Concurso Aeronáutica CFS: resultado final e homologação são divulgados

Foram publicados o resultado final e a homologação para o concurso que oferece 227 vagas.

24/01/2020 00:47 | Atualizado: 24/01/2020 06:07

24/01/2020 00:47 | Atualizado: 24/01/2020 06:07

O Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS-B) divulgou o resultado final e homologação do  concurso CFS que oferece 227 vagas. A exigência para ser apto aos cargos é apenas nível médio. As oportunidades são para candidatos de ambos os sexos, distribuídas entre diferentes áreas. 

Os aprovados em todas as etapas de seleção irão iniciar o curso de formação. Confira o documento divulgado no Diário Oficial da União desta sexta-feira:

O Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica

O Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS) é ministrado sob regime de internato militar, na Escola de Especialistas da Aeronáutica, em Guaratinguetá-SP. A duração é de aproximadamente dois anos e abrange instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado.

→ Campo Geral
Todos os selecionados deverão passar pela instrução ministrada no Campo Geral, que reúne os conhecimentos básicos necessários à habilitação dos alunos nos seus diferentes níveis. Esta instrução é ministrada de maneira gradual e contínua, com objetivo de nivelar os conhecimentos de alunos de diferentes origens e formações.

Além disso, visa aumentar a capacidade de assimilação dos conhecimentos técnico-especializados próprios do CFS.

Aeronáutica
Concurso CFS seleciona 227 candidatos
(Foto: Divulgação)

 

→ Campo Militar


A instrução ministrada no Campo Militar busca transmitir e reforçar os princípios básicos da vida militar, referentes à futura graduação, bem como desenvolver elevado interesse pela carreira na Força Aérea.

Nesta área, o objetivo é, através de instrução, reforçar os princípios que são base da instituição (Hierarquia e Disciplina), como também, os fundamentos de ética e da estrutura organizacional do Comando da Aeronáutica de modo que, ao término do curso, o futuro sargento tenha os atributos e competências que o qualificarão a ser um integrante do Corpo de Graduados da Aeronáutica.

→ Campo Técnico-Especializado
Esta etapa constitui-se na fase da formação em que o aluno é preparado para obter um desempenho profissional dentro dos padrões estabelecidos pela Aeronáutica. Nela, o aluno terá conhecimentos teóricos e práticos, de tal forma que, ao longo dos quatro semestres letivos, torne-se capaz de atingir um nível de proficiência eficaz e compatível à especialidade.

A formação é realizado durante, aproximadamente, 40 dias corridos, em regime de internato, contados a partir da data do início do curso. Ministrada exclusivamente de forma coletiva, esta formação faz parte do estágio probatório para adaptação à vida no quartel, estando inserido na instrução do Campo Militar.

Este período é fundamental e indispensável à adaptação do aluno, não podendo deixar de ser cumprido, sob pena de reprovação e exclusão do curso. 

Durante os treinamentos nos Campos Militar e Técnico-Especializado, os alunos realizarão provas teóricas e práticas, com a conclusão do curso condicionada à sua aprovação. Os alunos que concluírem o curso estarão em condições de compor o Quadro de Suboficiais e Sargentos da Aeronáutica (QSS), do Corpo do Pessoal Graduado da Aeronáutica (CPGAER).

A formação nas especialidades do CFS é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como curso técnico, de nível médio, constando no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

→ Situação durante e após CFS

Ao iniciar o curso de formação de sargentos, o candidato passa a condição de aluno (praça especial), e já é considerado um militar da ativa. Depois do período de formação e se aprovados, os alunos serão providos ao cargo de terceiro-sargento.

 

Newsletter

Newsletter

Quer receber novidades sobre concursos?

Quer receber diretamente no seu e-mail as principais notícias dos concursos da sua região?

E de quebra dicas para seus estudo? Cadastre-se gratuitamente na newsletter FD para ter tudo isso!

Sobre o concurso

Inscrições Encerradas

Concurso Aeronáutica CFS 2018 - 227 vagas

Nacional
Não informado
Fund...
Não informado

Preparação