Concurso Embasa: comissão já trabalha na escolha da organizadora

A Empresa Baiana de Água e Saneamento já deu início ao processo de escolha da banca organizadora de seu próximo concurso público.

03/05/2019 13:44 | Atualizado: 03/05/2019 16:29

03/05/2019 13:44 | Atualizado: 03/05/2019 16:29

A Empresa Baiana de Água e Saneamento já deu início ao processo de contratação da banca organizadora do próximo concurso Embasa, que está autorizado. No entanto, ainda não há um prazo para que a banca seja escolhida.

A Embasa também não divulgou como será feito o processo de escolha da banca organizadora. Fica a expectativa para que a empresa seja definida por meio de uma dispensa de licitação, o método mais rápido, o que agilizaria a publicação do edital.

Em contato com a Empresa, a reportagem de FOLHA DIRIGIDA obteve a resposta de que "a comissão organizadora está trabalhando para definir a instituição organizadora do concurso".

+ Orçamento de 2019 traz previsão de concurso Embasa com 879 vagas

Mas informações a respeito dos cargos que serão oferecidos na seleção, como nível de escolaridade e salários, ainda não foram divulgadas pela Embasa. Espera-se que a seleção contemple a várias funções de diversos níveis de escolaridade.

Após a escolha da banca, o anúncio deverá ser comunicado em publicação no Diário Oficial. As próximas etapas serão a assinatura do contrato, a definição do cronograma e, posteriormente, a publicação do edital.

Embasa já trabalha na escolha da banca organizadora (Foto: Divulgação)
Embasa já trabalha na escolha da banca organizadora do concurso
(Foto: Divulgação)

Concurso Embasa é autorizado com 854 vagas

A portaria autorizativa do concurso Embasa foi publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia do dia 23 de abril. O documento informa que a Empresa poderá prover 854 vagas, mas não especifica para quais cargos.

O concurso já estava previsto no orçamento de 2019 e tinha grandes chances de ser realizado. O documento foi sancionado pelo governador e publicado em dezembro de 2018, mas informava que o quantitativo seria de 879 vagas. O aval, no entanto, trouxe um número um pouco menor.

Confira o trecho da resolução:

A Embasa torna público que o Conselho de Administração, no uso de suas atribuições estatutárias e tendo em vista o deliberado na reunião ordinária realizada em 27 de novembro de 2018, resolveu autorizar a realização de Concurso Público para provimento de 854 vagas.

Espera-se que o próximo concurso seja publicado com o mesmo padrão do anterior. O último concurso contemplou a diversos cargos dos níveis médio, técnico e superior e ofertou 600 vagas para as carreiras de assistente e analista de saneamento em diversas áreas.  

+ Estuda e trabalha? Saiba como superar esse desafio

Os cargos oferecidos foram: 

  • agente operacional;
  • operador de processos de água e de esgoto;
  • agente administrativo;
  • assistente de laboratório;
  • técnico operacional - Edificações;
  •  técnico em eletromecânica;
  •  analista de tecnologia da informação (Desenvolvimento);
  • contador/analista de gestão (Ciências Contábeis);
  •  engenheiro (Civil/ Produção Civil, Sanitária/ Sanitária Ambiental e Elétrica).

Prepare-se para concursos públicos
Confira dicas de estudo para concursos

 

Último concurso foi organizado pelo IBFC

Ainda não é possível estimar qual será a empresa escolhida e contratada para organizar o concurso Embasa 2019. No entanto, quem deseja se antecipar pode tirar como base o edital anterior, que foi publicado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação - o IBFC.

Naquela época, a Embasa touxe chances para 64 municípios, contemplando unidades de Salvador, da região metropolitana e do interior. As carreiras proporcionavam salários admissionais que variavem entre R$1.122,84 a R$6.793,31.

O prazo de validade foi seis meses, contados a partir da data da homologação do resultado final, prorrogável por mais seis meses. Assim, a Embasa não tem mais cadastro de resrva válido desde novembro de 2018.

+ Concurso Embasa 2017: mais 61 candidatos são convocados

Todos os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva. Mas o concurso contou ainda com outras etapas, como prova discursiva, teste de aptidão física e avaliação de títulos,variando as etapas conforme o cargo pretendido.

Foram cobradas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Noções de Legislação, Noções de Administração Pública, Noções Gerais da Igualdade Racial e de Gênero, Conhecimentos Específicos e redação.

A Embasa realizou a primeira convocação dos aprovados logo depois da homologação, chamando 147 profissionais em dezembro de 2017. 

Quer visualizar agora esse conteúdo?

Então não perca tempo e cadastre-se agora! Você terá acesso a conteúdos exclusivos para cadastrados.

OU

Já possui uma conta?

Newsletter

Newsletter

Quer receber novidades sobre concursos?

Quer receber diretamente no seu e-mail as principais notícias dos concursos da sua região?

E de quebra dicas para seus estudo? Cadastre-se gratuitamente na newsletter FD para ter tudo isso!

Sobre o concurso

Previsto

Embasa - 2020

BA
Não informado
Fund...
Não informado