O concurso Depen 2018 é recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU), diante da grave crise do Sistema Penitenciário do país. Previstas 1.430 vagas.
TCU alerta para falta de pessoal no Sistema Penitenciário. Concurso Depen 2018 será para 1.430 vagas (Foto: Divulgação)
*Matéria atualizada às 17h05 desta segunda-feira, dia 8 de janeiro
O concurso Depen 2018 é uma das recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU), diante da grave crise do Sistema Penitenciário do país.
O alerta do maior órgão de fiscalização brasileiro veio em auditoria, relatada pela ministra Ana Arraes.
A conclusão do estudo do TCU é que "o excesso populacional nos presídios brasileiros favorece a atuação de facções criminosas nas unidades prisionais".
Também segundo o tribunal, "prejudica a atuação do Estado na garantia da ordem e da segurança dos detentos".
A auditoria traz várias causas para o atual cenário das penitenciárias brasileiras. São elas, segundo o TCU, falta de vagas, gerando superlotação, articulação pouco harmoniosa entre União, Estados e Distrito Federal, e déficit de pessoal no Departamento Penitenciário Nacional, o que exige a realização de concursos públicos.
Segundo a auditoria, "há riscos respeitantes à estrutura administrativa do Depen". Também de acordo com o estudo, "a situação do órgão, que já era crítica, ainda tende a apresentar piora com a nova sistemática de repasses caso medidas não sejam tomadas de imediato, como o aumento do quadro de pessoal por meio de realização de concursos públicos".
A ministra Ana Arraes também afirma na auditoria que "ante as restrições orçamentárias do Estado, a adoção de ferramentas e processos de trabalho que estimulem o aumento da produtividade dos servidores ou, ainda, a reorganização da força de trabalho do MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública)" podem atenuar o problema.
Governadores pedem apoio da União e criação de penitenciárias
A auditoria do TCU foi realizada em conjunto com tribunais de contas estaduais e municipais, sobre o sistema prisional de 17 estados e do Distrito Federal. São eles: Acre, Amazonas, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Sergipe e Tocantins.
Quer visualizar agora esse conteúdo?
Então não perca tempo e cadastre-se agora! Você terá acesso a conteúdos exclusivos para cadastrados.
Então não perca tempo e faça já a sua assinatura! Com ela você terá acesso a conteúdos exclusivos para assinantes sem anúncios. Planos a partir de R$3,99 por mês!