Concurso Embasa 2017: candidatos reivindicam mudança na data das provas

Após o adiamanto das provas objetivas e discursivas do concurso da Embasa 2017, alguns candidatos reivindicam a mudança na data dos exames.

28/05/2017 05:58 | Atualizado: 02/10/2017 02:30

28/05/2017 05:58 | Atualizado: 02/10/2017 02:30
Após o adiamanto das provas objetivas e discursivas do concurso da Embasa 2017, alguns candidatos reivindicam por mudança na data dos exames. Segundo o novo cronograma, as provas serão aplicadas no dia 9 de julho, coincidindo com outra seleção, do IF Baiano. Apesar do grande transtorno gerado por esta nova data, a Embasa e o IBFC (organizador) ainda não se pronunciaram  oficialmente sobre o assunto. 
 
Há grandes chances de ser inviável para alguns candidatos realizarem ambas as seleções. Muitos até aguardam a divulgação do turno para realização das provas da Embasa, que só será feita em 3 de julho. Nas redes sociais é possível ver muitos estudantes indignados pelo dinheiro gasto durante a preparação, sem contar com a frustração de perder uma das seleções. 
 
Leia também: 
 

Candidatos relatam suas dificuldades

Apesar disso, o IBFC garante que não há possibilidade de devolução da taxa de inscrição, pois segundo o item 5.1.10 do edital de abertura, isto só ocorre se o concurso for cancelado. O candidato as seleção da Embasa e IF Baiano, Ítalo Henrique Carneiro, deu sua opinião à reportagem da FOLHA DIRIGIDA Online. "O IBFC deveria ter o mínimo de senso e devolver os valores dos candidatos, ou adiar as provas mais uma vez", aconselhou.
 
Na mesma situação, Ana Paula Dantas relata que a devolução da taxa é um dos menores problemas causados pelo adiamento das provas. "Apesar de se tratarem de Órgãos com esferas diferentes, um estadual e o outro federal, ambos compreendem o estado da Bahia  e moralmente isso é ilegal. Tenho me preparado há meses, fazendo cursos presenciais e online, o que me custaram dez vezes o numero da taxa de inscrição".
 

Com inscrições reabertas, a concorrência pode aumentar

Até então, no concurso Embasa, eram 128.861 inscritos para realizarem as provas objetivas nas cidades de Salvador, Barreiras, Feira de Santana e Vitória da Conquista. Muitos candidatos temem que a concorrência possa aumentar, já que as inscrições  foram reabertas até 12 de junho. Já outros veem uma boa oportunidade para ganhar mais tempo em sua preparação.
 

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Sobre o concurso

Inscrições Encerradas

Embasa-BA - 2017 - 600 vagas

BA
Até R$1551,00
Fund...
598 vagas