Orçamento de 2019 traz previsão de concurso Embasa com 879 vagas

A Embasa tem previsão de novo concurso na Lei Orçamentária da Bahia para 879 vagas. Documento já foi sancionado pelo governador.

29/01/2019 11:00 | Atualizado: 29/01/2019 13:13

29/01/2019 11:00 | Atualizado: 29/01/2019 13:13

Boa notícia para quem espera um novo concurso Embasa! A Empresa Baiana de Água e Saneamento tem previsão para seleção na Lei Orçamentária Anual do estado. O documento, publicado no fim de dezembro de 2018 e já sancionando pelo governador, informa o quantitativo de 879 vagas especificadas como "concurso a realizar". 

Ainda não foi indicado quais os cargos e áreas poderão ser contemplados. FOLHA DIRIGIDA entrou em contato com a empresa para fazer este levantamento, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. 

No entanto, a Embasa costuma oferecer oportunidades para os níveis médio, técnico e superior. No último concurso, realizado em 2017, foram oferecidas 600 vagas para as carreiras de assistente e analista de saneamento em diversas áreas.  

Os candidatos puderam se inscrever para cargos de:

  • agente operacional;
  • operador de processos de água e de esgoto;
  • agente administrativo;
  • assistente de laboratório;
  • técnico operacional - Edificações;
  •  técnico em eletromecânica;
  •  analista de tecnologia da informação (Desenvolvimento);
  • contador/analista de gestão (Ciências Contábeis);
  •  engenheiro (Civil/ Produção Civil, Sanitária/ Sanitária Ambiental e Elétrica).
Concurso Embasa (Foto: Divulgação)
Concurso Embasa está previsto no Orçamento de 2019
(Foto: Divulgação)


Nesta seleção, as oportunidades foram para 64 municípios, contemplando unidades da Embasa em Salvador, região metropolitana e interior. Os salários admissionais variaram entre R$1.122,84 a R$6.793,31.

Organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), o prazo de validade do último concurso foi de seis meses, contados a partir da data da homologação do resultado final, prorrogável por mais seis meses. Ou seja, a Embasa não tem mais concurso válido,desde novembro de 2018.

As etapas de seleção do concurso Embasa

O novo concurso Embasa deverá segui o modelo da última seleção e ter diferentes etapas. Em 2017, foram aplicadas prova objetiva, discursiva, teste de aptidão física e avaliação de  títulos,variando as etapas conforme o cargo pretendido.

As provas objetiva e discursiva foram compostas pelas disciplinas Língua Portuguesa, Matemática, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Noções de Legislação, Noções de Administração Pública, Noções Gerais da Igualdade Racial e de Gênero, Conhecimentos Específicos e redação.

enlightenedBaixe e-book gratuito: Como ser um concurseiro! 

 

As avaliações foram aplicadas nas cidades de Salvador, Barreiras, Feira de Santana e Vitória da Conquista. 

Para quem pretende se candidatar à nova seleção, é indicado uma preparação antecipada, já que o concurso Embasa de 2017 teve uma alta concorrência. Foram registradas mais de 128 inscrições. 

O destaque foi para o cargo de assistente de saneamento/agente administrativo, para lotação em Salvador, com 50.435 inscrições. Para a lotação em Feira de Santana,  o número também foi alto com 11.726 inscritos.

A primeira convocação dos aprovados foi realizada logo depois da homologação, chamando 147 profissionais em dezembro de 2017.

Acesse preparação para concursos
com videoaulas

Curso preparatório

Como voltar a estudar para concursos em 2019?

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...