SMS divulga regras para a retomada dos concursos no Rio de Janeiro

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulga critérios para a retomada dos concursos no Rio de Janeiro, durante a pandemia de Coronavírus.

23/11/2020 12:25

23/11/2020 12:25

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS RJ) divulgou nesta segunda-feira, 23, no Diário Oficial do Município, as medidas preventivas específicas para o retorno das atividades de concursos no Rio de Janeiro.

Desde o início da pandemia de Coronavírus na cidade, a prefeitura adotou medidas como a suspensão dos concursos e o adiamento das etapas de avaliações.

Com as novas regras, seleções podem ocorrer na cidade, desde que sigam as medidas estabelecidades pela SMS RJ. No caso do descumprimento, será considerada infração de natureza sanitária, sujeitando o infrator, individual ou cumulativamente, às sanções previstas em Lei.

Para a retomada dos concursos no Rio de Janeiro, as bancas organizadoras devem realizar capacitação interna referente às medidas de prevenção à Covid-19, extensiva ao staff e a toda força de trabalho (administrativos, equipe de limpeza, seguranças, recepcionistas, entre outros).

Além disso, para a realização das etapas de seleção, tanto em concursos quanto em processos seletivos, será obrigatório o uso de máscaras por parte dos candidatos e toda a equipe de trabalho.

Outra medida também recomenda o aumento do tempo de entrada dos participantes e candidatos em geral, de forma a evitar a formação de aglomeração e cruzamento de fluxos.

As regras da SMS RJ também incluem:

  • o redimensionamento das salas e/ou ambientes de provas, de forma a se respeitar o distanciamento social mínimo estabelecido;
  • prioridade no uso de meios eletrônicos de reconhecimento do ou candidato e de sua inscrição;
  • sinalização e marcações no piso para direcionar o sentido do deslocamento das pessoas entre os espaços físicos das salas e ambientes de prova de forma a reforçar o distanciamento social mínimo;
  • manter, portas e janelas abertas, sempre que possível;
  • disponibilizar dispensadores de álcool gel 70% em todos os espaços físicos do estabelecimento, especialmente nas salas de aula, banheiros, refeitório e cantina; e
  • bebedouros de uso direto proibidos, devendo ser disponibilizados copos descartáveis.

Além disso, a SMS RJ determina que, se algum candidato ou colaborador apresentar sintomas gripais ou qualquer outro indicativo da Covid-19, a coordenação deve ser imediatamente informada para que sejam encaminhados à assistência médica.

Com as regras divulgadas, é possível que os concursos no Rio de Janeiro sejam retomados aos poucos, nos próximos meses.

SMS RJ divulga regras para a retomada dos concursos RJ (Foto: Divulgação)
SMS RJ divulga regras para a retomada dos
concursos Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

Concursos no Rio de Janeiro são retomados

Antes da divulgação das medidas preventivas da SMS RJ nesta segunda-feira, 23, o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro divulgou o seu novo cronograma para o concurso TCE RJ.

O processo é mais um indicativo de retomada das seleções no Rio de Janeiro. Ao todo, o Tribunal oferece 40 vagas efetivas para analista de nível superior.

concurso TCE RJ não só abriu um novo prazo para inscrições, mas definiu também que no dia 6 de fevereiro, no turno da tarde, será aplicado a etapa de provas objetivas. Já as provas discursivas serão realizadas no dia 7 de fevereiro, no turno da manhã.

Com a divulgação do novo cronograma para o concurso TCE RJ, Folha Dirigida questionou o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro sobre o retorno das atividades do concurso TJ RJ, que conta com 160 vagas para a área de Apoio.

No entanto, segundo a Assessoria de Imprensa do TJ Fluminense, ainda não há novidades sobre a retomada da seleção, que tem oportunidades para os níveis médio e superior.

“Ainda não há nenhuma novidade. Assim que houver, vamos divulgar” 

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

Outro indicativo de retomada das seleções no Estado do Rio são os concursos realizados em Niterói, na Região Metropolitana.

concurso FeSáude Niterói RJ, por exemplo, reabrirá inscrições em janeiro de 2021, durante os dias 4 e 13.

As provas objetivas também já têm datas definidas: 21 de fevereiro, para o nível superior e cargo de agente comunitário de saúde; e 7 de março para os níveis fundamental e médio (exceto agente comunitário). Ambas serão no turno da manhã.

Além disso, existe a expectativa que a Universidade Federal Fluminense e a Coseac/UFF, organizadora, divulguem o novo cronograma do concurso UFF ainda em 2020. A seleção também terá o prazo para inscrições reaberto.

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Sobre o concurso

Noticiário

Especial - Coronavírus

Nacional
Não informado
Fund...
Não informado

Carregando...