CNJ mantém concursos públicos da Justiça suspensos devido à pandemia

Validades dos concursos do Judiciário serão mantidos suspensos até fim do Decreto que estabeleceu estado de calamidade pública.

08/04/2021 10:23 | Atualizado: 08/04/2021 11:40

Por: Natalia Fuly

08/04/2021 10:23 | Atualizado: 08/04/2021 11:40 - Por: Natalia Fuly

Quem sonha em ser convocado para algum concurso do Judiciário vai ter que continuar aguardando. Isso porque o Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu renovar a recomendação aos tribunais de manter suspensos os prazos de validade dos concursos públicos para essa área.

A ação mantém interrompidas até 31 de dezembro as vigências de todas as seleções que estivessem em andamento em 27 abril de 2020, em função das medidas sanitárias de prevenção ao contágio do Coronavírus.

CNJ mantém concursos públicos da Justiça suspensos devido à pandemia
CNJ mantém concursos públicos da Justiça suspensos
devido à pandemia (Foto: Unsplash)

 

Nesta ocasição, o CNJ editou a Recomendação CNJ n.º 64/2020, um ato normativo que orientava a suspensão dos cronogramas dos processos seletivos da Justiça enquanto o Decreto Legislativo n.º 6, de 20 de março de 2020, estivesse em validade.

Esse Decreto estabeleceu o estado de calamidade pública no Brasil até 31 de dezembro de 2020. No entanto, com o agravamento da crise sanitária, em março deste ano o Supremo Tribunal Federal (STF) prorrogou a vigência do documento até 31 de dezembro de 2021.

De acordo o relator da última recomendação, o ministro Emmanoel Pereira, além da suspensão contribuir com as medidas de combate à pandemia, já que favorece o isolamento social e a quarentena, o ato também ajuda na contenção das despesas públicas, sem prejudicar os candidatos já aprovados.

Dessa forma, preserva-se o interesse público até que haja viabilidade orçamentária para o provimento de cargos, na medida em que não compromete ainda mais o orçamento destinado aos Tribunais, impondo uma adequada execução dos recursos públicos, bem como o interesse dos próprios candidatos aprovados, afirmou o ministro Emmanoel.

 

TRE pode ter editais somando mais de 500 vagas para este ano

Justiça Eleitoral pode ter mais de 500 vagas para tácnicos e analisas em novos concursos. O Tribunal Superior (TSE) autorizou os provimentos, no entanto, a abertura dos concursos TRE 2021 depende de vários fatores.

É preciso uma série de trâmites internos, previsão orçamentária e outras autorizações. Mas apesar disso e das restrições para novas oportunidades que vigoram desde 2017, alguns editais podem sair este ano. 
 


Pelo menos quatro Tribunais Regionais da Justiça Eleitoral já sinalizaram o interesse em novos concursos TRE em 2021. Alguns, inclusive, confirmaram o início dos trâmites internos para viabilizar as seleções. 

Confira aqui um panorama completo realizado pela Folha Dirigida sobre a situação dos Tribunais e quais deles podem ter editais abertos em breve.

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Sobre o concurso

Noticiário

Especial - Noticiário

Nacional
Não informado
Fund...
Não informado

Carregando...

Preparação