Governador confirma concurso Funsaúde CE. Edital em breve
Governador Camilo Santana regulamento funcionamento da nova fundação e anuncia concurso Funsaúde CE.
24/07/2020 10:54 | Atualizado: 24/07/2020 11:44Por: Tamires Silva
24/07/2020 10:54 | Atualizado: 24/07/2020 11:44 - Por: Tamires Silva

O governador Camilo Santana confirmou a realização do concurso Funsaúde CE. De acordo com ele, a seleção será anunciada em breve, para a composição do quadro da nova Fundação de Saúde do Ceará.

"Profissionais serão selecionados publicamente para cumprir a sua missão nos hospitais, nas policlínicas, em toda a estrutura de saúde pública do Ceará. Estamos dando passos importantes e esse momento de pandemia mostrou muitas cicatrizes de desigualdades no país. Vivemos num país que é um dos mais desiguais do planeta. Essa pandemia mostrou essa realidade, assim como mostrou a importância do Sistema Único de Saúde. Mais de 80% da população cearense utilizam o SUS.”

A declaração foi dada na manhã desta sexta-feira, 24, na solenidade em que foi assinado o decreto que regulamenta o funcionamento da instituição, criada em março deste ano. Também estavam presentes o secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto) e o procurador-geral de Justiça do Estado, Manuel Pinheiro.

O novo concurso Funsaúde CE ainda não teve número de vagas e cargos confirmados. A expectativa é que as oportunidades sejam distribuídas em várias áreas do estado, conforme as unidades regionais da Fundação de vão funcionar de forma descentralizada. 

► FD NOTÍCIAS: tenha acesso ilimitado ao acompanhamento de concursos

Concurso Funsaúde CE é aguardado desde março

Fundação Regional de Saúde do Ceará foi criada em março deste ano, quando o Governador Camilo Santana sancionou a Lei nº 17.186/2020, que dispõe sobre um novo gerenciamento de serviços de saúde assistenciais do Ceará. 

A instituição vai atuar apoiando os municípios na execução dos seus serviços de saúde, com o objetivo de regionalizar esses atendimentos. Por isso, quando o concurso Funsaúde for aberto, as vagas deverão ser distribuídas várias áreas do estado, conforme as unidades regionais. 

"O Ceará foi dividido em cinco macrorregiões de saúde, então cada uma, até o final do nosso governo terá pelo menos um hospital de alta complexidade funcionando."

Mas antes disso o quadro de pessoal precisará ser aprovado por um Conselho Curador, observando o limite imposto pela Secretaria da Saúde (Sesa CE), a quem a fundação será subordinada. Os empregados estarão sujeitos ao regime jurídico da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). 

Depois, o Conselho Superior em conjunto com a Sesa CE deverão instituir a estrutura do quadro de funcionários e dar partida aos trâmites para publicar o edital do concurso.

Regulamentação Funsaúde CE
Governador e secretário de Saúde regulamentam a Funsaúde CE
(Foto: José Wagner/ Ascom Sesa CE)

O Ceará vai transferir gradualmente seus serviços assistenciais para a entidade descentralizada Funsaúde, que terá a finalidade de apoiar as regiões de saúde e gerir os serviços assistenciais. 

Com isso, o Estado espera passar a ter melhores condições de exercer seu papel de coordenador do SUS estadual e distribuir melhor as competências entre a administração direta e a indireta.

Concurso Sesa CE para 7 mil vagas também é previsto

Em dezembro do ano passado a Assessoria de Imprensa da Sesa CE confirmou à FOLHA DIRIGIDA que deve abrir um novo concurso com cerca de 7 mil vagas. A previsão transmitida na época era que a seleção seria realizada ainda este ano. Não se sabe, contudo, se com a pandemia os trâmites foram atrasados e se a previsão se mantém.

Os cargos e áreas que serão contemplados não foram informados. Em entrevista concedida na época ao jornal O Povo, o secretário de Saúde chegou a dizer que o edital poderia sair no primeiro semestre deste ano. O governador também chegou a anunciar, no final de 2018, um novo concurso para área da Saúde. 

O último concurso para a Pasta foi realizado em 2016 com oferta de 2.937 vagas. Dessas, 1.851 eram para nível médio e 1.086 para nível superior.

Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, com caráter eliminatório e classificatório, compostas de 50 a 60 questões. Os de nível superior também passaram por prova de títulos, somente classificatória.

Quer receber novidades sobre concursos?
Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!
Newsletter
Carregando...