Concursos Segurança MT: editais estão em fase de formar comissão
Com exclusividade à Folha Dirigida, a Seplag falou sobre as próximas fases dos concursos da Segurança MT, já anunciados pelo governador.
12/08/2021 13:40 | Atualizado: 16/08/2021 10:41
12/08/2021 13:40 | Atualizado: 16/08/2021 10:41

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Estado do Mato Grosso falou sobre os preparativos dos concursos Segurança MT, já confirmados pelo governador Mauro Mendes. A previsão é ter os editais ainda este ano, segundo o chefe do executivo.

Em resposta exclusiva à Folha Dirigida, a pasta informou que procedimentos ainda estão em fase inicial. 

Mas, que fases seriam essas? A Seplag que diz os próximos procedimentos serão compostos pela fase de instrução de processo e instituição das comissões organizadoras dos concurso. No entanto, ainda não há um prazo para conclusão dessas etapas.

Como o governador prevê a publicação dos editais para este ano, a expectativa é de que a fase inicial seja concluída o mais rápido possível. Em seguida, será iniciado o processo de escolha da banca.

Foto de policiais em uma viatura da PM MT
Concursos da Segurança MT têm editais previstos para 2021
(Foto: Mayke Toscano/Secom-MT)

Concursos MT têm editais previstos em vários órgãos

Esta semana, o chefe do executivo aumentou a expectativa dos candidatos após anunciar concursos para a Segurança Pública com editais previstos para o segundo semestre. Todas as corporações devem ser contempladas, sendo:

As vagas e cargos ainda não estão confirmados. No entanto, a expectativa é de uma boa oferta. A boa notícia, segundo Maudo Mendes, é que o orçamento que era um entrave agora não é mais um problema.

”Nós temos hoje uma grande necessidade que é a falta de pessoal na segurança pública do Estado. Tínhamos limitações, por questões orçamentárias, não podíamos contratar para não aumentar despesa com pessoal. Mas, graças a Deus e a todo o trabalho que foi feito, nós construímos novamente o equilíbrio fiscal de Mato Grosso. E a boa notícia é que no segundo semestre deste ano nós vamos soltar um novo concurso”, disse.

Recentemente, os concursos da Segurança MT tiveram orçamento aprovado. A Assembleia Legislativa do Estado aprovou emenda ao Orçamento deste ano, que garante recursos financeiros para a publicação dos editais.

Conforme consta na emenda, o orçamento disponível é para abertura de concursos para a recomposição dos quadros. Entretanto, a oferta prevista é apenas para o quantitativo de cargos vagos nas corporações, já anunciados. Isso porque de acordo com a Lei Complementar 173/2020 só é possível realizar concursos este ano para reposição de cargos vagos.

Confira as vacâncias de cada órgão:

► Polícia Civil: 2.632 cargos vagos, sendo 158 de Delegados, 1.944 de Investigador de Polícia, e 530 de Escrivão.

► Perícia Oficial (Politec): 229 cargos vagos, sendo 46 de médico legista, oito de odonto legista, nove de Perito Oficial Criminal, 142 de papiloscopista e 24 de técnico de necropsia.

► Polícia Militar: 4.392 cargos vagos de cabos e soldados.

► Corpo de Bombeiros: 2.275 cargos vagos, sendo 1.401 de cabos e soldados e 874 de sargento.

Mas, mesmo assim, nem todas as vacâncias poderão ser oferecidas inicialmente nos concursos - já que cada corporação vai realizar o estudo da viabilidade para as nomeações. Por isso, os órgãos podem estar limitados à outros fatores, além dessa aprovação.

Folha Cursos

Concurso PC MT: delegado pede estudo para novo edital

Em fevereiro, o delegado geral da Polícia Civil, Mário Dermeval, informou que já teriam sido iniciadas as tratativas do novo edital. 

Em entrevista ao Olhar Direto, o chefe da corporação disse que estudos já estão em fase final.

“Estamos finalizando um estudo para apresentação ao governo, fizemos diversos pedidos formais tanto nesta gestão, quanto na anterior, para que houvesse concurso para investigadores e escrivães e agora estamos apresentando o estudo final e acreditamos que tenhamos isto muito próximo”, pontuou  o delegado.

Os futuros servidores estão há mais de três anos na espera por este novo edital. Isso porque a seleção está prevista desde 2017, quando foram anunciadas e confirmadas 1.200 vagas para escrivão e investigador.

Comandante da PM MT fala sobre nova seleção

O anúncio dos concursos foi feito durante vistoria e entrega de obras em Lucas do Rio Verde, na última sexta-feira, 6 de agosto. Ele esteve acompanhado de vários representantes, entre eles o secretário estadual de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jonildo de Assis.

Jonildo destacou a publicação de novo edital para recomposição do efetivo.

“O concurso reflete positivamente e vai melhorar o efetivo em regiões com déficit de profissionais".

Em 2018, a Polícia Militar e os Bombeiros de Mato Grosso formaram uma comissão para novo concurso de oficiais. No entanto, os preparativos para seleção não chegaram a avançar.

Quer ser aprovado em concursos?

Você quer ser aprovado em um concurso público e iniciar 2022 como um novo servidor público? Este sonho pode e está muito perto de se tornar realidade. Para isso, conheça agora mesmo a Folha Cursos!

Aqui, você encontra:

► Questões comentadas;
► Acelerador de vídeos;
► Material com PDF;
► Chance de enviar mensagem ao professor;
► Videoaula, cadernos e questões;
► Professores especializados;
► E muito mais...

Quer receber novidades sobre concursos?
Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!
Newsletter
Carregando...