Governador cogita edital do concurso Embasa no segundo semestre

Em entrevista na última terça, 9, o governador Rui Costa falou sobre a possibilidade de novos concursos em 2021 e cita a Embasa.

10/02/2021 07:05 | Atualizado: 10/02/2021 12:18

Por: Mateus Carvalho

10/02/2021 07:05 | Atualizado: 10/02/2021 12:18 - Por: Mateus Carvalho

Após quase dois anos da autorização, o edital do concurso Embasa voltou a ser cogitado esta semana e pode sair em 2021. O governador avalia a possibilidade da seleção ser realizada no segundo semestre deste ano.

Em entrevista na última terça-feira, 9, Rui Costa falou sobre possíveis novos concursos este ano, para preenchimento de vagas efetivas. Entre as previsões, está o edital da Empresa Baiana de Água e Saneamento.

Mas, Rui disse que caso os editais para esses órgãos, de fato, saiam este ano, isso ocorrerá somente no segundo semestre. O governador, no entanto, não estipulou uma data.

Além da Embasa, Rui Costa também prevê concurso na Polícia Militar, Polícia Civil e Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia.

“Você pode realizar algum concurso no final do ano, já que só poderá ser chamado ano que vem, porque senão você cria uma falsa expectativa, e a pessoa só vai poder ser chamada ano que vem. Então, se concurso houver, em algumas dessas áreas, só será feito no segundo semestre, porque a lei proíbe de chamar qualquer pessoa nova que eleve a despesa de pessoal até dezembro desse ano”, pontuou Rui Costa.

Justificando, o governador ainda cita que há concursos ainda em andamento no entanto, como os da Polícia Militar, com diversas oportunidades para níveis médio e superior. 

Rui revela, também, que alguns profissionais ainda estão na fase de conclusão, em, treinamento, e que a conclusão ainda depende do retorno das aulas, já que nem todo processo é possível fazer à distância.

"E também temos em fase final, esse já chamamos a maior parte, da Polícia Civil. Na Fazenda, já fizemos algum concurso, eventual concurso que possamos fazer para qualquer área, não serão chamados profissionais esse ano, então não faz sentido fazer concurso agora no primeiro semestre, se não vamos chamar ninguém." 

(Foto: Divulgação)
Concurso Embasa com mais de 800 vagas está previsto para este ano
(Foto: Divulgação)

Concurso Embasa terá 854 vagas e tem banca definida

O novo concurso da Embasa foi autorizado para 854 vagas, ainda em 2019. De acordo com a portaria autorizativa:

A Embasa torna público que o Conselho de Administração, no uso de suas atribuições estatutárias e tendo em vista o deliberado na reunião ordinária realizada em 27 de novembro de 2018, resolveu autorizar a realização de Concurso Público para provimento de 854 vagas.

Mas, o Orçamento sancionado pelo governador na época tinha um quantitativo maior do que o que consta na autorização. Estavam previstas 879 vagas. Agora em 2021, o quantitativo diminuiu.

concurso Embasa consta na Proposta Orçamentária Anual de 2021 (PLOA 2021) do Estado da Bahia. O documento prevê uma oferta para 'concursos a realizar' de 850 vagas na Empresa Baiana de Água e Saneamento. 

Os cargos, porém, não foram confirmados no PLOA 2021, mas estima-se que possam ser contemplados os mesmos do último edital, que são:

  • agente operacional;
  • operador de processos de água e de esgoto;
  • agente administrativo;
  • assistente de laboratório;
  • técnico operacional - Edificações;
  •  técnico em eletromecânica;
  •  analista de tecnologia da informação (Desenvolvimento);
  • contador/analista de gestão (Ciências Contábeis);
  •  engenheiro (Civil/ Produção Civil, Sanitária/ Sanitária Ambiental e Elétrica).

Instituto AOCP será a banca organizadora

De forma exclusiva à Folha Dirigida, a Embasa confirmou a escolha do Instituto AOCP como banca organizadora por meio de dispensa de licitação. A informação foi dada pela Gerência de Comunicação Social da Empresa Baiana de Água e Saneamento.

Na época, a Embasa informou que o edital estava previsto para ser publicado no próximo mês, em novembro, com data indefinida, o que não aconteceu.

A Folha Dirigida teve acesso ao documento de resolução que homologava a escolha do Instituto AOCP para organizar o concurso Embasa. O termo tinha assinatura do presidente do conselho de administração, Cícero de Carvalho Monteiro.

Não se sabe, no entanto, se o Instituto AOCP chegou a assinar contrato, tampouco se ainda está em validade. Se for oficializada, a banca ficará responsável por publicar o edital completo e todos os demais anexos, além de receber as inscrições e aplicar as principais etapas de seleção.

Folha Cursos

Seja aprovado com a Folha Cursos!

Folha Cursos chegou para acelerar os seus estudos e você vai conseguir encontrar materiais completos, otimizados e sem enrolação.

Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis!

Por cargo

Por carreira

Gostou da novidade? Clica lá em cima no botão das redes sociais e compartilha essa super oportunidade com os seus amigos. 

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...