Três editais dos concursos AM 2021 foram anunciados e serão publicados até segunda, 6, no Diário Oficial do Amazonas. O anúncio foi feito durante solenidade com a presença da cúpula do sistema de Segurança Pública. Confira!
Como já adiantado pelo governo em outras ocasiões, são esperadas 2.500 oportunidades, que serão distribuídas pelos seguintes órgãos públicos:
Nesta sexta, 3, no entanto, o governador Wilson Lima autorizou a publicação de três editais, sendo eles da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Segurança Pública. A Fundação Getulio Vargas (FGV) é a organizadora.
Conforme o Governo do Estado, as provas da PM AM serão realizadas no dia 6 de fevereiro de 2022, nas cidades de Manaus, Coari, Humaitá, Itacoatiara, Eirunepé, Parintins, Tabatinga e Tefé.
No caso dos Bombeiros AM, as provas ocorrerão no dia 13 de fevereiro, nas cidades de Manaus, Tabatinga, Humaitá e Parintins.
Por fim, o concurso SSP terá provas dia 20 de fevereiro, em Manaus. Os editais da PC AM e do Detran AM estão previstos para as próximas semanas.
Entre o lançamento do edital e a realização das primeiras provas, haverá um prazo de, pelo menos 60 dias. Desta forma, as avaliações devem ocorrer já no início de 2022.
Diversas emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022 foram aprovadas, em julho, pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Entre elas estão as que garantem a realização dos concursos PM AM, Bombeiros AM e PC AM.
Por unanimidade, os deputados aprovaram sete emendas de autoria do presidente do Poder Legislativo, deputado Roberto Cidade. Entre elas o destaque foi para a que autoriza o concurso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
"A Polícia Militar não faz Concurso Público há dez anos. Muitas cidades do interior, infelizmente, não têm policiamento suficiente para suprir a demanda da população. Da mesma maneira, o Corpo de Bombeiros não realiza concurso público desde 2010", disse o presidente da Aleam.
As emendas do deputado estadual Felipe Souza também foram aprovadas, mas com foco na realização do concurso público da Polícia Civil do Amazonas.
O deputado estadual Delegado Péricles também teve três emendas aprovadas, assegurando a realização dos concursos PM, Bombeiros e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).
"Não há outro beneficiado maior do que a população com a realização desses concursos. São instituições que estão há mais de dez anos sem fortalecimento e renovação do seu efetivo e precisam de sobrevida. Além do Ipaam, que lida com essa falta de pessoal, as Forças de Segurança seguem cada vez mais suscetíveis aos danos causados pela ausência total de investimentos, de pessoal, de inteligência" disse o deputado.
Os interessados no próximo concurso PM AM devem ficar atentos às mudanças nas regras de ingresso na corporação. Conforme nova lei sancionada, os requisitos serão alterados.
A principal mudança diz respeito ao limite de idade para entrar na corporação. Antes fixada em 28 anos, a idade máxima agora será de 35 anos, para ingresso nos quadros da Polícia e Bombeiro Militar do Amazonas.
A emenda modificativa feita pelos deputados e sancionada ainda traz as seguintes alterações na Lei de Ingresso da PM AM:
Vale ressaltar que nos concursos a partir de janeiro de 2023, também para praças será requisito ter nível superior em qualquer área de conhecimento. Já para o quadro de oficiais, a exigência será o superior em Direito.
“A emenda que eu apresentei de nível superior para os praças foi uma demanda da tropa, eu não tirei isso da minha cabeça. Mas em consenso com deputados, vamos manter o nível médio para este concurso e já colocar na letra da lei que os próximos concursos exigirão diploma de nível superior para praças”, explicou o deputado estadual Wilker Barreto.