Concurso Aeronáutica 2020: Epcar suspende seleção temporariamente

A Força Aérea Brasileira decidiu suspender o concurso Epcar para evitar a disseminação do novo Coronavírus.

07/04/2020 12:37 | Atualizado: 07/04/2020 16:06

07/04/2020 12:37 | Atualizado: 07/04/2020 16:06

A Força Aérea Brasileira (FAB) suspendeu temporariamente o concurso Epcar 2020, bem como os outros exames de admissão e processos seletivos. A informação foi comunicada por meio do site da FAB. 

De acordo com a publicação, a decisão foi tomada em decorrência da necessidade de reforçar os cuidados preventivos e diminuir os riscos de contágio, estabelecendo as medidas para enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19).

A orientação é de que os candidatos continuem acompanhando o site da Aeronáutica e também a página da Escola Preparatória de Cadetes do Ar para permanecerem atualizados sobre o concurso. Isso porque é tendência é de que um novo cronograma seja divulgado, assim que possível. 
 

Concurso Epcar 2020 é suspendo temporariamente
(Foto: Divulgação)


Concurso Epcar: fim das inscrições seria dia 21 de abril

Com o edital de abertura publicado em março, as inscrições para o concurso Epcar seriam encerradas no dia 21 de abril. A seleção oferta de 180 vagas para o Curso Preparatório de cadetes do ar do ano de 2021 - EA CPCAR.

A seleção da Epcar tem formação equivalente ao ensino médio regular do Sistema Nacional de Ensino, com duração de três anos.

Podem participar do concurso jovens de ambos os sexos, com idade entre 14 e 19 anos. É necessário ter o ensino fundamental. Do total das vagas, são oferecidas 160 para candidatos do sexo masculino e 20 para candidatas do sexo feminino.
 


Realizado anualmente, o concurso visa selecionar alunos para o próximo ano letivo (ou seja, 2021). A idade exigida (mínima e máxima) deve ser até 31 de dezembro do ano da matrícula.

A grade curricular do concurso Epcar é composta por disciplinas previstas nos cursos de ensino médio do Brasil, além de Arte, Psicologia, Desenho e Informática. A escola está situada na cidade de Barbacena, em Minas Gerais.
 

Concurso Epcar será composto por diversas etapas

Quando for retomado, todos os inscritos no concurso da Escola Preparatória de Cadetes do Ar serão avaliados por meio de diversas etapas de seleção, podendo ter caráter eliminatório e/ou classificatório. No total, serão seis etapas.

A primeira será composta pelo exame intelectual, ou provas escritas, sendo uma objetiva e uma redação. Na primeira, serão cobradas questões de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, além de uma Redação.

 Coronavírus no Brasil: como estudar mais para concursos?

As avaliações estavam agendadas para acontecer em 5 de julho, no turno da manhã. 

As demais fases do exame de admissão consistem em: 

  • Inspeção de Saúde (INSPSAU);
  • Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
  • Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);
  • Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC); e
  • Validação Documental.


Durante a realização do curso, o aluno estará sujeito ao regime escolar da EPCAR e recebe uma remuneração conforme a fixada em lei, de acordo com a sua graduação (valor este que era de R$1.044, em 2019).

Ao Aluno da EPCAR também são assegurados alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária.

Os exames da Epcar poderão acontecer em uma das seguintes cidades onde estão as Organizações Militares de Apoio:

⇒ Belém/PA
⇒ Recife/PE
⇒ Natal/RN
⇒ Salvador/BA
⇒ Rio de Janeiro/RJ
⇒ Belo Horizonte/MG
⇒ Barbacena/MG
⇒ São Paulo/SP
⇒ São Paulo / SP
⇒ Pirassununga/SP
⇒ Campo Grande/MS
⇒ Curitiba/PR
⇒ Porto Alegre/RS 
⇒ Brasília/DF
⇒ Manaus/AM
⇒ Boa Vista/RR 
⇒ Porto Velho/RO

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Sobre o concurso

Inscrições Encerradas

Aeronáutica - Epcar - 2021

Nacional
Não informado
Fund...
180 vagas

Carregando...