06/04/2019 07:07 | Atualizado: 06/04/2019 10:07
Planejar os estudos é uma tarefa um tanto difícil, acertamos? Afinal, você precisa ter uma análise completa do edital, para saber quais disciplinas valem mais, precisa avaliar seu conhecimento prévio e afinidade com o conteúdo, entre outros pontos que contam na hora de fazer a planilha de estudos para concursos.
Imagine um engenheiro civil que construirá um prédio simplesmente não se planejar? Não verificar os materiais ou se quer formular um desenho. Bem, o resultado você já deve saber: não será possível a construção do prédio. Pois bem, a sua aprovação também depende de um planejamento!
Se você ainda não sabe qual área escolher - o primeiro passo que você precisa dar antes de montar seu planejamento - pode conferir neste e-book.
Vamos direto ao ponto? COMO SE PLANEJAR?
A FOLHA DIRIGIDA conversou com o Leonardo Murga e montou nove passos de como você pode fazer o seu planejamento com todas as matérias!
Escolher a sua área de concurso é fundamental para começar a pensar no seu planejamento, sem isso você não terá um foco definido, o que poderá dificultar bastante a sua chance de aprovação. Não sabe como escolher a sua área? Confira aqui nessa matéria com o professor Leonardo Mrga.
Como aproveitar sua formação e conhecimentos específicos. Sabia que pode diminuir a concorrência na hora de aplicar para alguma vaga de concurso público? Leonardo Murga ensina você como sair na frente de outros candidatos em um grande concurso.
Se você já começou pelo edital anterior e o novo acaba de sair, compare os editais e separe os tópicos que você precisa estudar. Isso vale também para editais da mesma área, mas de concursos diferentes. Verificando assuntos em comum entre editais você poderá otimizar o tempo de seu estudo.
Forme ciclos de conteúdo, agrupe matérias em comum, de preferência até três conteúdos. É importante que você alterne os ciclos também. Você pode separar em uma lista ou usando o Excel para construir uma planilha: o importante é fazer da forma que você melhor achar para conseguir a sua organização.
Iniciando os estudos: sabia que quantidade não é qualidade? Não se estuda para um concurso em um dia. Você deve traçar metas diárias, semanais e mensais. Monte um horário, defina os horários disponíveis para estudo.
Lembre-se, imprevistos acontecem. Vcê pode adaptar o seu horário ou montar ele por semana! Atenção, encontre fontes confiáveis para montar o seu material de estudo.
Já conferiu os conteúdos exclusivos para assinante da FOLHA DIRIGIDA lá na aba de Preparação e em Vídeos? Lá, você encontra materiais com questões e vídeos repletos de dicas para ajudar você a conquistar a sua aprovação!
Que metas? Aprenda, quando for iniciar o seu estudo, que você deve ter definido qual tópico estudará naquele dia. Dependendo do seu tempo, dívida um edital e seus conteúdos em tópicos e trabalhe ele aos poucos. Utilize-se os ciclos e trabalhe um por dia.
Importante: Não crie metas impossíveis! Seja realista na hora de separar o conteúdo do seu estudo diário.
Teste se você gravou o conteúdo estudado: comente com algum familiar ou colega sobre o assunto, dê uma aula informal até para você mesmo, pode ser um vídeo ou em uma folha em branco. Essa é uma excelente forma de perceber se você entendeu e gravou os conteúdos. Caso note que esqueceu, retome a leitura desse tópico.
Você precisa praticar! Pegue provas antigas e faça metas de exercícios para serem feitos durante a semana e no mês! Não esqueça também de simulados e testes. É com a prática de questões que você conseguirá chegar à prova mais bem preparado e evitará errar coisas que você já errou durante o treino por questões.
Essa é a principal parte. Avalie quantos exercícios acertou/ errou por semana, verifique se você está conseguindo guardar os conteúdos estudados e monte relatórios do seu desempenho. Não desanime com a quantidade de erros. Lembre-se de que é melhor enquanto você treina e, claro, identificar e corrigir esse erro, para na hora da prova conseguir um bom desempenho.
Não existe uma fórmula do sucesso, esqueça isso! Estudar não é talento, e sim um hábito diário até encontrar a melhor forma de ter mais resultados para você. Pegue o seu diagnóstico de estudo, faça alterações, troque ideias com amigos.
Gostou das dicas da FOHA DIRIGIDA com o Professor Leonardo Murga? Fique atento para mais novidades em breve!
Quer receber novidades sobre concursos?
Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!
Especial - Noticiário