Concursos MT: governador anuncia editais da Segurança para 2021

O governador do Mato Grosso, Mauro Mentes, anunciou a abertura de novos concursos na Segurança Pública. Editais ainda neste semestre!

09/08/2021 08:46 | Atualizado: 10/08/2021 09:33

09/08/2021 08:46 | Atualizado: 10/08/2021 09:33

Os candidatos dos concursos Segurança MTque se preparem. Os preparativos esquentaram e o governador Mauro Mendes anunciou que os editais estão previsos para sair ainda este ano (2021).

As oportunidades serão em diversas corporações, confira:

A oferta de vagas total ainda não foi confirmada, tampouco a de cada órgão. Também não se sabe quais serão os cargos que serão oferecidos em cada órgão. Mas as informações foram confirmadas pelo Governo do Estado , em nota.

Orçamento era entrave, mas não é mais

De acordo com o governador Mauro Mendes, uma questão orçamentária impedia o estado de realizar concursos. Mas, ao que tudo indica, isso não existe mais, segundo o próprio chefe do executivo. Por isso, os editais estão confirmados para este ano.

”Nós temos hoje uma grande necessidade que é a falta de pessoal na segurança pública do Estado. Tínhamos limitações, por questões orçamentárias, não podíamos contratar para não aumentar despesa com pessoal. Mas, graças a Deus e a todo o trabalho que foi feito, nós construímos novamente o equilíbrio fiscal de Mato Grosso. E a boa notícia é que no segundo semestre deste ano nós vamos soltar um novo concurso”, disse.

Vale lembrar que, em março, o próprio governador chegou a falar sobre a situação dos concursos. Ele declarou que havia déficit, mas não orçamento.

O anúncio dos concursos Segurança MT 2021 foi feito durante vistoria e entrega de obras em Lucas do Rio Verde, na última sexta-feira, 6. Ele esteve acompanhado de vários representantes, entre eles o secretário estadual de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, que disse:

“Nós tínhamos um planejamento, primeiro de organizar e melhorar os equipamentos, viaturas, armamento. agora estamos mexendo na infraestrutura e, o último passo, é a realização do concurso público. Para nós, para nossa tropa que é tão aguerrida, são investimentos muito importantes, porque o Estado tem crescido muito e o governador, sensível a isso, autorizou o concurso para que a gente possa melhorar ainda mais o serviço oferecido a população”, destaca.

Quem também comemorou a realização de novos concursos foi o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jonildo de Assis. Ele conta: “O concurso reflete positivamente e vai melhorar o efetivo em regiões com déficit de profissionais."

Governador Mauro Mendes durante evento no MT
Em evento, governador Mauro Mendes anuncia
novos concursos na Segurança Pública
(Foto: Mayke Toscano/Secom-MT)

Concursos Segurança MT: veja possíveis cargos e vagas

Recentemente, os concursos da Segurança MT tiveram orçamento aprovado, embora a questão orçamentária fosse um entrave. A Assembleia Legislativa do Estado aprovou emenda ao Orçamento deste ano, que garante recursos financeiros para a publicação dos editais.

Conforme consta na emenda, o orçamento disponível é para abertura de concursos para a recomposição dos quadros. Entretanto, a oferta prevista é apenas para o quantitativo de cargos vagos nas corporações, já anunciados.

Isso porque de acordo com a Lei Complementar 173/2020 só é possível realizar concursos este ano para reposição de cargos vagos.

Confira as vacâncias de cada órgão:

► Polícia Civil: 2.632 cargos vagos, sendo 158 de Delegados, 1.944 de Investigador de Polícia, e 530 de Escrivão.

► Perícia Oficial (Politec): 229 cargos vagos, sendo 46 de médico legista, oito de odonto legista, nove de Perito Oficial Criminal, 142 de papiloscopista e 24 de técnico de necropsia.

► Polícia Militar: 4.392 cargos vagos de cabos e soldados.

► Corpo de Bombeiros: 2.275 cargos vagos, sendo 1.401 de cabos e soldados e 874 de sargento.

Mas, mesmo assim, nem todas as vacâncias poderão ser oferecidas inicialmente nos concursos - já que cada corporação vai realizar o estudo da viabilidade para as nomeações. Por isso, os órgãos podem estar limitados à outros fatores, além dessa aprovação.

Folha Cursos

Concurso PC MT tem aval desde 2018

A expectativa pelo edital do novo concurso da Polícia Civil é grande, já que a seleção está prevista desde 2017, quando foram anunciadas e confirmadas 1.200 vagas para escrivão e investigador.

Em 2018, o concurso PC MT foi autorizado. A informação foi confirmada por uma fonte da Secretaria de Segurança Pública à Folha Dirigida, ressaltando que faltava alguns trâmites da Casa Civil do Estado de Mato Grosso e que, por isso, a autorização ainda não foi publicada em Diário Oficial.

Eram previstas, na época, 1.200 vagas, sendo 600 para escrivão e 600 para investigador. A seleção, no entanto, ainda precisava escolher a banca organizadora.

Ainda em 2018, o secretário de estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, confirmou a intenção de realizar a seleção. Além disso, o edital foi previsto para sair em 90 dias, o que também não se concretizou.

Seja aprovado em um concurso público em 2021!

Você quer ser aprovado em um concurso público, mas não sabe por onde começar? Aqui é o seu lugar! A Folha Cursos te ajuda com a melhor preparação e professores especializados. Escolha a sua área e comece já!

Por cargo

Por carreira

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...