Concurso Detran PA: confira os detalhes das últimas provas

Está estudando para o novo concurso Detran PA? Então, veja detalhes sobre as últimas provas para ingresso no Departamento de Trânsito

07/05/2020 16:05 | Atualizado: 07/05/2020 19:27

07/05/2020 16:05 | Atualizado: 07/05/2020 19:27

O Governo do Pará já confirmou os trâmites para abertura de novo concurso para o Departamento de Trânsito (Detran). De acordo com a Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), a intenção é que o edital seja publicado ainda em 2020.

Para sair na frente da concorrência, a recomendação dos especialistas é iniciar os estudos o quanto antes. Uma forma de preparação é refazer as provas anteriores. No caso do concurso Detran PA, as últimas avaliações foram aplicadas em 2019.

Na época, foram oferecidas 100 vagas de nível médio, sendo 34 para agente de educação de trânsito e 66 para agente de fiscalização de Trânsito. Para o último cargo, além de comprovar a conclusão do ensino médio, foi necessário apresentar Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no mínimo nas categorias A e B, efetiva há dois anos.

A banca organizadora foi a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp). Os concorrentes foram avaliados por provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório.

Os exames foram compostos por 50 questões de múltipla escolha. Desse total, 20 foram de Conhecimentos Básicos e 30 de Conhecimentos Específicos, conforme distribuição abaixo:

► Conhecimentos Básicos:

  • Língua Portuguesa – 6 questões;
  • Matemática e Raciocínio Lógico – 4 questões;
  • Legislação Aplicável ao Detran PA – 4 questões;
  • Ética e Qualidade no Serviço Público – 3 questões;
  • Noções de Microinformática – 3 questões.

► Conhecimentos Específicos: de acordo com o conteúdo programático específico para cada cargo no edital de abertura do concurso.

Detran-PA
Detran PA prepara novo concurso público para 2020 (Foto: Divulgação)

 

Conforme o último concurso Detran PA, aberto em 2018, para ser classificado na objetiva foi necessário obter 50% ou mais do total de pontos no exame. A tendência é que essa estrutura seja mantida na próxima seleção.

Por sua vez, a prova discursiva foi aplicada no mesmo dia da objetiva. Os concorrentes tiveram que elaborar um texto dissertativo e/ou argumentativo de 20 a 30 linhas. Essa avaliação valeu dez pontos, sendo avaliados os seguintes itens:

  • Adequação ao tema;
  • Capacidade de argumentação;
  • Coerência argumentativa;
  • Elaboração crítica.

Os aprovados nessas primeiras provas foram convocados para avaliação de saúde. Houve ainda a realização de um teste de capacidade física, avaliação psicológica, entrega de certidão negativa da vara de execução criminal e, por fim, um curso de formação para os candidatos ao cargo de agente de fiscalização de trânsito. 

+

 Quer passar em concursos públicos? Saiba como!

Concurso Detran PA não será afetado pelo Coronavírus

FOLHA DIRIGIDA questionou a Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) se os preparativos do concurso Detran PA poderiam sofrer atraso em decorrência do Coronavírus. Em nota, a pasta disse que até o momento o planejamento do governo continua válido. Ou seja, abrir o concurso Detran PA este ano.  

“A Seplad informa que todo o processo interno, referente ao planejamento do concurso previsto para 2020, continua em andamento, pois a Seplad trabalha dentro da sua competência para que a execução de cada processo não seja prejudicada”, consta em nota enviada a reportagem.

A remuneração oferecida no último concurso Detran PA, em 2018, foi de R$2.191,52 mais gratificação de trânsito. A carga horária de trabalho era de 30 horas por semana.

O governo do Pará também prepara outros 12 concursos para este ano. Como por exemplo, para Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Secretaria de Educação. Veja a lista completa!

Resumo concurso Detran PA 2020:

  • Órgão: Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran PA)
  • Vagas e cargos: não informados
  • Requisitos e salários: não informados
  • Publicação do edital: previsto para 2020
  • Link para último edital

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Sobre o concurso

Previsto

Detran-PA - 2020

PA
Não informado
Fund...
Não informado

Preparação