12/08/2020 08:05
A suspensão do concurso Depen, por conta da pandemia do novo Coronavírus, foi anunciada na última sexta-feira, dia 7. Diante disso, alguns interessados na seleção começaram a especular sobre a possibilidade de reabertura do prazo de inscrição.
Mas, de acordo com a comissão organizadora do concurso, até o momento não há discussões sobre o assunto. O grupo responsável por acompanhar o andamento da seleção falou sobre o tema, em resposta à FOLHA DRIGIDA. Veja:
“Registramos que, até o momento, não há discussão ou tratativas sobre novo prazo para pagamento das inscrições ou nova abertura do prazo de inscrição.”
A comissão aproveitou para reforçar que um novo cronograma para o concurso que oferece 309 vagas de níveis médio e superior será divulgado em momento oportuno. O anúncio das novas datas deve ser feito por meio de publicação em Diário Oficial e no site da organizadora, Cebraspe.
+ Como estudar para o concurso Depen 2020? Professor orienta!
Do total de vagas oferecidas no concurso Depen, 294 são para o cargo de agente de execução penal e 15 para especialista de execução penal.
As vagas de agente são destinadas aos candidatos com nível médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria B ou superior. Para concorrer às vagas de especialista é preciso ter o nível superior em curso compatível com a função.
Do total de vagas para especialistas, nove são para Enfermagem. As outras seis vagas são para as especialidades de Médico Clínico, Médico Psiquiatra, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional, sendo uma para cada.
Um dos atrativos deste concurso são as remunerações oferecidas aos servidores. Para agentes, a remuneração inicial é de R$6.030,23. Para o cargo de especialista o salário é de R$5.865,70. Os valores são compostos por:
A contratação no Departamento Penitenciário Nacional é feita pelo Regime Estatutário. Ou seja, que garante estabilidade empregatícia aos servidores.
A suspensão do concurso foi bem aceita entre os concorrentes. Segundo os dados de enquete realizada no Instagram da FOLHA DIRIGIDA, 67% dos participantes curtiram a medida.
A data das primeiras fases do concurso: provas objetiva e discursiva, estava marcada para o dia 6 de setembro. Com a suspensão e, consequentemente, o adiamento das provas, os candidatos ganham um tempo extra para se dedicar à preparação.
Além das provas objetiva e discursiva, os candidatos ainda serão submetidos a outras quatro fases de seleção. Entre elas:
Ainda será realizada uma segunda etapa de seleção, que consistirá em curso de formação. Este será ministrado pelo próprio Depen e contará com a participação dos aprovados em todas as fases da primeira etapa do concurso.
O concurso Depen terá validade de dois anos, prorrogáveis por igual período. Para esta seleção, não está prevista a formação de um cadastro de reserva.
Isso porque de acordo com a Assessoria de Imprensa do órgão, as 309 vagas oferecidas no concurso constituem o quantitativo exato de cargos vagos no departamento.
Quer receber novidades sobre concursos?
Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!
Depen 2020 - agente federal e especialista
Carregando...