Concurso Guarda de Vila Velha ES: prefeito autoriza escolha da banca
Prefeito de Vila Velha ES autoriza aumento do efetivo para a Guarda Municipal ter novo concurso e dá aval para a contratação da banca. Veja!
25/05/2022 10:14 | Atualizado: 25/05/2022 18:29
25/05/2022 10:14 | Atualizado: 25/05/2022 18:29

Após alguns meses sem novidades, o concurso Guarda de Vila Velha ES deve avançar nas próximas semanas.

O prefeito da cidade, Arnaldinho Borgo, deu aval para o aumento do efetivo e para a contratação da banca organizadora.

A informação foi confirmada pela própria Administração de Vila Velha e o anúncio do prefeito aconteceu durante uma solenidade que marcou a comemoração dos 487 anos da cidade.

"O prefeito autorizou o envio do projeto de lei para a Câmara Municipal aumentando o número do efetivo da Guarda, podendo chegar a mais 120 (60 +60), além da contratação da empresa que fará o edital para o concurso público. O concurso irá oferecer 60 vagas para chamamento imediato e 60 para cadastro de reserva. As demais informações estarão disponíveis quando publicado o edital", disse.

Vale lembrar que as 120 vagas por meio de um novo concurso para a Guarda de Vila Velha estão anunciadas desde o final de 2021.

De acordo com o prefeito, a previsão era enviar o projeto de lei de criação de mais vagas e aumento do efetivo em janeiro. Mas, o processo deve ser estagnado e somente agora foi autorizado o envio para a Câmara.

"Agora em janeiro, enviaremos para a Câmara Municipal o projeto de lei em que a gente vai abrir 60 novas vagas e vai chamar mais 60, ou seja, 120 vagas de concurso público, que será aberto na cidade de Vila Velha”, disse o prefeito.

Como informado, o intuito é prover 60 de caráter imediato e 60 em cadastro de reserva, ou seja, para chamamento durante todo o prazo de validade do concurso. O edital de abertura ainda não tem data prevista para ser lançado.

Guardas da cidade de Vila Velha ES
Guarda de Vila Velha ES tem novo concurso previsto com 120 vagas
(Foto: Divulgação)

Recentemente, o prefeito fez um convite para os candidatos e disse pelas redes sociais:

"Pode ir abrindo o livro pra estudar, apontando o lápis e comprando uma borracha nova. Vai treinando também as flexões, barras e dando aquelas corridas. Porque ano que vem vai ter concurso para agentes."

Novo concurso de Vila Velha ES tem comissão formada

Em novembro, um passo importante foi dado rumo ao edital da Guarda de Vila Velha ES: a comissão organizadora foi instituída. O grupo foi montado para acompanhar e fiscalizar os estudos, planejamento e execução do concurso.

Segundo a portaria, a comissão é composta por representantes da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SEMDEST) e da Secretaria Municipal de Administração (Semad).

Além disso, o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito será o presidente da comissão e a indicação dos membros será mediante ato interno.

Sobre o último concurso da Guarda de Vila Velha ES

O último concurso Guarda de Vila Velha ES teve edital divulgado em 2014, quando ofertou 100 vagas mais cadastro de reserva. Mas, o que foi preciso para participar?

A carreira exige o nível médio. Na época, o salário foi de R$1.188 com adicional de 30% por periculosidade, além de escala extra para quem cumprisse 40 horas semanais.

A expectativa é de que o próximo concurso tenha a mesma estrutura do anterior, que contou com as seguintes etapas:

  • Prova objetiva;
  • Teste de aptidão física (TAF);
  • Avaliação psicológica;
  • Investigação de idoneidade moral; e
  • Curso de formação.

Na prova objetiva, foram cobradas 50 questões, versando por conteúdos de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.

Quer receber novidades sobre concursos?
Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!
Newsletter
Receba notícias recomendadas para você!
É só se cadastrar e seguir concursos de seu interesse para receber notícias exclusivas direto na sua página inicial.
icon