'Hoje é dia de Rock in Rio, bebê'. Mas também de estudar para concurso

A advogada e coach em concursos, Deborah Cal, em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, deu algumas dicas de como equilibrar os estudos com o lazer.

27/09/2019 14:46 | Atualizado: 27/09/2019 19:58

27/09/2019 14:46 | Atualizado: 27/09/2019 19:58

Será que hoje é dia de Rock in Rio, futuro servidor? Nesta sexta-feira, 27, inicia a oitava edição do maior festival de música do Brasil: o Rock in Rio 2019. Diante desse acontecimento, como fica a preparação dos candidatos? Será que é uma boa ideia largar um pouco os estudos para curtir o evento?

Com alguns editais publicados, como é possível conciliar a ida ao Rock in Rio à preparação dos candidatos para IBGE, PC-RJMP-RJ, além das seleções para as prefeituras de diversas partes do país?

Deborah Cal, advogada e coach de concursos, ressaltou a importância dos momentos de lazer durante a preparação dos candidatos. Para a especialista, isto ajudará a aliviar a tensão da rotina de quem estuda para concursos.

"É importante que os candidatos entendam que não é porque saiu um edital ou porque eles estudam para concursos que precisam excluir o lazer da vida deles. Pelo contrário, o lazer é peça fundamental para que possam recarregar as energias, aliviar todo o estresse, apreensão e até mesmo os momentos de tensão por conta da concentração que é exigida nos estudos."

A coach conta que o estudo representa apenas uma parte da vida de quem faz concurso. Além disso, reforça que o futuro servidor também tem uma vida social com parentes e amigos e não pode esquecê-la.

 São vários papéis que exercemos na sociedade e quando voltamos a nossa vida só para o estudo, para a obrigação de estudar e não fazemos mais nada, isso faz com que elevemos a carga de estresse, deixando o dia a dia muito pesado e cansativo."

A obrigação para com os estudos, segundo Deborah, faz com que você ache que não tenha direito a nenhum momento de lazer e acabe vendo os estudos como uma punição. Para ela, os estudos têm um outro papel.

"É o caminho que vai te levar até o seu sonho, não só o sonho da aprovação, mas de tudo aquilo que você vai conquistar após a aprovação. Eu sempre falo: quem estuda para concurso não quer ser aprovado, quer a vida que vem após essa aprovação", completou.

Deborah também diz que uma dedicação exclusiva aos estudos, sem momentos de lazer, atividades físicas ou um tempo com a família, trava a vida do candidato, como se a vida dele não pudesse caminhar enquanto não for aprovado.

Agir assim é ver o estudo como punição, o que é extremamente prejudicial, inclusive para o momento em que a pessoa senta e vai estudar. "Isso é castigo!", enfatiza.

"Porque ele (candidato) gera uma pressão muito grande, uma obrigação de que precisa passar, estudar direito e ir bem na prova, senão a vida não anda, não caminha. E isso faz com que ele acabe perdendo concentração no momento do estudo, se sinta mais pressionado, então as chances de ter pico de ansiedade e estresse, tanto durante o estudo, quanto durante a prova, cresce bastante."

Como curtir o Rock in Rio sem atrapalhar estudos para concursos?
(Foto: Pixabay)

O que fará diferença nos meus estudos?

Para Deborah, o que fará diferença nos seus estudos não será o dia que você foi ao Rock in Rio e deixou de estudar, e sim o que é feito constantemente.

"Se você quer ir no Rock in Rio, vá! Aproveite, se divirta, extravase, totalmente presente naquele momento de lazer, aproveitando, se distraindo e se divertindo, para que realmente você esteja ali recarregando as suas energias para o momento em que você vai voltar a estudar, seja no dia seguinte ou dois dias depois."

A dica que Deborah deixa para quem vai ao festival é que estude antes, mas durante o evento aproveite aquele momento. Logo após, ao voltar para a sua rotina e retomar os estudos, o candidato não deve pensar que "perdeu" um dia.

"Voce não perdeu,  na verdade estava recarregando as suas energias para voltar mais focado e mais feliz, tendo a sensação de que as coisas estão acontecendo na sua vida. Você não está esperando a aprovaçaõ acontecer para que você viva."

Para finalizar, a advogada conta que o segredo é estudar com qualidade:

"O que faz a pessoa ser aprovada não é ir ou nao ao Rock in Rio, sair ou não com os amigos. O que faz a diferença é o que ela faz todo dia, o que faz com constância. Se estuda ou não, se tem qualidade nos estudos ou não. Aquela pessoa que fica em casa, mas não está estudando com qualidade, não está saindo na frente de quem foi aproveitar", finalizou.

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Sobre o concurso

Noticiário

Especial - Noticiário

Nacional
Não informado
Fund...
Não informado

Preparação