Após alguns meses sem novidades, o concurso Guarda de Vila Velha ES deve avançar nas próximas semanas.
O prefeito da cidade, Arnaldinho Borgo, deu aval para o aumento do efetivo e para a contratação da banca organizadora.
A informação foi confirmada pela própria Administração de Vila Velha e o anúncio do prefeito aconteceu durante uma solenidade que marcou a comemoração dos 487 anos da cidade.
"O prefeito autorizou o envio do projeto de lei para a Câmara Municipal aumentando o número do efetivo da Guarda, podendo chegar a mais 120 (60 +60), além da contratação da empresa que fará o edital para o concurso público. O concurso irá oferecer 60 vagas para chamamento imediato e 60 para cadastro de reserva. As demais informações estarão disponíveis quando publicado o edital", disse.
Vale lembrar que as 120 vagas por meio de um novo concurso para a Guarda de Vila Velha estão anunciadas desde o final de 2021.
De acordo com o prefeito, a previsão era enviar o projeto de lei de criação de mais vagas e aumento do efetivo em janeiro. Mas, o processo deve ser estagnado e somente agora foi autorizado o envio para a Câmara.
"Agora em janeiro, enviaremos para a Câmara Municipal o projeto de lei em que a gente vai abrir 60 novas vagas e vai chamar mais 60, ou seja, 120 vagas de concurso público, que será aberto na cidade de Vila Velha”, disse o prefeito.
Como informado, o intuito é prover 60 de caráter imediato e 60 em cadastro de reserva, ou seja, para chamamento durante todo o prazo de validade do concurso. O edital de abertura ainda não tem data prevista para ser lançado.
Recentemente, o prefeito fez um convite para os candidatos e disse pelas redes sociais:
"Pode ir abrindo o livro pra estudar, apontando o lápis e comprando uma borracha nova. Vai treinando também as flexões, barras e dando aquelas corridas. Porque ano que vem vai ter concurso para agentes."
Em novembro, um passo importante foi dado rumo ao edital da Guarda de Vila Velha ES: a comissão organizadora foi instituída. O grupo foi montado para acompanhar e fiscalizar os estudos, planejamento e execução do concurso.
Segundo a portaria, a comissão é composta por representantes da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SEMDEST) e da Secretaria Municipal de Administração (Semad).
Além disso, o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito será o presidente da comissão e a indicação dos membros será mediante ato interno.
O último concurso Guarda de Vila Velha ES teve edital divulgado em 2014, quando ofertou 100 vagas mais cadastro de reserva. Mas, o que foi preciso para participar?
A carreira exige o nível médio. Na época, o salário foi de R$1.188 com adicional de 30% por periculosidade, além de escala extra para quem cumprisse 40 horas semanais.
A expectativa é de que o próximo concurso tenha a mesma estrutura do anterior, que contou com as seguintes etapas:
Na prova objetiva, foram cobradas 50 questões, versando por conteúdos de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.