Saiba como fazer um plano de estudos para concurso policial

Com o Smart Planner, ferramenta gratuita da Folha Dirigida, você pode ter um plano de estudos personalizado para ​​​​​​​concursos policiais

16/10/2020 08:35 | Atualizado: 05/11/2020 13:59

16/10/2020 08:35 | Atualizado: 05/11/2020 13:59

O que as Polícias Civis do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Sergipe, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará e Amazonas têm em comum? Todas têm novos concursos públicos previstos!

Nesta quinta, 5, o concurso que chama atenção é o da Polícia Civil do Rio de Janeiro, que voltou a avançar. A nova autorização para 864 vagas foi publicada no Diário Oficial.

Você sabia que pode estudar para todos esses concursos com a mesma base de conteúdos? Isso é possível com o Smart Planner, ferramenta gratuita da Folha Dirigida que planeja a sua preparação até a posse.

O Smart Planner monta um plano de estudos personalizado para concurso policial, de acordo com a sua disponibilidade de horários. Se você tiver mais horas para estudar, a ferramenta distribuirá os conteúdos para essa carga.

+ Confira as notícias sobre concurso PC RJ
+ Confira as notícia sobre concurso PC RN 

Porém, se concilia a preparação com o trabalho e dispõe de menos horas para estudar, não tem problema. O Smart Planner se adapta a você e a sua rotina.

>> Quero me cadastrar no Smart Planner agora! <<

Uma das grandes queixas dos futuros servidores é a dificuldade de fazer um cronograma de estudos por disciplina e por horas disponíveis.

A ferramenta gratuita da Folha Dirigida faz todo esse processo de forma automatiza e em poucos minutos. Tudo para que você possa otimizar seu tempo e maximizar seu aprendizado.

Smart Planner faz um plano de estudos personalizado para concursos da área policial
Smart Planner faz um plano de estudos personalizado para
concursos da área policial (Foto: Divulgação)

Para quem busca aprovação em concurso policial, a ferramenta trabalha com um plano com base nos cargos de: agente, escrevente, escrivão, inspetor e investigador.

O Smart Planner distribui a grade de estudos para área policial pelas seguintes disciplinas:

  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • Estatuto dos Servidores Públicos Federais (Lei 8.112/90);
  • Direito Penal;
  • Leis Penais Especiais;
  • Processo Penal;
  • Raciocínio Lógico;
  • Informática;
  • Língua Portuguesa.

Vale destacar que essa é uma base comum a todos os cargos da carreira policial. Porém, se o edital do concurso já tiver sido publicado, a recomendação é estudar pelas especificidades que serão cobradas na prova.

+ Confira as notícias sobre o concurso PC SP
+ Confira as notícias sobre o concurso PC SE
+ Confira as notícias sobre o concurso PC MG

Smart Planner divide os conteúdos por tópicos

Mas afinal, como funciona o plano de estudos? O Smart Planner, de forma gratuita e automatizada, divide todo o conteúdo programático em tópicos a serem estudados por dia.

A distribuição do conteúdo é feita em blocos de: teoria, revisão e exercícios. Tudo planejado conforme a disponibilidade do usuário. Cada ciclo de estudos tem de duas a três disciplinas por vez.

Uma nova disciplina só é acrescentada ao ciclo depois das anteriores serem finalizadas.

O conteúdo do Direito Administrativo, por exemplo, é constituído por 12 tópicos que devem ser estudados:

1/12 - Órgãos Públicos: Conceito, Desconcentração, Criação e Extinção, Características, Teorias, Classificação

2/12 - Atos Administrativos: Fatos Administrativos, Atos da Administração, Atos Jurídicos e Atos Administrativos

3/12 - Agentes Públicos: Regime Constitucional (Concurso Público, Acessibilidade, Acumulação de Cargos e Funções, Estabilidade, Regime Previdenciário, Disponibilidade, Mandato Eletivo, Sistema Constitucional de Remuneração, Associação Sindical e Direito de Greve, Direitos Sociais dos Servidores)

4/12 - Poderes e Deveres Administrativos: Uso e Abuso de Poder

5/12 - Licitações: Modalidades (Concorrência, Tomada de Preços, Convite, Concurso, Leilão e Pregão)

6/12 - Lei 10.520/02: Modalidade de Licitação Denominada Pregão

7/12 - Controle da Administração: Controle Administrativo

8/12 - Controle da Administração: Controle Judicial

9/12 - Controle da Administração: Controle Legislativo

10/12 - Responsabilidade Civil: Responsabilidade Civil do Estado

11/12 - Agentes Públicos: Regime Estatutário, Regime Trabalhista (Regime de Emprego Público), Regime Especial, Regime Jurídico Único, Terceirização

12/12 - Princípios: Explícitos (Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência) e Implícitos na Constituição

Ao passo que os tópicos forem finalizados , o futuro servidor vai completando o plano de estudos. Tudo de forma personalizada. Isto é, caso não consiga concluir o conteúdo do dia, o Smart Planner faz o replanejamento das atividades automaticamente.

A ferramenta também alertará você sobre o dia da reposição. Nessa data é possível repor os blocos de teoria perdidos na última semana, além de exercitar todo o conteúdo estudado nos últimos sete dias.

Ao elaborar o seu plano de estudos para concursos, o Smart Planner perguntará qual melhor dia para você fazer suas revisões. Essa indicação tem como base técnica científica o chamado método "Repetição Espaçada".

A técnica indica que seja estudado um determinado assunto e que, depois, sejam definidos intervalos de tempo para retornar a ele.

No início, esses intervalos são menores, porém, aos poucos ficam cada vez mais espaçados. A revisão 24/7/30, inclusive, utiliza a Repetição Espaçada como base para seu cronograma.

Passo a passo para se cadastrar no Smart Planner

Para a usar o Smart Planner é bem simples e rápido. Confira a seguir o passo a passo para montar seu plano de estudos personalizado:

  • 1º Passo -  Faça o cadastro na ferramenta, clicando aqui e, em seguida, clique no botão "Quero meu acesso gratuito";
  • 2º Passo - Informe como deseja se cadastrar, se por meio de contas em redes já existentes ou com um novo cadastro;
  • 3º Passo - Seleciona o concurso ou a área que está se preparando (caso o concurso não esteja cadastrado, é possível solicitar a inclusão no sistema);
  • 4º Passo - Informe o tempo que tem disponível para estudar por dia;
  • 5º Passo - Pronto! Você já pode desfrutar do Smart Planner.

No 3º passo, é necessário indicar o cargo do concurso do seu interesse, no campo de busca da plataforma. Se não encontrar a função que busca, é permitido indicar uma sugestão no link na parte inferior da página.

Já no 4º passo, você deve preencher a data de início do planejamento. Nesta etapa, é preciso selecionar quantas horas que tem disponíveis por dia da semana para os estudos. Assim como o melhor dia para exercícios e reposições.

Ao finalizar o cadastro e criar o plano, a plataforma irá gerar um planejamento de estudos, conforme as disciplinas do concurso escolhido. Tudo isso terá como base a metodologia dos ciclos de estudo.

Gostou do Smart Planner? Faça já seu cadastro na ferramenta gratuita da Folha Dirigida!

 

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...