Concurso ESA 2018: professor dá dicas de estudo para Matemática

O concurso ESA tem provas marcadas para julho, que cobrarão Matemática. Confira dicas para o ensino da disciplina com professor do curso Progressão.

13/04/2018 06:06

13/04/2018 06:06
Concurso ESA 2018
Concurso ESA 2018 aplicará provas em julho
(Foto: Divulgação)
O concurso para a Escola de Sargento das Armas do Exército (ESA) é um dos mais concorridos da área militar e, por isso, exige grande dedicação dos candidatos.
 
Para auxiliar na preparação, a FOLHA DIRIGIDA conversou com o professor Fábio Neposiano, do Curso Progressão Autêntico, que deu dicas de estudos para área de Matemática. 
 
De acordo com o especialista, o nível da prova do ESA de Matemática é intermediário. "Falando como professor da disciplina e analisando as provas anteriores, nos últimos três concursos, caíram quatro questões em cada um deles que foram consideradas muito fáceis, mas que ao mesmo tempo exigiam do aluno o domínio de todo conteúdo para ter essa vivacidade", diz.
 
O professor menciona que o candidato também encontrou seis questões mais elaboradas, com grau de dificuldade maior. E, no final, tiveram duas questões que foram colocadas para provar realmente que ele estudou e que domina a matéria de Matemática como um todo. 
 
"A maior dificuldade está na quantidade de matérias, principalmente para o aluno que não teve a Matemática toda em seu conteúdo a nível de segundo grau, que, infelizmente, é uma das características no nosso ensino", opina.
 

Dicas para estudar e fixar bem o conteúdo

A repetição das questões sempre será o melhor método para a aprendizagem da Matemática, é o que afirma o professor Fábio Neposiano. Ele explica que cada tema tem que ser "praticado até a sua exaustão, precisa ser dominado e devorado" pelo aluno, principalmente aqueles que caem com maior frequência. Sem treino não tem como evoluir dentro da Matemática.
 
"Os fundamentos foram feitos para serem dominados e isso faz parte do processo seletivo imposto para a prova. Como dizem nossos amigos professores de Educação Física: 'No pain no gain'. A dor não se resume somente ao esforço físico, ela também está ligada a capacidade de concentração e determinação aos estudos!", diz.

Conteúdos mais cobrados no concurso ESA

A pedido da FOLHA DIRIGIDA, o professor lista as questões que caem rotineiramente no concurso ESA:
 

Quer visualizar agora esse conteúdo?

Então não perca tempo e cadastre-se agora! Você terá acesso a conteúdos exclusivos para cadastrados.

OU

Já possui uma conta?

Quer visualizar agora esse conteúdo?

Então não perca tempo e faça já a sua assinatura! Com ela você terá acesso a conteúdos exclusivos para assinantes sem anúncios. Planos a partir de R$3,99 por mês!

OU

Já possui uma conta?

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...