Concursos segundo semestre 2021: Segurança Pública terá 32 editais

O segundo semestre vai trazer oportunidades em várias áreas, em especial na Segurança Pública. Confira nesta matéria os editais confirmados!

03/07/2021 10:00 | Atualizado: 13/07/2021 10:46

Por: Mateus Carvalho

03/07/2021 10:00 | Atualizado: 13/07/2021 10:46 - Por: Mateus Carvalho

Com a chegada de julho, também chegou a hora de conhecer quais são os concursos segundo semestre 2021 que estão previstos. E uma área que promete abalar o coração dos candidatos é Segurança Pública, que tem expectativa de muitos editais.

É isso mesmo! Tem muito concurso na área policial e penitenciária que poderá sair entre julho e dezembro.

Após os editais do Depen, PF e PRF, muita gente achou que os concursos segurança pública 2021 estariam desfortalecidos. Mas, não é o que mostram as previsões.

Afinal, as corporações regionais já se preparam para publicar novos editais, seja na PM, PC ou nas polícias penais. As oportunidades são tantas que a Folha Dirigida preparou uma matéria só com os principais destaques.

Por isso, continue lendo e confira o que tem de concursos segundo semestre 2021 na segurança previsto para você!

(Foto: Divulgação/PC MT)
Concursos na Segurança Pública serão destaque no segundo semestre
(Foto: Divulgação/PC MT)

Concursos Polícia Civil 

No topo da lista de concursos segundo semestre 2021 segurança estão os editais de Polícia Civil. Diversos estados podem surpreender no segundo semetre e tornar público suas seleções.

Confira a lista do que pode sair entre julho e dezembro!

Sudeste

  • Rio de Janeiro: o concurso PC RJ está na fase final de escolha da banca. Esta é uma das principais seleções aguardadas, por candidatos de todo o país e promete atrair uma boa concorrência. Serão mais de 400 vagas para delegados e outras funções.
     
  • São Paulo: o diretor da Acadepol falou recentemente que o edital pode sair ainda este ano. Se confirmado, o concurso PC SP trará 2.939 vagas em vários cargos.
     
  • Espírito Santo: após ter sido anulado em 2019, o concurso PC ES para delegado está confirmado e deve sair nos próximos meses. A corporação e o governo capixaba já confirmaram 40 vagas e edital ainda este ano.
     
  • Minas Gerais: a Polícia Civil de Minas Gerias está em tratativas avançadas pelo seu próximo edital. A corporação espera pelo aval do concurso PC MG e, tão logo publicada, o edital pode sair em seguida. Estão previstas 1.514 vagas.

Centro-Oeste

  • Goiás: a Assembleia Legislativa do estado confirmou a solicitação de novo concurso PC GO para preencher 418 vagas de agente e escrivão. O deputado estadual, Delegado Humberto Teófilo (PSL), já confirmou que a corporação soma mais de 1,5 mil cargos vagos.
     
  • Mato Grosso: no Mato Grosso, os preparativos estão menos avançados, mas pode surpreender. O secretário confirmou que foi iniciado estudo para realizar o novo concurso PC MT. Mas, o orçamento pode ser um entrave.
     
  • Mato Grosso do Sul: a Polícia Civil do Mato Grosso do Sul tem dois concursos PC MS confirmado. Um é somente para o cargo de delegado, com 30 vagas, que já formou comissão e está autorizado. A outra autorização é para preencher 206 vagas em cargos de agente, perito e papiloscopista. 

Nordeste

  • Bahia: a Polícia Civil da Bahia vem de um último edital recente, mas já quer um novo concurso PC BA, que está no orçamento. O edital pode surpreender e sair no segundo semestre, caso aos preparativos avancem. A Vunesp já disse que vai concorrer.
     
  • Paraíba: os trâmites estão bem avançados para o próximo concurso PC PB, que poderá ter banca nos próximos dias. Serão abertas 1.400 vagas em diversos cargos, como delegado, escrivão, perito e outros.
     
  • Sergipe: o edital do concurso PC SE saiu na sexta-feira, 2, com 60 vagas para nível superior. As inscrições  são para os cargos de agente e escrivão e terão início no dia 9 de julho.

Norte

  • Tocantins: o secretário de Segurança Pública revelou que a comissão está na etapa de definir as vagas e o orçamento. Segundo ele, o edital do concurso PC TO tem previsão de sair entre o final de 2021 e o início de 2022.
     
  • Rondônia: recentemente, um crédito foi liberado para a realização dos concursos da Segurança de Rondônia, entre eles o da Polícia Civil - que já tem comissão formada. Estão previstas 379 vagas mais cadastro de reserva.

Sul

Não há concursos de Polícia Civil previstos na Região Sul para o segundo semestre de 2021.

acesse cursos da PCRJ

Concursos Polícia Militar

A lista de concursos PM previstos que podem sair no segundo semestre de 2021 também é grande. O destaque, como sempre, está na Região Sudeste - que promete não decepcionar. 

Quer ficar por dentro de tudo? Confira o que pode vir por aí a partir de julho:

Sudeste

  • Rio de Janeiro: são vários concursos PMERJ previstos e, se publicados, prometem atrair muitos candidatos. Há oportunidades previstas para cargos como soldado, oficial e área da Saúde. A FGV já está definida como banca.
     
  • São Paulo:  a Polícia Militar de São Paulo confirmou à Folha Dirigida que solicitou ao governo 5.400 vagas para dois novos editais. Se autorizados pelo governador João Doria, o primeiro concurso PM SP pode sair ainda este ano.
     
  • Espírito Santo: o governador Renato Casagrande confirmou que realizará o concurso PM ESMas, ainda não há mais informações. É possível que a partir de julho os preparativos avancem.

Centro-Oeste

  • Distrito Federal: a Polícia Militar do DF espera um aval para poder preencher 2.100 vagas em um novo concurso PM DFA corporação chegou a iniciar o processo de escolha da banca, mas, sem o aval, os preparativos congelaram. É possível que retornem a partir de julho.
     
  • Goiás: a Polícia Militar de Goiás, assim como a PC, também solicitou um novo concurso PM GOA informação foi confirmada pelo deputado estadual Delegado Humberto Teófilo.

Nordeste

  • Ceará: o governador Camilo Santana tirou o pé do freio e autorizou vários editais, incluindo os do concurso PM CE, que terá vagas para soldado e oficial. Para o primeiro, a FGV será a banca e o edital está bem perto. No segundo, as propostas ainda não foram abertas e a instituição será anunciada em breve.
     
  • Bahia: é o sonho de muita gente um novo concurso PM BAmas não é possível confirmar que vai sair. No entanto, o governador Rui Costa disse que há possibilidade de um novo edital ainda este ano.
     
  • Paraíba: as corporações da Paraíba têm editais regulares. E um novo concurso PM PB está previsto e pode sair. O próximo edital de oficiais já tem comissão formada.
     
  • Rio Grande do Norte: o nordeste promete fortes emoções no segundo semestre. Por exemplo, a Polícia Militar do Rio Grande do Norte também tem concurso PM RN previsto para sair. A comissão já foi formada e a governadora anunciou 211 vagas para oficiais combatentes e o quadro médico da corporação.

Norte

  • Tocantins: após divulgar um edital com mil vagas, a Polícia Militar de Tocantins pode ter um novo concurso PM TO no segundo semestre. O governador chegou a anunciar um aval para 30 vagas de oficial.
     
  • Amapá: o estado é o grande destaque da região norte, já que tem os seus preparativos bem avançados para o próximo concurso PM APO cronograma para publicação do próximo edital já está em estudo.
     
  • Rondônia: assim como na PC, na Polícia Militar também foi autorizado um novo concurso PM ROA expectativa é para que sejam abertas 20 vagas para oficiais combatentes.

Sul

  • Santa Catarina: a grande promessa de 2021 na Região Sul é um possível novo concurso PM SCA corporação confirmou estudos e revelou que o objetivo é até o final do segundo semestre realizar os concursos para as carreiras de soldados e oficiais.

acesse curso de agente penitenciário

Concursos Polícia Penal

Após a publicação do concurso Polícia Penal AL, outros dois estados caminham fortemente para também ter seus editais de concurso divulgados no decorrer do segundo semestre. São eles, Minas Gerais e Pará. Os preparativos estão bem adiantados.

-> Minas Gerais: o concurso Polícia Penal MG está na fase de escolha da banca. Por enquanto, o Instituto Selecon é o mais cotado para organizar a seleção e deve ser consagrado como o vencedor do processo licitatório - que é realizado em duas frentes, sendo um para as principais etapas e outro apenas para o curso de formação. Estão confirmadas 2.420 vagas destinadas ao cargo de policial penal (antigo agente penitenciário).

-> Pará: o edital do concurso Polícia Penal PA já foi publicado. São 1.646 vagas para agente penitenciário (policial penal). As inscrições começam agora no segundo semestre, no dia 6 de julho. 

Acesse curso da Seap PA

E tem mais?

Além desses, outros estados preparam concursos de Polícia Penal e poderão ter editias divulgados em breve. No entanto, as chances de sair nos próximos meses são um pouco menor. São eles os dos seguintes estados:

  • Pernambuco;
  • Paraíba;
  • Tocantins;
  • Distrito Federal; e
  • Acre.

Acaba por aí? Não!

Para fechar a lista de editais da segurança no segundo semestre de 2021, você ainda pode esperar a publicação de alguns concursos de Bombeiros. Aliás, os últimos meses já reservaram muitas oportunidades para as corporações.

Ainda podem pintar por aí os editais dos concursos:

  • Espírito Santo: o edita do concurso Bombeiros ES é um dos mais avançados. O edital, inclusive, está previsto para sair no mês de junho, mas, se atrasar, não deve demorar. A corporação quer aplicar provas em novembro.
     
  • Rondônia: assim como na PM e na PC, no Corpo de Bombeiros também foi liberado crédito, formado comissão e autorizado concurso. Estão previstas oito vagas que podem sair ao longo dos próximos meses.
     
  • Pará: o concurso Bombeiros PA também é um que está bem adiantado. A Seplad já anunciou que prepara o início do processo de escolha da banca para o edital ser capaz de sair até dezembro.
     
  • Paraíba: mesmo sem vagas definidas, o concurso Bombeiros PB para oficiais já anunciou que usará o Enem como método de avaliação. O Exame Nacional do Ensino Médio receberá inscrições de 30 de junho a 14 de julho.
     
  • Minas Gerais: o governador prometeu que divulgará um novo edital de concurso Bombeiros MG até outubro de 2021.

Estude para concursos

Folha Cursos chegou para acelerar os seus estudos. Em nossa plataforma, você encontra materiais completos, otimizados e sem enrolação!

Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis:

Por cargo

Por carreira

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...