Concurso Embasa 2017: nova data da prova coincidirá com IF Baiano

Concurso Embasa: apesar de um novo cronograma já ter sido divulgado, alguns candidatos não poderão fazer a prova em 9 de julho, e pedem devolução do valor da taxa

24/05/2017 14:12 | Atualizado: 02/10/2017 02:30

24/05/2017 14:12 | Atualizado: 02/10/2017 02:30
Apesar da retomada do concurso da Embasa e um novo cronograma já ter sido divulgado, alguns candidatos temem não poderem realizar a prova. Isso porque a avaliação será realizada em 9 de julho e coincidirá com o exame objetivo do IF-Baiano. A Folha Dirigida entrou em contato com os candidatos e muitos terão que optar entre fazer uma das seleções. 
 
Outro problema ocasionado por esta nova data é a impossibilidade de devolução da taxa de inscrição (R$80), segundo informou o IBFC, organizador do concurso da Embasa, à reportagem da FOLHA DIRIGIDA Online. Como consta no item 5.1.10 no edital de abertura, em tese isto só é possível no caso de o concurso ser cancelado. Como as provas foram apenas adiadas, defende-se o IBFC, não haverá possibilidade de devolução do valor, ficando o prejuízo para os candidatos. Nas redes sociais já é possível ver denúncias ao Ministério Público do Trabalho na Bahia para reverter essa situação. 
 
"Sei que o concurso não foi cancelado, mas a data da prova foi alterada. Inicialmente, ela seria aplicada em 7 de maio, mas foi mudada para 9 de julho. Com essa alteração, eu não posso fazer a prova. Não tenho culpa dessa mudança. Por isso, quero que o IBFC devolva a taxa da inscrição que paguei, ou então adie a aplicação do exame para outra data - tal como setembro. Vou ficar fora do estado da Bahia em busca de recurso para sobreviver. Estou há dez meses desempregado, e vou para Minas Gerais para uma colheita de três meses da safra de café. Espero que a Embasa e o IBFC entendam a minha situação. Sou pai de família, tenho as minhas responsabilidades e não acho justo ficar no prejuízo", afirmou o candidato Edson Joaquim Silva, em e-mail enviado à FOLHA DIRIGIDA.
 
Veja também: 
 
Mas ao que parece, as consequências não param por aí, alguns concurseiros de outros estados também revelaram o forte gasto com viagens aéreas e que optarão pelo concurso do IF-Baiano. Outros lamentam a perda de tempo dedicado aos estudos específicos da legislação da Embasa, uma vez que não poderão prestar a prova na nova data estipulada.
 
Apesar dos problemas gerados, é possível ver também candidatos que apoiaram o adiamento das provas. Alguns julgam o ocorrido como benéfico para conseguirem mais tempo na preparação, já outros, que ainda não se candidataram, poderão fazer uma análise para qual lotação e cargo possuem menor concorrência antes de se inscreverem. 
 

Relembre alguns detalhes do concurso

Lembrando que o concurso da Embasa esteve suspenso por cerca de 20 dias, após o próprio órgão ter notificado irregularidades no edital. Na ocasião, foi apurado o item que prevê o caráter eliminatório da etapa dos exames físicos, exigidos para alguns cargos da seleção. No edital de retificação e retomada do concurso 2017 Embasa, este item foi alterado. Já ciente da coincidência de datas, o IF-Baiano afirmou que não adiará a sua prova por este motivo. 
 
Foram 128.861 inscritos na Embasa, na disputa por 600 vagas nos cargos de agente administrativo, agente operacional, assistente de laboratório, operador de processos de água e de esgoto, técnico operacional (edificações), técnico em eletromecânica, analista de tecnologia da informação, contador/analista de gestão e engenheiro de diversas especialidades. Com a retomada do concurso, as inscrições foram reabertas, e podem ser feitas no site do IBFC , até 12 de junho.
 
E você? O que acha da mudança da data de prova do concurso da Embasa e da decisão de não devolver o valor da taxa de inscrição aos candidatos que não puderem realizar a avaliação no dia 9 de julho? Você também está nesta situação? Conte pra gente!
 

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Sobre o concurso

Inscrições Encerradas

Embasa-BA - 2017 - 600 vagas

BA
Até R$1551,00
Fund...
598 vagas