Concursos RJ estão mantidos após revisão do Plano Plurianual até 2023

Plano Plurianual do Rio de Janeiro até 2023 passa por revisão, mas mantém estimativa para novos concursos RJ. Entenda!

22/02/2021 13:00 | Atualizado: 22/02/2021 13:55

22/02/2021 13:00 | Atualizado: 22/02/2021 13:55

O Plano Plurianual (PPA) do Rio de Janeiro até 2023 passou por revisão. O texto foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado no final do ano passado e sancionado pelo governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, em janeiro.

O novo plano mantém a previsão de novos concursos RJ. Ao todo, são estimados 14 editais para diferentes órgãos, secretarias e autarquias estaduais. Como por exemplo, para ingresso na Polícia Civil do Rio de Janeiro.

A revisão ainda trouxe a inclusão de orçamento para convocação de aprovados nos concursos para soldados da Polícia Militar (PMERJ) e para Secretaria de Administração Penitenciária (Seap RJ).

O PPA é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Estadual ao longo de um período de quatro anos.

Em meados do ano passado, em decorrência do Coronavírus, o então governador Wilson Witzel pediu revisão do documento, que vai de 2020 a 2013. Mesmo com a nova redação, o Plano prevê os seguintes concursos públicos:

  • Polícia Civil;
  • Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) – já realizado;
  • Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro);
  • RioMetrópole;
  • Instituto Estadual do Ambiente (Inea);
  • Procuradoria Geral do Estado – já realizado para procurador;
  • Secretaria de Estado de Educação (Seeduc);
  • Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj);
  • Fundação Ceperj;
  • Riotrilhos;
  • Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec);
  • Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj);
  • Degase;
  • Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

A reserva no Plano indica que os concursos estão previstos até 2023, mas dependem de autorização do governo.

Concursos RJ: Segurança e Educação são destaques

A Polícia Civil do Rio de Janeiro, por exemplo, já tem aval do governo para realizar novo concurso PC RJ. A oferta será para os seguintes cargos: auxiliar de necropsia (nível fundamental), técnico de necropsia (nível médio), investigador (nível médio).

Além de inspetor (nível superior), perito legista (nível superior), perito criminal (nível superior) e delegado (nível superior). As remunerações iniciais podem chegar a R$18 mil. A previsão é que os editais sejam divulgados ainda no primeiro semestre.

>> Tenha uma preparação completa para o concurso PC RJ!

A Secretaria de Estado de Educação do Rio (Seeduc RJ) também tem concurso confirmado para 2021. A oferta será de 4 mil vagas para professor 16h, sendo 500 imediatas e 3.500 para formação de cadastro de reserva. O edital está previsto para ser publicado até março.

Governo do Rio estima abertura de diversos concursos até 2023
Governo do Rio estima abertura de diversos concursos até 2023
(Foto: Divulgação)

Entre as ações incluídas na revisão do PPA destaca-se a convocação de concursados da Polícia Militar (PMERJ) e da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

A PMERJ, por exemplo, ainda tem aprovados no concurso de 2014 para soldados que aguardam a convocação. A corporação já informou que prepara uma nova chamada para o curso de formação este ano.

Já a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro (Seap) tem chamadas pendentes nos concursos realizados nos anos de 2003, 2006 e 2012. 

Os habilitados em todas as fases dos concursos públicos, aptos a iniciar o curso de formação, deverão ser convocados, respeitando as decisões judiciais e o Regime de Recuperação Fiscal.

LOA 2021 também prevê novos concursos RJ

Além da revisão no PPA, o governo do Estado sancionou a Lei Orçamentária (LOA) de 2021. O texto também conta com previsões para concursos RJ.

Há estimativa de verba, por exemplo, para Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), que não realiza seleções desde 2013.

Outra reserva é para o Fundo Especial da Acadepol (responsável por realizar os concursos da Polícia Civil do Rio) e para o Fundo Especial da Assembleia Legislativa (que organiza os concursos da Casa).

Vale destacar que constar no Orçamento de 2021 não é uma certeza que os concursos serão realizados, uma vez que ainda dependem de autorização governamental.

Concursos RJ: intensifique sua preparação

Com a previsão de novos concursos no Rio de Janeiro, a recomendação é iniciar os estudos o quanto antes. Isso porque os estudos antecipados aumentam as chances de aprovação.

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.

Conheça os cursos e comece já sua preparação!

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Sobre o concurso

Noticiário

Especial - Noticiário

Nacional
Não informado
Fund...
Não informado

Carregando...

Preparação