Por que as provas do concurso ESA foram antecipadas?

Concurso ESA 2018 antecipa a prova em dois meses. Confira dicas para essa antecipação e de estudos.

13/04/2018 14:21 | Atualizado: 26/04/2018 15:12

13/04/2018 14:21 | Atualizado: 26/04/2018 15:12
As provas do concurso da Escola de Sargento das Armas foram antecipadas este ano. De acordo com o professor Fábio Neposiano, do curso Progressão Autêntico, isso ocorreu pois a carga horária da formação aumentou e, com isso, os alunos precisam ingressar antes. 
 
Os candidatos aprovados em todas as fases davam entrada no curso de formação em abril do ano seguinte ao concurso. Agora, com a mudança implementada pelo Ministério do Exército, que envolve o nível do aluno após o curso de formação (o aluno após formado recebe o diploma de conclusão em curso superior tecnólogo na sua especialidade), os mesmos são obrigados a ficarem dois anos no curso para concluírem a carga horária prevista, o que não acontecia até o ano passado.
 
Com a mudança, o exame foi antecipado em dois meses e está marcado para o dia 29 de julho. Em 2017 as provas aconteceram em 24 de setembro. 
 
Concurso ESA 2018
Concurso ESA 2018 antecipa provas em dois meses
(Foto: Divulgação)

Como mudança pode afetar os candidatos do ESA

Como o concurso ESA é anual, o professor explica que a preparação  tem que ser feita dentro de um cronograma de estudo. Se o candidato sabe que no prazo de 12 meses irá realizar a prova, os estudos precisam começar imediatamente. "A concorrência é grande e, devido a quantidade de matérias, exige muita dedicação", opina.
 
 
Para ele, o aluno que começou antes não teve problemas. O professor diz que, se o aluno acompanhou os principais fóruns de estudo, leu por diversas vezes que essa antecipação era uma das apostas dos candidatos, devido a três fatores: 
 
Imagem relacionada A data da prova correspondente a do ano passado, cairia este ano no mês das eleições; 
Imagem relacionada O momento exclusivo do Rio de Janeiro em termos de Segurança Pública (intervenção federal) com isso, grande parte do efetivo do Exército está sendo empregada; 
Imagem relacionada O principal de todos: o reconhecimento por parte do Ministério do Exército na capacitação do seu aluno em curso superior de tecnólogo. 
Está estudando para o ESA? Confira essas dicas!

Dicas para estudar todo o conteúdo do ESA nesse tempo 

A preparação antecipada sempre será a grande dica para quem quer passar em um concurso, é o que afirma Fábio Neposiano. Ele explica que no caso da antecipação, o aluno deve olhar as provas anteriores, pois elas indicam uma tendência em relação a alguns assuntos nas diversas matérias. Segundo o professor, outra dica importante é participar de simulados.

Confira prova anterior do ESA

baixe a prova

Inscrições para o ESA continuam abertas

Os interessados em participar do concurso ESA podem se inscrever até o dia 27 de abril, pelo   site da ESA  e, posteriormente, efetuar o pagamento da taxa no valor de R$95. Estão disponíveis 1.100 vagas, sendo a distribuição da seguinte maneira: 
 
• 910 para os candidatos do sexo masculino (área Geral/Aviação);
• 100 para as candidatas do sexo feminino (área Geral/Aviação); 
• 60 para os candidatos da área de Saúde;
• 40 para área música.
 
Os requisitos para concorrer são o ensino médio completo ou com previsão de conclusão até o fim do curso de formação do ESA. Além disso, os candidatos devem ter entre 17 e 24 anos para as áreas Geral e Aviação, e idade entre 17 e 26 anos para as áreas de Música e Saúde. 

Processo seletivo

O processo seletivo é feito em duas etapas. Na primeira, todos os candidatos devem passar por prova, de caráter eliminatório e classificatório. O exame está marcado para o dia 29 de julho, das 13h às 17h, e será composto por:

 

Imagem relacionada 1ª parte – Matemática (12 questões objetivas área 1 e 8 questões objetivas área 2 e 3);
Imagem relacionada 2ª parte – Português (12 questões objetivas área 1 e 8 questões objetivas área 2 e 3);
Imagem relacionada 3ª parte – História e Geografia do Brasil (12 questões objetivas área 1, sendo 6 de cada disciplina, e 8 questões objetivas área 2 e 3, sendo 4 de cada disciplina);
Imagem relacionada 4ª parte – Teoria Musical (12 questões objetivas), somente para os candidatos da Área Música, ou de Conhecimentos Específicos de Enfermagem (12 questões objetivas), somente para os candidatos da Área Saúde; 
Imagem relacionada 5ª parte – Português (1 questão discursiva – redação). 

Estude para o concurso ESA

Quer visualizar agora esse conteúdo?

Então não perca tempo e cadastre-se agora! Você terá acesso a conteúdos exclusivos para cadastrados.

OU

Já possui uma conta?

Quer visualizar agora esse conteúdo?

Então não perca tempo e faça já a sua assinatura! Com ela você terá acesso a conteúdos exclusivos para assinantes sem anúncios. Planos a partir de R$3,99 por mês!

OU

Já possui uma conta?

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...