Aprovada no concurso Epcar conta como se preparou para as provas

Aprovada no concurso Epcar 2018 conta como se preparou para as provas e fala sobre a rotina no curso de formação.

26/03/2019 12:19 | Atualizado: 27/03/2019 15:55

26/03/2019 12:19 | Atualizado: 27/03/2019 15:55

Juliana Milão foi aprovada no último concurso da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), da Aeronáutica, e conta aos candidatos deste ano como foi sua rotina de preparação. Aluna do Elite Rede de Ensino, ela ficou classificada na 16ª colocação. 

O concurso Epcar visa selecionar, anualmente, para o Curso Preparatório de Cadetes do Ar, que oferece diploma de nível médio. As vagas são para ambos os sexos com nível fundamental e idade de 14 a 18 anos. 

Neste ano, com objetivo de preencher vagas para o ano letivo de 2020, as inscrições serão abertas no dia 4 de abril . Juliana foi selecionada no concurso do ano passado, para o curso de 2019. 

Ela conta que a rotina em Barbacena, Minas Gerais - onde é realizado o curso -, está sendo intensa, mas gratificante. 

“A saudade de casa está presente a todo momento, mas são esforços que valem muito a pena. É extremamente gratificante estar realizando o seu sonho!” 

Juliana Milão, Elite (Foto: Divulgação)
Juliana conciliava estudos para a Epcar com o colégio
(Foto: Divulgação)

Juliana conta como estudou para o concurso Epcar

Juliana Milão equilibrou a rotina de estudos para a prova da Epcar com o colégio. Ela fazia aulas no turno da tarde e mantinha um planejamento para o concurso na parte da manhã, acordando bem cedo. 

Quando voltava da escola, descansava por cerca de uma hora e meia e voltava para a preparação da Epcar. A partir daí, seguia estudando até seu limite. 

“Era uma rotina cansativa (...) deixei de ir em muitas festas, eventos, cinema... Foram necessárias diversas abdicações, pois passava o tempo todo pensando em atingir o meu objetivo, até nas horas livres. Mas eu sabia que todo esse esforço iria valer a pena um dia.”

No entanto, não foi apenas a vontade e a dedicação que garantiram a vaga. Juliana precisou adotar boas estratégias e planos para conseguir ir bem na prova. Uma dessas táticas foi perceber seus pontos fracos. 

Estratégias Aplicadas no Planejamento de Estudo
Concurso Epcar: 1º colocado conta sua preparação para a prova

Em seu caso, ela conta, a maior dificuldade era na disciplina de Matemática. Por isso, dedicava mais horas de estudos a essa matéria. Sem, no entanto, deixar de praticar e decorar os outros tópicos do edital.

Outra dificuldade que precisou superar foi a falta de foco, problema que afeta grande parte dos candidatos de concursos. Juliana aprendeu na prática a importância de saber equilibrar o tempo de estudos e evitar distrações em excesso, como o celular, por exemplo. 

“Algo que eu fazia, e que funcionava, era assistir a vídeos motivacionais sempre que pensava em desfocar. (...) Não sentia mais vontade de perder meu tempo em outra coisa que não fosse relacionada ao estudo, os vídeos me ajudaram bastante. Também colocava o celular no modo avião para evitar receber ligações e mensagens.”

Técnicas de concentração para estudar para concursos. Conheça!

Prepare-se para o concurso EpCar

Inicie os estudos para concursos

Preparação para o TAF exigiu ajuda extra

Um ponto importante de concursos com mais de uma etapa de avaliação é saber equilibrar a preparação para todas elas. No caso da Epcar, os candidatos passam por provas  escritas e teste físico, além da inspeção de saúde, exame aptidão psicológica, procedimento de heteroidentificação e validação documental. 

No teste físico, é comum as pessoas sentirem dificuldades, principalmente por não estarem acostumadas. Com Juliana não foi diferente. Para melhorar seu condicionamento, começou as fazer aulas de boxe e correr.

“No início sentia muita dificuldade em corrida na distância e abdominal. Por isso, entrei para a academia e comecei a lutar boxe, onde treinava agachamentos, flexões e abdominais. Também quase todos os dias ia para um Centro Esportivo para correr.”

Seu concurso tem teste físico? Confira dicas!

Ao todo, Juliana fez a prova da Epcar três vezes antes de passar, em 2018. Mas isso não foi motivo para ela desistir e destaca que a reprovação também faz parte do processo de aprendizado. 

“A derrota é normal e, muitas vezes, necessária. Demorou um pouco para eu perceber minha dificuldade no concurso e a necessidade de uma alteração na rotina para me dedicar a esse sonho. Com muita determinação e foco, consegui alcançar o meu objetivo.”

Antes da correção da redação, ela lembra, ficou na 40ª posição do concurso. Depois foi para a 68ª posição. Após realizar todas as etapas e ser aprovada em cada uma, subiu para 16ª colocação. 

“Todos os esforços e abdicações valem a pena, pois a montanha é íngreme, mas a vista é maravilhosa. Desejo uma boa prova a todos os candidatos do CPCAR!”

Concurso Epcar 2019 tem oferta de 180 vagas

O concurso Epcar 2019, que visa selecionar alunos para 2020, oferta 180 vagas. Podem concorrer pessoas com nível fundamental e que possuam idade entre 14 e 18 anos até 31 de dezembro.

Do total das vagas, 160 são para candidatos do sexo masculino e 20 para o feminino, incluindo a reserva para negros. Durante o curso, o aluno estará sujeito ao regime escolar da EPCAR, que proporciona salário de R$1.044. O valor ainda poderá ser reajustado em 2020.

Os selecionados têm direito a benefícios como alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária. As inscrições serão aceitas entre os dias 4 e 23 de abril, no portal da FAB . A taxa custa R$60. 

A primeira etapa de avaliação consistirá nas provas objetiva e de redação, marcadas para o dia 7 de julho. A primeira vai abranger as disciplinas de Português, Matemática e Inglês. A redação será sobre um tema de atualidades. 

Embora o Curso Preparatório de Cadetes do Ar seja realizado em Minas Gerais, haverá aplicação de provas por todo o país, nas Organizações Militares de Apoio em: 

⇒ Belém/PA
⇒ Recife/PE
⇒ Natal/RN
⇒ Salvador/BA
⇒ Rio de Janeiro/RJ
⇒ Belo Horizonte/MG
⇒ Barbacena/MG
⇒ São Paulo/SP
⇒ São Paulo / SP
⇒ Pirassununga/SP
⇒ Campo Grande/MS
⇒ Curitiba/PR
⇒ Porto Alegre/RS 
⇒ Brasília/DF
⇒ Manaus/AM
⇒ Boa Vista/RR 
⇒ Porto Velho/RO

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...