12/05/2020 10:00 | Atualizado: 12/05/2020 14:59
A Fundação Nacional do Índio confirmou que o pedido para o concurso Funai 2021 já foi encaminhado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), órgão ao qual é vinculada. Se autorizado, o edital poderá ser publicado no primeiro semestre do ano que vem.
Segundo informações transmitidas à FOLHA DIRIGIDA nesta terça-feira, 12, foi solicitado o aval para provimento de 826 vagas nos níveis médio e superior. Após análise do MJSP, o pedido será encaminhado para autorização do Ministério da Economia.
Saiba mais sobre o concurso Funai:
De acordo com a Assessoria de Comunicação da Funai, o pedido encaminhado ao MJSP é para o preenchimento de 826 vagas. As oportunidades abrangem carreiras de níveis médio e superior, conforme listado abaixo.
As lotações previstas estão distribuídas entre as unidades descentralizadas em todo o Brasil; além do Museu do Índio, no Rio de Janeiro; nas Frentes de Proteção Etnoambiental; e na sede da fundação, no Distrito Federal.
Para o nível médio, as vagas solicitadas são para o cargo de agente em indigenismo. A remuneração inicial, segundo dados de junho de 2019, é de R$5.349,07 mensais.
Já para o nível superior as vagas solicitadas são nos seguintes cargos:
Para essas carreiras, segundo dados de junho de 2019, o ganho mensal é de R$6.420,87. A Funai não divulgou a distribuição das vagas entre os cargos.
A Funai protocolou o pedido para o novo concurso no dia 29 de abril, junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), órgão ao qual é vinculada. De lá, o requerimento deve ser encaminhado ao Ministério da Economia.
É a Economia que fica responsável por autorizar todos os concursos da esfera federal. E o prazo máximo para todos os pedidos chegarem na Pasta termina no próximo dia 31 de maio.
+ Concursos federais 2021: confira as vagas previstas em novos pedidos
De acordo com a Funai, se o pedido de autorização for acatado, o concurso tem previsão de acontecer no primeiro semestre de 2021.
“O órgão apresenta déficit de servidores e atualmente trabalha com menos da metade do seu quadro efetivo de pessoal. O pedido continua sob análise do MJSP.”
Ainda de acordo com o órgão, a solicitação foi embasada em Informação Técnica elaborada por um grupo de trabalho da Diretoria de Administração e Gestão.
O último concurso Funai foi realizado em 2016. Na época, a oferta inicial foi de 220 vagas, mas segundo informações do órgão, foram convocados todos os aprovados e mais 50% dos classificados excedentes.
As oportunidades eram todas de nível superior, em cargos de contador, engenheiro agrônomo, engenheiro (agrimensor e civil) e indigenista especializado. A seleção já teve prazo de validade expirado. Veja o edital:
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetiva e discursiva. As disciplinas cobradas abrangiam Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.
A parte específica variava de acordo com a vaga concorrida. Já os conhecimentos gerais englobavam:
Quer receber novidades sobre concursos?
Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!
Carregando...