Concurso Detro RJ consta no parecer prévio do orçamento para 2021

Em parecer prévio da LDO 2021, o concurso Detro RJ consta como uma das metas do estado para o próximo ano.

07/05/2020 06:55 | Atualizado: 07/05/2020 09:55

07/05/2020 06:55 | Atualizado: 07/05/2020 09:55

Aguardado há mais de dez anos, o concurso Detro RJ tem finalmente um indício de que poderá ser realizado. Acontece que a seleção para o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro consta como meta em um parecer prévio do orçamento estadual para 2021.

É a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias do próximo ano (LDO 2021) foi aprovada por unanimidade pela Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) na última terça-feira, 5. O Projeto de Lei foi enviado pelo Executivo em abril e será analisado em plenário na próxima semana.

Saiba mais sobre o concurso Detro RJ:

A LDO 2021 é uma proposta enviada pelo Poder Executivo à Alerj anualmente, sempre até o dia 15 de abril de cada ano. O documento tem o objetivo de adequar as metas do Estado às diretrizes no Plano Plurianual (PPA).

O PPA deste ano foi aprovado pela Alerj em dezembro. Agora que os deputados aprovaram o parecer inicial da LDO, o PL passará por mais etapas de aprovação, de modo que ainda pode sofrer alterações. 

Ao todo, a proposta prevê a realização de sete concursos públicos no estado do Rio: Degase, TCE RJ, Detro RJ, Seeduc RJ, Proderj, Ceperj e Faetec. Isso não equivale a uma autorização, mas refere-se à reserva de orçamento para as seleções, caso elas aconteçam.

 

Concurso Detro RJ pode ter mais de 200 vagas

O Detro RJ não divulgou recentemente uma previsão oficial para abrir concurso. Porém, está uma das demandas mais antigas no estado no que se refere à contratação de pessoal. 

Em 2014, a instituição afirmou haver previsão para preencher 218 vagas nos níveis médio e superior. As oportunidades seriam distribuídas pelos cargos de agente de transportes e agente administrativo (nível médio), e inspetor de controle operacional e analista administrativo (superior). 

Segundo dados de 2016, os ganhos para essas carreiras variam de R$2.023,72 a R$4.493. As funções de fiscalização recebem também gratificações. Por ter orçamento próprio, tudo indica que esse certame terá mais facilidades para ser autorizado.

O Detro RJ é uma autarquia estadual vinculada à Secretaria de Estado de Transportes que possui autonomia administrativa e financeira. Ou seja, não precisa de uma autorização externa para abrir o concurso, o que pode facilitar a abertura da seleção.

Agentes do Detro RJ
Novo concurso Detro RJ está entre metas do estado
(Foto: Ascom/ Detro RJ)


Último concurso foi há 14 anos

No último concurso do Detro RJ, realizado em 2006, as provas foram organizadas e aplicadas pela antiga Fesp (atual Fundação Ceperj). As vagas eram para os cargos de agente de transportes, inspetor de controle de operações e auxiliar de transporte (já extinto).

As lotações dos candidatos selecionados foram distribuídas pela capital carioca, além dos municípios de Niterói, Campos dos Goytacazes, Cabo Frio, Volta Redonda, Angra dos Reis e Friburgo. 

Os concorrentes foram avaliados somente em uma etapa, que compreendia a prova objetiva. O exame era composto por 50 questões distribuídas pelas seguintes disciplinas:

  • dez de Português
  • dez de Matemática
  • dez de Noções de Informática
  • 20 de Conhecimentos Específicos

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Sobre o concurso

Previsto

Detro-RJ - 2021

RJ
Não informado
Fund...
Não informado

Carregando...