Concurso Guarda de Maceió AL: secretário planeja edital após 21 anos
Novo titular da Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social (SEMSC) reconhece déficit e planeja novo concurso Guarda de Maceió AL.
04/02/2021 12:30 | Atualizado: 04/02/2021 15:19
04/02/2021 12:30 | Atualizado: 04/02/2021 15:19

A Prefeitura de Maceió, capital de Alagoas, não realiza concursos para Guarda Municipal desde 2000. Thiago Prado, novo titular da Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social (SEMSC), reconheceu o déficit de servidores ao longo do tempo e a necessidade de um novo edital.

De acordo com o secretário, a Guarda de Maceió não tem reposição há 21 anos. O que torna o efetivo com idade avançada e próxima da aposentadoria.

“Estávamos vivendo uma situação de abandono. O último concurso foi realizado há 20 anos, a média de idade nos nossos guardas é de 55”, disse Prado em entrevista ao site ‘Na Mira da Notícia’.

O secretário disse que o objetivo de sua gestão é ajustar o orçamento para realizar o novo concurso Guarda de Maceió AL. Em contato com Folha Dirigida nesta quinta-feira, 4, a SEMSC confirmou a intenção do novo processo seletivo.

Conforme informado pela secretaria, serão realizados procedimentos internos para o edital. Ainda não há uma data fechada para publicação do documento com as regras do concurso.

No dia 14 de janeiro, o secretário fez uma visita ao prédio da Guarda Municipal. Na ocasião, ele se apresentou aos servidores da casa dentre guardas, subinspetores e inspetores e avaliou a estrutura atual e suas necessidades.

Após mais de 20 anos, Guarda Municipal de Maceió AL pode ter novo concurso
Após mais de 20 anos, Guarda Municipal de Maceió AL pode ter
novo concurso (Foto: Prefeitura de Maceió)

Para que o novo concurso seja realizado, é preciso de um estudo para reformulação do plano de cargos e salários .

“É de suma importância para que seja alcançado o tão almejado concurso publico, aumentando assim o efetivo da Guarda e para que possamos fazer uma entrega ainda maior à população”, disse Thiago Prado.

De acordo com o último edital do concurso, para se candidatar a guarda municipal é preciso de ensino fundamental completo, conhecimento específico ou experiência mínima de seis meses.

Tais requisitos podem mudar a partir do plano de cargos e salários que será elaborado. A remuneração inicial dos guardas não foi informada.

Inicie sua preparação para o concurso Guarda de Maceió AL

Com a possibilidade de novo concurso para Guarda de Maceió AL, a recomendação é iniciar os estudos. Isso porque a preparação antecipada aumenta as chances de aprovação.

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a aprovação. 

Conheça os cursos e comece já seus estudos!

Resumo concurso Guarda de Maceió AL

  • Órgão: Prefeitura de Maceió
  • Cargo: guarda municipal
  • Vagas: não reveladas
  • Requisito: nível fundamental (a confirmar com o plano de cargos e salários)

Concurso Guarda de Maceió AL foi anunciado em 2017

A realização de um novo concurso para Guarda Municipal de Maceió chegou a ser anunciada em 2017, pelo então secretário da SEMSC, coronel Ivon Berto. De acordo com ele, um edital com 500 vagas seria publicado até o final do ano.

"Uma equipe da secretaria está elaborando um projeto para encaminhar ao poder Executivo, solicitando a realização de concurso público para a Guarda Municipal", disse, na época.

Além do concurso, o então secretário falou também sobre a intenção de criar um Plano de Cargos e Carreira para a categoria.

"Em breve, serão adquiridas algumas conquistas para a categoria, entre elas, o Plano de Cargos e Carreira, a implantação do serviço voluntário remunerado e a verba de uniforme", destacou.

Ainda em 2017, a Secretaria de Comunicação de Maceió desmentiu a fala do secretário sobre a realização do concurso. Segundo a pasta, não houve qualquer planejamento para publicação do edital.

"Não procede a informação de planejamento para concurso público destinado à Guarda Municipal de Maceió. O município também não possui dados sobre as demandas de cargos deste órgão", informou a secretaria em nota.

Desde então, não foram informadas mais notícias sobre a recomposição do efetivo da Guarda de Maceió AL.

Quer receber novidades sobre concursos?
Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!
Newsletter
Carregando...