Podcasts ajudam na preparação para concursos públicos
Você já pensou em estudar para concursos em qualquer lugar? Isso facilitaria bastante a sua preparação? Foi para isso que a especialista em concursos Cláudia Jones, do site Questões de Concursos, criou o QC Cast, podcast que ajuda milhares de concurseiros a não perderem o foco, estudando no ônibus, caminhando, fazendo preparação física e até arrumando a casa.
14/06/2017 12:49 | Atualizado: 02/10/2017 02:30
14/06/2017 12:49 | Atualizado: 02/10/2017 02:30
Você já pensou em estudar para concursos em qualquer lugar? Isso facilitaria bastante a sua preparação? Foi para isso que o site QConcursos  criou o QC Cast , podcast que ajuda milhares de concurseiros a não perderem o foco, estudando no ônibus, caminhando, fazendo preparação física e até arrumando a casa.
 
Leia mais: 
 
Elencado pela Revista Exame entre os dez podcasts mais úteis para quem tem pouco tempo para estudar, o QC Cast transmite entrevistas temáticas, ditados e desafios, entre outras atrações. "O QC Cast procura trazer um pouco de conhecimento, além das entrevistas temáticas com diversos especialistas da área", completou Cláudia Jones, produtora do projeto e locutora do projeto que fala um pouco sobre o QC Cast.

Ouça abaixo o QC Cast sobre a Lei 8.112

Confira a seguir a entrevista com Cláudia Jones

FOLHA DIRIGIDA - Quando e por que surgiu a ideia de se fazer um podcast para concursos?
Cláudia Jones - Otimização dos estudos! Essa é a palavra chave! Foi em 2013 em conversa com meu gestor aqui no Qconcursos.com que tivemos esse 'insight' para ajudar otimizar os estudos dos concurseiros. Na verdade, há algum tempo, alguém da área de concursos havia dito que eu deveria aproveitar a minha experiência em rádio para fazer algo próximo para os estudantes. Na época, inclusive, meu projeto de TCC da faculdade de jornalismo foi um programa de radio sobre concursos. Com o apoio dos meus gestores no QC, só adaptamos à realidade: um podcast era a ferramenta ideal para os estudantes. Tive a honrosa missão de cuidar e produzir o QC Cast.
 
E essa é uma ferramenta que permite o concurseiro acessar a hora que ele quiser, no local que ele bem entender, correto?
O advento da internet e as mudanças que ela trouxe na forma de se comunicar com pessoas provocaram essa possibilidade maravilhosa de falar diretamente para esse público. As pessoas estudam mais online, elas estão mais tempo online. Isso ajuda e temos de nos adaptar a eles. E o Qconcusos.com, por ser totalmente online foi a plataforma ideal para executarmos esse projeto, afinal são quase 5 milhões de estudantes hoje em 2017.
 
É uma grande parceria! Um dia, eu ouvi de alguns alunos que estudavam no ônibus, metrô e outros meios de transporte, que adorariam estudar enquanto caminhassem na rua ou fizessem as suas atividades físicas. Aliás, concurseiro que é concurseiro quer aproveitar todos os momentos. Sem contar que tive um apoio muito grande dos meus gestores aqui no Qconcursos.com. Então, com todo esse incentivo de todos os lados aproveitei o momento e a facilidade que eu tinha para implantar o podcast voltado para concursos aqui no Qconcursos.com.
 
Quais são as vantagens trazidas aos concurseiros?
Um podcast é uma ferramenta que proporciona a facilidade de ouvir conteúdo de qualidade em qualquer lugar. Você não precisa parar o que está fazendo! O aluno pode estar num meio de transporte, caminhando pelas ruas, fazendo suas atividades físicas, arrumando casa, entre muitas outras atividades e, ao mesmo tempo, ouvindo informações relevantes. Esse é o benefício de ouvir!
 
O que você costuma abordar no QC Cast?
O QC Cast está se aperfeiçoando cada vez mais. Comecei com entrevistas temáticas, depois debates sobre temas relevantes para a comunidade concurseira, e, com a ajuda dos próprios estudantes fui aperfeiçoando o conteúdo do canal. Aliás, a parte mais importante em todo esse processo é que ouvimos muito o estudante. Ele é o termômetro para qualquer mudança no QC Cast. Eu falo diretamente com o estudante e apenas com ele, ele é muito importante para nós e precisa saber disso. Então, uso minha técnicas e conhecimento de rádio e tento fazer do QC Cast um verdadeiro canal de comunicação com nosso ouvinte. Peço sugestões sempre aos meus fiéis ouvintes
 
O QC Cast procura trazer um pouco de conhecimento por meio do áudio. Além, das entrevistas temáticas com diversos especialistas da área. E, ultimamente, descobrimos, que podemos ajudar nossos estudantes a realmente estudarem, não só ganharem dicas, mas sedimentarem o conhecimento de fato pelo QC cast. 
 
Um grande e relevante inovação que fizemos no QC Cast tem mais ou menos um ano e teve uma grande inspiração que não posso deixar de homenagear: uma vez, em sala de aula, num cursinho o qual trabalhei, vi o professor Márcio Coelho, de Língua Portuguesa, fazer uma coisa que foi o máximo para mim e me ajudou a descobrir como eu poderia melhorar com meus erros. Ele fez um ditado em sala de aula e quando corrigiu foi uma catástrofe, não só para mim, mas para grande parte dos alunos que estavam lá. Mas, nunca mais errei aquelas palavras. Isso foi bom pra mim,então pensei que seria bom pra quem estuda também.
 
Disso, tirei uma lição: treinamento é a melhor coisa para você errar e depois nunca mais cometer o mesmo erro. Dai, criei o Desafio de Ditado, no qual eu dito as palavras e depois eles conferem no arquivo as respostas. Isso foi teve um feedback maravilhoso. Não tive um estudante que não tivesse gostado! Tudo o que eles me pedem para fazer como tema eu faço.
 
E depois do Ditado, decidimos nos arriscar em outra coisa que foi  sucesso estrondoso: me lembrei quando minha mãe me 'tomava' a matéria da prova, ela fazia as perguntas e eu respondia e era uma forma maravilhosa de memorizar. O que eu fiz? A mesma coisa. Comecei a pegar temas que sei que são relevantes para eles e fiz a mesma coisa, criei os desafios direcionados para matérias específicas e que mais caem em provas. Comecei com a Lei da Licitação e depois dela todos os desafios foram sugeridos pelos estudantes.
 
Todo o QC Cast é gratuito?
Todo o QC Cast é gratuito. Todo mundo pode acessar e compartilhar, por favor!
 
Sua experiência de locutora ajuda bastante para fazer do QC Cast um tipo de programa de rádio, não é?
Com certeza, a minha experiência ajuda muito, mas o que me motiva mesmo é a paixão com que faço esse trabalho junto a pessoas tão especiais, tão guerreiras. Até porque experiência a gente vai ganhando dia a dia, de acordo com a interação que temos com as pessoas que tem acesso ao nosso trabalho. Quando recebemos os feedbacks dos estudantes dizendo que "puxa, como foi legal essa experiência", ou "Nossa, como tem me ajudado esse QC Cast", isso nos motiva mais ainda a criar novos formatos. Acho que o amor fala mais alto quando você exerce uma profissão que ama tanto porque flui naturalmente. E comunicar é um grande amor para mim.
 
Como você define os assuntos que serão abordados no QC Cast. Há ajuda de professores para formular as perguntas e as dicas aos candidatos?
Os professores sempre me ajudam quando eu não tenho afinidade com determinada matéria. Mas, na maioria das vezes, eu estudo determinado tema, pesquiso, e eu sempre baseio os questionário nas Leis e em questões de provas anteriores. Os temas sempre são definidos com consulta aos alunos. Se tenho uma ideia, lanço e peço o feedback. Se eles gostam, eu continuo e faço os ajustes de acordo com as dicas deles. Afinal, é para eles quem faço isso, então, tem de estar confortável para eles. O que eles querem, eu faço! 
 
Quando algum estudante tem alguma ideia que para ele seria muito bom, eu submeto à pesquisa com os demais estudantes para saber se o grau de satisfação atingiria a uma grande parte ou apenas à minoria, e então, aplico a mudança ou não. Mas, sempre com a participação deles. Além, de claro, submeter sempre aos meus gestores do QC, que sempre me apoiam.
 
A interação com o concurseiro é fundamental no seu trabalho...
Ah, isso é a a parte principal, sem interação não há possibilidade de comunicação. Eu falo e eles interagem pelas redes sociais e pelos próprio QC Cast. E o interessante é que eles me respondem mesmo. Como eles não podem falar, eles deixam suas mensagens na timeline do QC Cast ou de onde eu publicar e eu respondo a todos, de forma personalizada. Individualmente.
 
Antigamente, quando estava fazendo rádio, eu comunicava não existia muito meio de saber como o ouvinte estava reagindo. Atualmente, com as redes sociais, agora eu posso interagir com os ouvintes. E pelo QC Cast é a mesma coisa: eu falo aqui, eles escrevem ali e eu respondo. Ganhei novos amigos espalhados pelo Brasil. Todos são meus amigos, essa é a sensação. E sinto que eles estão na mesma sintonia que eu. São íntimos meus. (risos)
 
O podcast serve para qualquer tipo de disciplina ou somente aquelas mais teóricas?
Então, o QC Cast serve para tudo relacionado a concursos, como falei anteriormente. Os assuntos que forem relevantes para eles. 
 
Qual o retorno que vem recebendo dos concurseiros?
Não poderia ser melhor! Eles são tratados com carinho e de forma individualizada. Eu prezo muito pelo bom atendimento, pelo bom relacionamento e, principalmente, pelo relacionamento por meio das mídias digitais. É preciso estar atento às pessoas, cuidar do público ao qual você destina algum serviço. 
 
Eles querem falar, podem falar! Estamos todos empoderados pela internet e isso é muito bom. Como sou eu mesma que interajo com os alunos, é tudo muito transparente. Eles apontam os erros cometidos por mim, eu agradeço, corrijo e peço que sempre me ajudem a consertar para produzir o melhor QC Cast do mundo a cada episódio. É uma relação que virou amizade! Pela minha forma de comunicar, eu tenho certeza de que eles se sentem queridos e que falo diretamente para cada um deles.
 
Pretende implementar alguma novidade em breve?
Sempre! Inovação é algo que não pode faltar nas mídias digitais. A gente vê uma novidade ali e adapta pro QC Cast. Ah, e estamos aceitando sugestões. Pode deixar aqui na timeline dessa matéria o que você gostaria muito que criássemos para novos episódios!

Gostou do programa sobre a Lei 8.112? Conte-nos abaixo!

Quer receber novidades sobre concursos?
Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!
Newsletter
Carregando...