Concursos ES: Orçamento 2021 é aprovado com previsão de sete editais

Aprovado pela Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei Orçamentária do Espírito Santo para 2021 prevê a realização de sete concursos. Veja!

15/12/2020 11:30 | Atualizado: 15/12/2020 12:11

15/12/2020 11:30 | Atualizado: 15/12/2020 12:11

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo aprovou na segunda-feira, 14, o Projeto de Lei Orçamentária do Estado para 2021. O texto, que prevê a realização de sete concursos e processos seletivos, segue para sanção do governador Renato Casagrande.

O Orçamento 2021 tem reserva para abertura de sete concursos em secretárias e órgãos, consideradas áreas com maior demanda de pessoal. São elas:

  • Secretaria de Fazenda (Sefaz ES);
  • Secretaria de Educação (Sedu ES);
  • Secretaria de Justiça (Sejus ES);
  • Polícia Civil (PC ES);
  • Polícia Militar (PM ES);
  • Instituto de Atendimento Socioeducativo (Iases);
  • Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

As definições sobre quantitativos de vagas e prazos para esses concursos serão de competência de cada órgão ou secretaria.

Inicialmente, o Projeto de Lei Orçamentária previa a realização de apenas cinco concursos no Espírito Santo. Porém, após tramitação na Assembleia Legislativa do Estado, foram incluídas seleções para Polícia Militar e para o Instituto Jones dos Santos Neves.

O governador Renato Casagrande, no último dia 7, chegou a anunciar a abertura dos novos concursos para PM e Bombeiros ES em 2021. A informação veio antes da confirmação de orçamento para esses editais

Orçamento 2021 do Espírito Santo prevê a realização de sete concursos
Orçamento 2021 do Espírito Santo prevê a realização de sete
concursos (Foto: Divulgação)

De acordo com o chefe do Executivo, a intenção é realizar seleções anuais para as corporações.

“Nosso desejo é fazer um concurso por ano. Vamos fazer concursos para policial militar, civil e bombeiros no ano que vem. Queremos fazer todo ano um pequeno número, para a gente não encontrar mais situações desesperadoras como as que eu encontrei em 2011 e 2019″, disse Casagrande.

Concurso Sefaz ES

Um dos concursos previstos para 2021 e que já está com preparativos avançados é da Secretaria de Fazenda (Sefaz). A pasta já conta com autorização para 50 de vagas de auditor-fiscal. A carreira é destinada a quem tem o ensino superior completo em qualquer área.

Os salários iniciais são de R$12.492. Esse valor pode chegar a R$23.767,40 com as progressões na carreira. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) será a banca organizadora da nova seleção.

Em entrevista à Folha Dirigida, o presidente da comissão organizadora do concurso Sefaz ES, Leandro Kuster, deu detalhes sobre a nova seleção.

Segundo ele, a estimativa é que o edital seja divulgado até fevereiro de 2021. As provas devem ocorrer ainda no primeiro semestre do próximo ano.

Concurso PC ES

 A Polícia Civil do Espírito Santo confirmou à Folha Dirigida que já iniciou os preparativos do próximo edital. O número de vagas e os cargos ainda foram revelados.

"Polícia Civil informa que a elaboração do concurso público está em andamento, sendo ainda definido o quantitativo de vagas, cargos e salários. A previsão é que o certame seja realizado somente em 2021", consta em nota enviada à reportagem.

A expectativa é que a oferta contemple o cargo de delegado. Isso porque o último concurso, que estava em andamento, foi anulado. Além disso, deputados estaduais já cobraram a realização do novo concurso para a carreira.

Concurso Sedu ES

O novo concurso para a Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo (Sedu) também está em fase de mapeamento. A informação foi passada pela própria pasta à Folha Dirigida.

A estimativa é que o edital seja publicado em 2021. Ainda não há informações se o concurso Sedu ES será apenas para professores ou se a área de apoio será incluída na oferta.

Concurso Sejus ES

Um novo concurso Sejus ES está previsto para 2021. Por meio de sua Assessoria de Imprensa, a Secretaria de Justiça do Espírito Santo informou que a elaboração do próximo edital já está em andamento. Porém, o número de cargos e vagas ainda está sendo definido.

“A Secretaria da Justiça (Sejus) informa que a elaboração do concurso público está em andamento, sendo ainda definidos o quantitativo de vagas, cargos e salários. A previsão é que o certame seja realizado somente em 2021”, consta em nota enviada à reportagem.

O último concurso para Secretaria de Justiça do Estado ocorreu em 2012. Desde então, a pasta vê o número de cargos vagos crescer nas unidades penitenciárias.

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...