter FD para ter tudo isso!

Sobre o concurso

Previsto

IBGE - 2020 - Médio e superior

Nacional
Não informado
Fund...
Não informado