Como fazer um plano de estudos para concurso policial

Com o Smart Planner, ferramenta gratuita da Folha Dirigida, você pode ter um plano de estudos personalizado para ​​​​​​​concursos policiais

16/10/2020 08:35

16/10/2020 08:35

O que as Polícias Civis do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Sergipe, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará e Amazonas têm em comum? Todas têm novos concursos públicos previstos!

Você sabia que pode estudar para todos esses concursos com a mesma base de conteúdos? Isso é possível com o Smart Planner, ferramenta gratuita da Folha Dirigida que planeja a sua preparação até a posse.

O Smart Planner monta um plano de estudos personalizado para concurso policial, de acordo com a sua disponibilidade de horários. Se você tiver mais horas para estudar, a ferramenta distribuirá os conteúdos para essa carga.

+ Confira as notícias sobre concurso PC RJ


+ Confira as notícia sobre concurso PC RN 

Porém, se concilia a preparação com o trabalho e dispõe de menos horas para estudar, não tem problema. O Smart Planner se adapta a você e a sua rotina.

>> Quero me cadastrar no Smart Planner agora! <<

Uma das grandes queixas dos futuros servidores é a dificuldade de fazer um cronograma de estudos por disciplina e por horas disponíveis.

A ferramenta gratuita da Folha Dirigida faz todo esse processo de forma automatiza e em poucos minutos. Tudo para que você possa otimizar seu tempo e maximizar seu aprendizado.

Smart Planner faz um plano de estudos personalizado para concursos da área policial
Smart Planner faz um plano de estudos personalizado para
concursos da área policial (Foto: Divulgação)

Para quem busca aprovação em concurso policial, a ferramenta trabalha com um plano com base nos cargos de: agente, escrevente, escrivão, inspetor e investigador.

O Smart Planner distribui a grade de estudos para área policial pelas seguintes disciplinas:

  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • Estatuto dos Servidores Públicos Federais (Lei 8.112/90);
  • Direito Penal;
  • Leis Penais Especiais;
  • Processo Penal;
  • Raciocínio Lógico;
  • Informática;
  • Língua Portuguesa.

Vale destacar que essa é uma base comum a todos os cargos da carreira policial. Porém, se o edital do concurso já tiver sido publicado, a recomendação é estudar pelas especificidades que serão cobradas na prova.

+ Confira as notícias sobre o concurso PC SP


+ Confira as notícias sobre o concurso PC SE
+ Confira as notícias sobre o concurso PC MG

Smart Planner divide os conteúdos por tópicos

Mas afinal, como funciona o plano de estudos? O Smart Planner, de forma gratuita e automatizada, divide todo o conteúdo programático em tópicos a serem estudados por dia.

A distribuição do conteúdo é feita em blocos de: teoria, revisão e exercícios. Tudo planejado conforme a disponibilidade do usuário. Cada ciclo de estudos tem de duas a três disciplinas por vez.

Uma nova disciplina só é acrescentada ao ciclo depois das anteriores serem finalizadas.

O conteúdo do Direito Administrativo, por exemplo, é constituído por 12 tópicos que devem ser estudados:

1/12 - Órgãos Públicos: Conceito, Desconcentração, Criação e Extinção, Características, Teorias, Classificação

2/12 - Atos Administrativos: Fatos Administrativos, Atos da Administração, Atos Jurídicos e Atos Administrativos

3/12 - Agentes Públicos: Regime Constitucional (Concurso Público, Acessibilidade, Acumulação de Cargos e Funções, Estabilidade, Regime Previdenciário, Disponibilidade, Mandato Eletivo, Sistema Constitucional de Remuneração, Associação Sindical e Direito de Greve, Direitos Sociais dos Servidores)

4/12 - Poderes e Deveres Administrativos: Uso e Abuso de Poder

5/12 - Licitações: Modalidades (Concorrência, Tomada de Preços, Convite, Concurso, Leilão e Pregão)

6/12 - Lei 10.520/02: Modalidade de Licitação Denominada Pregão

7/12 - Controle da Administração: Controle Administrativo

8/12 - Controle da Administração: Controle Judicial

9/12 - Controle da Administração: Controle Legislativo

10/12 - Responsabilidade Civil: Responsabilidade Civil do Estado

11/12 - Agentes Públicos: Regime Estatutário, Regime Trabalhista (Regime de Emprego Público), Regime Especial, Regime Jurídico Único, Terceirização

12/12 - Princípios: Explícitos (Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência) e Implícitos na Constituição

Ao passo que os tópicos forem finalizados , o futuro servidor vai completando o plano de estudos. Tudo de forma personalizada. Isto é, caso não consiga concluir o conteúdo do dia, o Smart Planner faz o replanejamento das atividades automaticamente.

A ferramenta também alertará você sobre o dia da reposição. Nessa data é possível repor os blocos de teoria perdidos na última semana, além de exercitar todo o conteúdo estudado nos últimos sete dias.

Ao elaborar o seu plano de estudos para concursos, o Smart Planner perguntará qual melhor dia para você fazer suas revisões. Essa indicação tem como base técnica científica o chamado método "Repetição Espaçada".

A técnica indica que seja estudado um determinado assunto e que, depois, sejam definidos intervalos de tempo para retornar a ele.

No início, esses intervalos são menores, porém, aos poucos ficam cada vez mais espaçados. A revisão 24/7/30, inclusive, utiliza a Repetição Espaçada como base para seu cronograma.

Passo a passo para se cadastrar no Smart Planner

Para a usar o Smart Planner é bem simples e rápido. Confira a seguir o passo a passo para montar seu plano de estudos personalizado:

  • 1º Passo -  Faça o cadastro na ferramenta, clicando aqui e, em seguida, clique no botão "Quero meu acesso gratuito";
  • 2º Passo - Informe como deseja se cadastrar, se por meio de contas em redes já existentes ou com um novo cadastro;
  • 3º Passo - Seleciona o concurso ou a área que está se preparando (caso o concurso não esteja cadastrado, é possível solicitar a inclusão no sistema);
  • 4º Passo - Informe o tempo que tem disponível para estudar por dia;
  • 5º Passo - Pronto! Você já pode desfrutar do Smart Planner.

No 3º passo, é necessário indicar o cargo do concurso do seu interesse, no campo de busca da plataforma. Se não encontrar a função que busca, é permitido indicar uma sugestão no link na parte inferior da página.

Já no 4º passo, você deve preencher a data de início do planejamento. Nesta etapa, é preciso selecionar quantas horas que tem disponíveis por dia da semana para os estudos. Assim como o melhor dia para exercícios e reposições.

Ao finalizar o cadastro e criar o plano, a plataforma irá gerar um planejamento de estudos, conforme as disciplinas do concurso escolhido. Tudo isso terá como base a metodologia dos ciclos de estudo.

Gostou do Smart Planner? Faça já seu cadastro na ferramenta gratuita da Folha Dirigida!

 

Newsletter

Newsletter

Quer receber novidades sobre concursos?

Quer receber diretamente no seu e-mail as principais notícias dos concursos da sua região?

E de quebra dicas para seus estudo? Cadastre-se gratuitamente na newsletter FD para ter tudo isso!

Sobre o concurso

Noticiário

Especial - Noticiário

Nacional
Não informado
Fund...
Não informado

Preparação