Concurso Ebserh: sai autorização oficial para 6.381 vagas temporárias

Em mais uma medida para combater o Coronavírus, o Governo Federal autorizou mais de 6 mil vagas temporárias para um concurso Ebserh.

30/03/2020 04:03 | Atualizado: 06/04/2020 11:10

30/03/2020 04:03 | Atualizado: 06/04/2020 11:10

Após o anúncio do presidente Jair Bolsonaro na última sexta-feira, 27, foi publicada uma portaria autorizativa que confirma o novo concurso Ebserh e seu quantitativo. Serão oferecidas 6.381 vagas temporárias.

+ Concurso Ebserh: diretor revela distribuição das 6.381 vagas

O documento foi divulgado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 30, e já entra em vigor a partir de sua publicação.

As oportunidades serão para Hospitais Universitários de todo o país, administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
 

Autorização 6 mil vagas na Ebserh


As vagas temporárias do concurso Ebserh serão providas por meio de diversos processos seletivos. Essa é mais uma medida anunciada pelo Governo Federal para auxiliar no combate ao Coronavírus.

O documento aprova o quantitativo de pessoal próprio da empresa e fixa o limite para o quadro de pessoal temporário da Ebserh, que será lotado em sua sede, totalizando 6.717. Dessas, serão:

  • 336 do quadro próprio permanente; e
  • 6.381 vagas do quadro temporário - demanda emergencial Covid-19.
     

Segundo o documento o prazo de atuação desses profissionais será até o dia 28 de fevereiro de 2021. Esse provimento já está incluso no art 2º, que menciona o que é considerado para fins de controle de limite de pessoal da Ebserh.

Além disso, o documento revoga a antiga portaria, de janeiro de 2017, que limitava o quantitativo de pessoal da Ebserh/Sede. O edital de abertura ainda não tem data definida para ser divulgado.

Art. 3º Compete à EBSERH gerenciar seu quadro de pessoal próprio, praticando atos de gestão para contratar ou desligar empregados, bem proceder realocação de vagas do quadro temporário nas suas filias (Hospitais Universitários) desde que seja observado o limite estabelecido no Art. 1º, as dotações orçamentárias aprovadas para cada exercício, bem como as demais normas legais pertinentes.

(Foto: Divulgação)
Concurso Ebserh com 6 mil vagas é autorizado para combate ao Coronavírus
(Foto: Divulgação)


Concurso Ebserh será para 40 hospitais, confirma empresa

Além da confirmação do presidente, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares também confirmou a realização do novo concurso Ebserh. A nota oficial foi publicada ainda na sexta-feira, 27, no site oficial da instituição.

A Ebserh confirmou que a seleção já estaria autorizada pelo Ministério da Economia, para mais de 6 mil oportunidades. Essas chances serão para 40 hospitais universitários vinculados.

A Ebserh ainda não revelou a distribuição das vagas pelas regiões que serão contempladas. Diferentemente da Ebserh, o presidente fez o anúncio em sua página oficial do Facebook .

"Os hospitais universitários vão receber mais 6 mil profissionais de saúde, por concursos públicos e por contratação temporária. Com isso, avançamos nas realizações diárias, ampliamos o quadro e nos preparamos para preservar quem é do grupo de risco", disse Bolsonaro.

A empresa informou que estão previstas aproximadamente:

  • 900 vagas para médicos;
  • 1,4 mil vagas para enfermeiros;
  • 3 mil vagas para técnicos em enfermagem;
  • 500 vagas para fisioterapeutas; e
  • 100 vagas para engenheiros e arquitetos.
     

De acordo com a Ebserh, esses profissionais são necessários para promover as mudanças estruturais exigidas para a acomodação de pacientes infectados pelo Covid-19.


Ebserh: edital deve sair até sexta-feira, 3

Também em nota, a Ebserh confirmou que essa iniciativa se dará por meio de um chamamento publico. A previsão é que o documento com as regras de contratação possa ser divulgado até esta sexta-feira, 3 de abril.

O edital de chamamento público trará todas as informações do processo seletivo, como pré-requisitos dos cargos, remuneração, tempo de contratação e outras informações.

As oportunidades contemplam cargos de níveis médio/técnico e superior de escolaridade. Todavia, todas as exigências detalhadas serão divulgadas no edital de abertura. O cronograma também não foi divulgado, por ora.

Segundo a Ebserh, tais profissionais contratados atuarão na linha de frente de atendimento a pacientes acometidos pela doença durante o período de combate à pandemia.

O objetivo é ter eles como reforço do quadro existente ou como reposição de profissionais que se ausentaram por serem do grupo de risco, por estarem contaminados ou por quarentena por precaução devido a sintomas de gripe.

“Estamos em um momento em que temos que nos dedicar ainda mais à nossa missão de cuidar. Somos a linha de frente no combate a uma pandemia mundial e a população brasileira depende de todos nós que atuamos na área da saúde. A Rede Ebserh está fazendo a sua parte e o reforço de nosso contingente vai ao encontro das necessidades desse período tão delicado”, disse o presidente da estatal, Oswaldo Ferreira.

Essas medidas, segundo o comunicado da Ebserh, estão alinhadas à Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional pela Organização Mundial da Saúde, à Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional do Ministério da Saúde e ao Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus.
 

Atuação da Rede Ebserh no Covid-19

Desde os primeiros anúncios sobre o Covid-19, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) tem trabalhando em parceria direta com o Ministério da Saúde, com participação no Centro de Operações de Emergência (COE) do órgão e tendo como diretrizes monitorar a situação no país e em suas 40 unidades hospitalares.

Também tem atuado na realização de treinamento de funcionários da Rede, promoção de webaulas, definição de fluxos e instituição de câmaras técnicas de discussões com especialistas.

Em algumas regiões, as unidades da Rede Ebserh têm atuado como hospitais de referência ao enfrentamento do Covid-19, enquanto que em outras, atuam como retaguarda em atendimentos assistenciais para a população, por meio do Sistema Único de Saúde.

Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!

✔ E-books 
✔ Provas para download
✔ Artigos sobre concursos
✔ Editais verticalizados
✔ Vídeos com dicas

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Sobre o concurso

Inscrições Encerradas

Ebserh - 6 mil vagas temporárias

Nacional
Não informado
Fund...
Não informado