Concursos RN: governo edita PPA e promete 15 editais até 2023

Em revisão do Plano Plurianual do Estado, o Governo do Rio Grande do Norte promete realizar 15 novos concursos RN até 2023.

21/01/2021 12:30 | Atualizado: 21/01/2021 12:43

21/01/2021 12:30 | Atualizado: 21/01/2021 12:43

O Estado do Rio Grande do Norte promete realizar 15 concursos públicos até 2023. Desse total, apenas um já teve seu edital publicado em 2020.

A meta do governo consta no Plano Plurianual do Estado para o quadriênio 2020-2023. Em revisão publicada nesta quinta-feira, 21, no Diário Oficial, a governadora Fatima Bezerra assinou as mudanças no PPA.

Entre elas está a alteração de 13 para 15 concursos RN a serem realizados entre os anos de 2020 e 2023. No ano passado, apenas um dos editais prometidos foi publicado, sendo ele o do concurso da Polícia Civil RN, com 301 vagas.

Já para este ano de 2021, pelo menos seis estão previstos e devem ser publicados pelo estado. São eles:

 As outras seleções que podem ocorrer até 2023, conforme o PPA, são para a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap RN), a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a Secretaria de Estado da Tributação do Rio Grande do Norte (Sefaz RN).

Além do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Rio Grande do Norte e a Fundação Djalma Marinho.

PPA conta com 15 concursos RN previstos até 2023 (Foto: Reprodução Instagram)
Governo promete 15 concursos RN até 2023
(Foto: Reprodução Instagram)

Confira os concursos RN previstos para 2021

Concurso PM RN

O edital do novo concurso PM RN, com vagas de 2º tenente no quadro de oficiais e de apoio à Saúde, pode ser publicado até junho deste ano. A nova previsão foi passada pela corporação à Folha Dirigida. 

Pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Polícia Militar e o Ministério Público do Estado, o documento deveria ter sido publicado em dezembro do ano passado, assim como a banca anunciada em novembro. 

No entanto, a Polícia Militar do Rio Grande do Norte informou à Folha Dirigida, no último dia 13, que houve um atraso na elaboração do projeto básico do edital - documento usado no processo de escolha da banca. 

Desta forma, a comissão organizadora trabalha, segundo a corporação, "o mais rápido possível para o andamento deste concurso".

Concurso Fundase RN

concurso Fundase RN deve ocorrer ainda este ano. Em revisão do Plano Plurianual do Estado para o quadriênio 2020-2023 publicada nesta quinta-feira, 21, no Diário Oficial, a realização da seleção foi incluída entre as metas de 2021.

Ainda de acordo com as emendas aprovadas, há a necessidade de recompor o quadro, valorizar e qualificar os operadores do Atendimento Socioeducativo da Fundase e realizar o concurso, com o objetivo de substituir os contratos temporários e preencher as vacâncias.

Em contato com a Secretaria de Administração, foi informado que os prazos para o edital serão informados assim que o MP anexar o cronograma ao processo.

concurso Fundase RN tem 741 vagas previstas. Os cargos, no entanto, ainda não foram anunciados. Por outro lado, estão previstas oportunidades para os níveis médio e superior.

Folha Cursos

Concurso Itep RN

O edital do concurso Itep RN pode ser publicado em fevereiro deste ano. A previsão foi passada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte.

Segundo a pasta, o contrato com a banca organizadora deve ser publicado em janeiro, com a abertura do concurso ocorrendo em fevereiro. Além disso, as provas estão previstas para o primeiro semestre de 2021.

Como informado por Folha Dirigida, o Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte escolheu o Instituto AOCP como organizador

"O Itep RN já indicou, por intermédio de processo de seleção, a banca que julgou ser mais vantajosa para a administração, especialmente, para o referido concurso, no caso, o Instituto AOCP", revelou o Instituto.

Segundo o órgão, no que dependia do Instituto para a contratação da banca já foi realizado. O contrato e a abertura do concurso dependem agora do governo.

De acordo com a Sesed RN, isso deve ocorrer ainda neste mês (publicação do contrato) e em fevereiro (publicação do edital).

Detran RN

O edital do concurso Detran RN, com vagas nos níveis médio e superior, deve ser publicado neste ano.

Previsto para 2020, o documento atrasou devido a um estudo das vagas, que ainda seria entregue à Direção do órgão até dezembro do ano passado.

Anteriormente, já havia sido dada  aprevisão de 130 vagas, mas o número passou por uma revisão. Já é certo, no entanto, que as oportunidades serão para os níveis médio e superior.

A próxima etapa dos preparativos será a defesa das justificativas para a elaboração do concurso junto ao Governo do Estado. Só então o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte dará andamento à seleção da banca organizadora.

As informações foram transmitidas à Folha Dirigida pela Assessoria de Comunicação do Detran RN. De acordo com eles, a situação causada pela pandemia “gerou um atraso na elaboração do relatório de levantamento das vagas”.

AL RN

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021 prevê, entre as metas do governo para este ano, a realização do concurso AL RN.

Apesar de não ser uma garantia, a LDO 2021 é mais um indicativo de que a seleção está nos planos do governo. 

Em setembro de 2020, o diretor-geral da Assembleia Legislativa do Estado, Augusto Carlos Viveiros, confirmou a intenção de realizar o concurso.

O processo será possível porque a Assembleia conseguiu reduzir seus custos com as despesas de pessoal.

"Com esse índice estamos livres para providenciar concurso e todas as ações necessárias relativas à contratação de pessoal", disse Augusto Carlos Viveiros.

Com a redução das despesas, o diretor informou que já solicitou à Coordenadoria de Gestão de Pessoas o levantamento das vagas existentes geradas pelas recentes aposentadorias dos servidores mais antigos.

"Estamos felizes e comemorando porque é fruto do trabalho em equipe e da austeridade da gestão, norteada pelo Planejamento Estratégico", concluiu.

TJ RN

Por fim, o concurso TJ RN segue nos planos do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. No entanto, desde julho de 2020, os estudos para o próximo edital estão suspensos devido à pandemia de Coronavírus. 

Desta forma, segundo o Tribunal, ainda não é possível adiantar quantas vagas e quais cargos serão oferecidos no próximo edital.

Ainda de acordo com o órgão, atualmente há 1.045 cargos vagos de um total de 2.829 cargos previstos em lei. O déficit pode favorecer um maior número de oportunidades na próxima seleção.

Até o momento, já se sabe que a área Administrativa deve ser contemplada. Isso porque o concurso pode contar com vagas para a carreira de auxiliar técnico judiciário, que tem o nível médio como requisito.

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Sobre o concurso

Noticiário

Especial - Coronavírus

Nacional
Não informado
Fund...
Não informado

Carregando...