Concurso Embasa: autorização é republicada e agora tem 930 vagas

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento republicou o aval para realizar o concurso Embasa. O quantitativo agora é de 930 vagas.

24/08/2021 08:35 | Atualizado: 31/08/2021 11:52

24/08/2021 08:35 | Atualizado: 31/08/2021 11:52

Será que dessa vez vai? Após quase dois anos e meio do aval do concurso Embasa, o governo do Estado da Bahia republicou a portaria com um novo quantitativo. A oferta autorizada passou de 854 para 930 vagas.

A resolução nº121/2021 do Conselho de Administração foi publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia desta terça-feira, 24.

portaria do concurso embasa

A atualização no quantitativo de vagas muito provavelmente pode ter sido em virtude na demora em realizar o concurso. Com isso, vão surgindo mais cargos vagos no quadro da empresa e foi necessário renovar a autorização.

Na primeira portaria, no entanto, publicada em abril de 2019, também não consta nada sobre os cargos que serão ofertados, tampouco o nível de escolaridade.

A boa notícia é que, mesmo sem previsão de publicação do edital, o concurso da Embasa vem sendo previsto todos os anos no Orçamento. Inclusive, já constava nos detalhamentos de despesas do governo em 2019, antes mesmo de ser autorizado.

Veja os cargos do último concurso Embasa

Realizado em 2017, o último concurso Embasa contemplou a diversos cargos dos níveis médio, técnico e superior. Foram oferecidas 600 vagas para as carreiras de assistente e analista de saneamento em diversas áreas.  

Os candidatos puderam se inscrever para cargos de:

  • agente operacional;
  • operador de processos de água e de esgoto;
  • agente administrativo;
  • assistente de laboratório;
  • técnico operacional - Edificações;
  •  técnico em eletromecânica;
  •  analista de tecnologia da informação (Desenvolvimento);
  • contador/analista de gestão (Ciências Contábeis);
  •  engenheiro (Civil/ Produção Civil, Sanitária/ Sanitária Ambiental e Elétrica).

A Embasa ofereceu chances para 64 municípios, contemplando unidades de Salvador, da região metropolitana e do interior. Os salários admissionais variaram entre R$1.122,84 a R$6.793,31.

Foto da fachada da Embasa
Concurso da Embasa consta no orçamento e está autorizado
(Foto: Divulgação)

Concurso Embasa já tem banca e pode sair este ano

Outra boa notícia é que o concurso Embasa já tem banca organizadora. Em 2019, a Folha Dirigida apurou e obteve, com exclusividade, a informação de que a empresa escolheu o Instituto AOCP como organizador, após um longo processo interno.

A informação foi passada pela Gerência de Comunicação Social da Empresa Baiana de Água e Saneamento. O edital, segundo a Embasa, sairia no mês seguinte, o que não aconteceu.

No entanto, ele tem chances de sair este ano. Essa informação e previsão é do próprio governador da Bahia, Rui Costa. Em fevereiro, o chefe do executivo falou sobre a possibilidades de novos concursos e cogitou o da Embasa no segundo semestre.

“Você pode realizar algum concurso no final do ano, já que só poderá ser chamado ano que vem, porque senão você cria uma falsa expectativa, e a pessoa só vai poder ser chamada ano que vem. Então, se concurso houver, em algumas dessas áreas, só será feito no segundo semestre, porque a lei proíbe de chamar qualquer pessoa nova que eleve a despesa de pessoal até dezembro desse ano”, pontuou Rui Costa

Quer ser aprovado em concursos?

Você quer ser aprovado em um concurso público e iniciar 2022 como um novo servidor público? Este sonho pode e está muito perto de se tornar realidade. Para isso, conheça agora mesmo a Folha Cursos!

Aqui, você encontra:

► Questões comentadas;
► Acelerador de vídeos;
► Material com PDF;
► Chance de enviar mensagem ao professor;
► Videoaula, cadernos e questões;
► Professores especializados;
► E muito mais...

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...