Concurso Embasa: decisões externas travam escolha da organizadora

A Empresa Baiana de Água e Saneamento prepara um novo concurso mas deve atrasar a escolha da banca organizadora.

21/06/2019 08:38 | Atualizado: 21/06/2019 11:38

21/06/2019 08:38 | Atualizado: 21/06/2019 11:38

A definição da banca organizadora do concurso da Embasa deve ficar para o segundo semestre. Em contato com a Empresa Baiana de Água e Saneamento, foi informado que ainda não há uma previsão e que os trâmites dependem de decisões externas' para continuidade.

Tais decisões, no entanto, não foram especificadas pela empresa, mas devem atrasar a escolha da banca organizadora, que estava em andamento. A Assessoria de Imprensa informou que, por esse motivo, não é possível finalizar nenhum processo.

A Embasa informou ainda que não se sabe nem mesmo qual será a modalidade escolhida para o processo de contratação da banca. Espera-se que por dispensa de licitação, que daria mais celeridade a publicação do edital.

+ Orçamento de 2019 traz previsão de concurso Embasa com 879 vagas

Embasa trabalha para escolher organizadora de próximo concurso (Foto: Divulgação)
Embasa trabalha para escolher organizadora de próximo concurso
(Foto: Divulgação)

Em maio, a reportagem de FOLHA DIRIGIDA fez contato com a empresa para saber detalhes dos preparativos para o concurso Embasa. Foi informado, na época, que "a comissão organizadora está trabalhando para definir a instituição organizadora do concurso".

A Embasa, porém, não detalhou sobre os cargos que serão oferecidos na seleção, nível de escolaridade e respectivos salários. A expectativa é para que o edital traga oportunidades em várias funções de diversos níveis de escolaridade.

+ Estuda e trabalha? Saiba como superar esse desafio

Concurso Embasa foi autorizado para 854 vagas

Publicada no dia 23 de abril desse ano, a portaria autorizativa do concurso Embasa traz a oferta de 854 vagas para provimento. No entanto, o documento não detalha para quais cargos serão essas ofertas.

A seleção já constava no orçamento de 2019 e tinha grandes chances de ser autorizado. O orçamento foi sancionado pelo governador e publicado oficialmente em dezembro de 2018, mas informava que o quantitativo seria de 879 vagas. O aval trouxe um número um pouco menor, mas que ainda assim o torna atrativo.

⇒ E-book: 10 dicas para passar em concursos públicos

Fica a expectativa para que o edital do concurso mantenha o mesmo padrão do anterior. O último concurso ofertou vagas em diversos cargos dos níveis médio, técnico e superior, com 600 vagas para as carreiras de assistente e analista de saneamento em diversas áreas. Os cargos foram: 

  • agente operacional;
  • operador de processos de água e de esgoto;
  • agente administrativo;
  • assistente de laboratório;
  • técnico operacional - Edificações;
  • técnico em eletromecânica;
  • analista de tecnologia da informação (Desenvolvimento);
  • contador/analista de gestão (Ciências Contábeis);
  • engenheiro (Civil/ Produção Civil, Sanitária/ Sanitária Ambiental e Elétrica).

Prepare-se para concursos públicos


Confira dicas de estudo para concursos

Último concurso Embasa já expirou a validade

O próximo concurso da Embasa será importante para suprir a necessidade e repor o quadro de pessoal da empresa. Isso porque não há mais cadastro de reserva válido do último concurso, pois o prazo de validade expirou em novembro de 2018.

O concurso foi organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), com prazo de validade de seis meses, sendo contados a partir da data da homologação do resultado final, prorrogável por mais seis meses.

+ Concurso Embasa 2017: mais 61 candidatos são convocados

Foram oferecidas chances em 64 municípios, contemplando unidades de Salvador, da região metropolitana e do interior. As carreiras proporcionavam salários admissionais que variavam entre R$1.122,84 a R$6.793,31.

Os candidatos foram avaliados por meio de diversas etapas, sendo prova objetiva, discursiva, teste de aptidão física e avaliação de títulos, conforme o cargo pretendido. Os exames foram aplicados nas cidades de Salvador, Barreiras, Feira de Santana e Vitória da Conquista.

As provas objetivas tiveram várias disciplinas, por exemplo, Língua Portuguesa, Matemática, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Noções de Legislação, Noções de Administração Pública, Noções Gerais da Igualdade Racial e de Gênero, Conhecimentos Específicos e redação.

Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!

E-books 
Provas para download
Artigos sobre concursos
Editais verticalizados
Vídeos com dicas 

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...