Concurso Ebserh: novo hospital no Amapá cria mais de mil vagas

Quadro de pessoal do novo Hospital Universitário do Amapá é criado e novo concurso Ebserh poderá ser aberto.

13/04/2020 04:10 | Atualizado: 27/04/2020 10:23

13/04/2020 04:10 | Atualizado: 27/04/2020 10:23

Foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 13, a portaria que institui o quadro de pessoal do novo Hospital da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap). As mais de mil vagas criadas poderão resultar em um novo concurso Ebserh. Entenda!

O Amapá é um dos poucos estados brasileiros que ainda não possui um hospital universitário. Quando finalmente aberto, o que pode acontecer até o primeiro semestre de 2021, a unidade será gerida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). 

A estatal, então, deve dar início aos procedimentos para abrir um novo concurso Ebserh para preencher o quadro do HU-Unifap em breve. O dimensionamento do quadro de pessoal, divulgado nesta segunda-feira, é um dos primeiros passos para a nova seleção. 

Confira a Portaria publicada no DOU

Novo hospital no Amapá terá mais de mil vagas disponíveis

Conforme a portaria publicada hoje no Diário Oficial da União, o HU-Unifap será composto por 1.260 cargos. Essas vagas serão ser preenchidas por empregados admitidos via concurso, além de comissionados, readmitidos, cedidos ou requeridos, entre outros. Confira:

  • empregados efetivos admitidos por concursos público;
  • empregados efetivos admitidos sem concurso antes de 5.10.1988;
  • empregados que possuem cargos, empregos ou funções comissionadas;
  • empregados que estão cedidos ou disponibilizados para outros órgãos ou entidades;
  • empregados cedidos ou requeridos de outros órgãos ou entidades;
  • empregados anistiados com base na Lei nº 8.878, de 11.5.1994;
  • empregados readmitidos e reintegrados;
  • empregados contratados por prazo determinado (temporários);
  • empregados ou servidores movimentados para compor força de trabalho conforme disposto no art. 93, § 7º, da Lei nº 8.112/90; e
  • empregados com contrato de trabalho interrompido ou suspenso, à exceção dos empregados com contrato de trabalho suspenso por motivo de aposentadoria por invalidez.


Ainda não é possível dizer quantas vagas serão oferecidas no concurso para o HU-Unifap. A portaria publicada no DOU também não informa quais são as especialidades e tipos de empregos que vão ser contratados. Mas é possível ter uma ideia observando os quadros de outros hospitais universitários. 

No último concurso Ebserh, que contemplou cerca de 40 unidades desses hospitais em todo o Brasil, foram oferecidas vagas para médicos, mas também para assistentes administrativos e outros cargos nas áreas de saúde e apoio. Saiba mais:

Concurso Ebserh 2019 publica editais com 2.464 vagas

O HU Unifap, a estatal já informou, vai oferecer serviços nas áreas de Cardiologia, Ortopedia, Oftalmologia, Ginecologia e Obstetrícia, entre outros. Então vagas de médicos nessas especialidades têm grandes chances de serem abertas. 

Vale lembrar que a Ebserh, que é uma empresa vinculada ao Ministério da Educação (MEC), contrata seus profissionais pelo regime celetista. 

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

Novo concurso Ebserh pode sair até 2021

O novo hospital universitário do Amapá, de acordo com informações da Ebserh, deve entrar em funcionamento no primeiro semestre de 2021. Até lá a previsão é que todas as contratações de pessoal próprio, de prestadores de serviços e finalização dos contratos sejam concluídas. 

Deste modo, o novo concurso Ebserh deve ser preparado a tempo de aplicar todas as etapas de avaliação e contratar os aprovados até junho do próximo ano. 

Com a pandemia causada pelo novo Coronavírus, a abertura deste hospital é ainda mais necessária. Mas nenhuma das entidades informou se o cronograma para início das atividades poderá ser afetado. 

O HU-Unifap terá 148 leitos de internação e 64 leitos de UTI, totalizando 212 leitos, além de 25 ambulatórios. Em uma segunda etapa da obra ainda serão criados mais 100 leitos de internação e 35 ambulatórios. 

Em janeiro deste ano, a unidade, que está sendo erguida no campus Marco Zero, passou por inspeção. Segundo o prefeito do campus, Raimundo Brazão, as obras estão bem avançadas, a caminho da conclusão.

Mais de mil vagas em Hospital no Amapá administrado pela Ebserh
(Pixabay)


Ebserh realizou concursos este ano para 2,2 mil vagas

Os últimos editais de concursos da Ebserh foram divulgados no final de 2019 e as etapas foram realizadas este ano. Com 2,2 mil vagas, as seleções atraíram juntas mais de 363 mil candidatos.

As oportunidades abrangeram cargos de níveis médio, técnico e superior, nas áreas Médica, Assistencial e Administrativa. Os salários da estatal chegam a R$14 mil. 

Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, além de análise de títulos e de experiência profissional. No exame de múltipla escolha foram cobradas 50 (nível médio) ou 60 questões (nível superior) sobre:

  • Português
  • Raciocínio Lógico (exceto para médicos)
  • Noções de Informática (apenas para a área administrativa)
  • Legislação do SUS
  • Legislação da Ebserh
  • Conhecimentos Específicos

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...