Você sabe como escolher seu concurso? Aprenda os 7 passos!

Há etapas que todo candidato precisa cumprir antes de mergulhar nos estudos. Reunimos aqui sete passos para você escolher o seu concurso.

12/01/2017 11:19 | Atualizado: 24/06/2020 18:36

12/01/2017 11:19 | Atualizado: 24/06/2020 18:36

Se você decidiu seguir o projeto concurso público, há etapas que precisa cumprir antes de mergulhar nos estudos. Por isso, reunimos aqui sete passos para você escolher seu concurso público.

Antes de tomar sua decisão, é recomendado considerar os seguintes fatores:   

  1. Bom ambiente de trabalho
  2. Rotina
  3. Atividades exercidas no cargo
  4. Plano de carreira
  5. Remuneração e benefícios
  6. Local de exercício do cargo
  7. Características do concurso

+ Quer passar em concursos públicos? Saiba como!

Mas, antes, temos uma dica: Se você não sabe em qual área de concurso focar, resolva esse teste e descubra!

Embora não pareça, não é tão fácil optar por um concurso. Você saberia escolher o melhor ou se candidata a qualquer boa oportunidade que aparece? Se a segunda opção tem mais a ver com você, pode estar aí o motivo de ainda não ter conseguido a sua vaga.

Acesse mais conteúdos para sua preparação:

♦ Concurso: como estudar por questões
♦ Você sabe como escolher seu concurso? Aprenda os 7 passos!
♦  Concurso: como estudar com amigos? Veja 5 vantagens!
♦ Como fazer revisão para concurso público? Veja 7 dicas práticas
♦ Como estudar para concurso? 11 dúvidas respondidas de uma vez
♦  Concurso: como estudar com amigos? Veja 5 vantagens!

Especialista fala da importância de seguir o passo a passo

Tradicionalmente, o bom salário e o número expressivo de vagas para uma função com escolaridade acessível costumam ser os primeiros itens observados pelo candidato.

Mas para a surpresa da maioria, o que aparece em primeiro lugar como item que deve ser avaliado é o bom ambiente de trabalho, seguido da rotina e atividades exercidas. 

Especialista em concursos, sobretudo no planejamento de estudos na área, Marcus Silva, que já foi aprovado em várias seleções e hoje é auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCM-Rio), elaborou um passo a passo do que o concorrente precisa atentar em um concurso antes de fazer a inscrição e começar a estudar.

O especialista alerta para a importância de observar cada um dos detalhes:

"Sempre é melhor planejar tudo detalhadamente, seguindo passos já utilizados por quem trilhou o caminho várias vezes, cometendo erros e acertos. Aprender com a própria dor e erros pode não ser o melhor caminho, se você já possui boas informações e referências. Passar em um concurso público não é fácil. Todos sabem disso. Mas saber escolher um cargo público talvez seja tão importante e difícil quanto passar. A escolha não se baseia em variáveis exatas, mas alguns tópicos, como os mencionados, são importantes", destaca. 


Confira os 7 passos para escolher seu concurso

Agora chegou o momento de refletir e decidir qual será seu caminho. Leia com atenção os passos que você deve observar antes de escolher seu concurso público.

1 - Bom ambiente de trabalho


Acredite: saber se o órgão possui um bom ambiente de trabalho é mais importante que o aspecto financeiro. Um bom clima organizacional é um dos primeiros aspectos que o candidato deve saber. Não há dinheiro no mundo que compense trabalhar rotineiramente em um ambiente ruim.

2 - Rotina


Procure saber se a rotina de trabalho tem compatibilidade com as suas características. Se você não gosta de trabalhos externos, por exemplo, deve procurar saber se há possibilidade de atuar de outra forma. Saber a carga horária também é importante.

3 - Atividades exercidas no cargo


Você não vai querer ser pego de surpresa ao tomar posse e descobrir que terá que exercer funções administrativas (atividades-meio), quando pretendia exercer as atividades-fim, vai? Procure saber exatamente quais serão suas funções ao entrar em exercício.

4 - Plano de carreira


Ter informações sobre o plano de carreira é importante também. Muitos descobrem que chegarão ao topo em suas almejadas carreiras em um tempo que não esperavam. Isso pode ser frustrante.

5 - Remuneração e benefícios


Logicamente, nem tudo é dinheiro, mas ele é essencial. Talvez o cargo não seja o ideal e você pense em fazer outro concurso. Entretanto, a remuneração e os benefícios devem ser suficientes para sua realidade.

6 - Local de exercício do cargo


Procure saber onde você trabalhará quando passar. Saiba também sobre as possibilidades de remoção (quando são possíveis, tempo médio para que aconteçam, se há processo administrativo interno de remoção ou algo do gênero).

7 - Características do concurso


O último tópico dessa lista não poderia ser diferente. Afinal, chega o momento de realizar o planejamento de estudo para passar na prova. Avalie as características da banca, matérias do último concurso, tempo necessário de preparação. Escolha as melhores fontes de estudo.
 
E você, futuro servidor? Quais são as variáveis que observa em uma seleção antes de se candidatar?

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Sobre o concurso

Noticiário

Especial - Noticiário

Nacional
Não informado
Fund...
Não informado

Carregando...

Preparação