Detran PA publica edital com 158 vagas para assistente de trânsito

Departamento de Trânsito do Pará realiza seleção com 158 vagas para assistente de trânsito, cargo de nível médio. Salário de R$1,3 mil!

15/09/2021 13:15 | Atualizado: 16/09/2021 10:42

15/09/2021 13:15 | Atualizado: 16/09/2021 10:42

O Departamento Estadual de Trânsito do Pará (Detran PA) publicou edital de novo processo seletivo. A oferta é de 158 vagas temporárias para assistente de trânsito, cargo que exige apenas o nível médio completo.

A remuneração será de R$1.317,14, mais gratificação de trânsito, auxílio-alimentação e auxílio-transporte. A jornada de trabalho será de seis horas, totalizando 30 horas semanais.

O candidato não poderá ter tido contrato administrativo com prazo inferior a seis meses, a contar do ato da nova contratação. Há reserva para pessoas com deficiência.

As oportunidades estão distribuídas para lotação nos municípios de: Abaetetuba, Alenquer, Almeirim, Altamira, Ananindeua, Barcarena, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Canaã dos Carajás, Capanema, Capitão Poço, Castanhal, Conceição do Araguaia, Curionópolis, Dom Eliseu, Eldorado dos Carajás, Igarape Açu, Igarape Miri, Itaituba, Itupiranga, Jacundá, Mãe do Rio.

Assim como Marabá, Medicilândia, Monte Alegre, Novo Progresso, Novo Repartimento, Óbidos, Oriximiná, Ourilandia do Norte, Paragominas, Paraupebas, Redenção, Rondon do Pará, Salinópolis, Santa Izabel do Pará, Santana do Araguaia, Santarém, São Félix do Xingu, São Geraldo do Araguaia, São Miguel do Guamá, Soure, Tailândia, Tomé-Açu, Tucumã, Tucuruí, Uruará, Vigia e Xingara.

A seleção não terá formação de cadastro de reserva. Os aprovados nas vagas imediatas firmarão contrato administrativo com duração de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período a critério e/ou necessidade da Administração.

Carro do Detran PA
Mesmo com concurso previsto, Detran PA abre mais de 100 vagas
para contratação temporária (Foto: Divulgação)

O cargo de assistente de trânsito tem como atribuições: prestar atendimento ao público em questões ligadas às unidades finalísticas; gerar processos relativos à habilitação de condutores e de registro de veículos.

Além de operar os sistemas informatizados do Detran PA, integrados ao DENATRAN; instruir processos de complexidade média relacionados à área de trânsito e executar outras atividades correlatas e sua área de atuação.

Detran PA: inscrições até o dia 17 de setembro

As inscrições da seleção ficarão abertas de 16 a 17 de setembro, pelo site do Sistema Integrado de Processo Seletivo Simplificado (Sipros PA). Não será cobrada taxa para conclusão do procedimento.

O interessado deverá preencher o formulário com todos os dados e encaminhar os documentos solicitados.

O processo seletivo para o Detran PA será composto pelas seguintes etapas: análise documental e curricular e entrevista pessoal. Primeiro, uma comissão analisará as documentações enviadas no ato da inscrição e atribuirá uma pontuação, mediante especializações acadêmicas e experiências profissionais. .

Somente serão pontuados, no campo “Qualificação Profissional” os certificados e/ou diplomas e/ou comprovantes correspondentes na área de atuação relacionada ao cargo em que concorre dos últimos cinco anos.

Já na entrevista, a comissão realizará perguntas para conhecer melhor os concorrentes e se eles se encaixam nas atribuições do cargo de assistente de trânsito. A pontuação final do participante será a somatória das notas obtidas na análise documental, curricular e entrevista.

A seleção terá validade de três meses, com possibilidade de prorrogação por mais três. Durante esse prazo, o Detran PA poderá convocar os aprovados para assinatura do contrato administrativo.

Detran PA prepara novo concurso para efetivos

O Departamento de Trânsito do Pará (Detran PA) pode ter novo concurso público. No início deste ano, o governo do Estado informou que o edital estava previsto para sair ainda em 2021. Porém, ainda não foram iniciados os processos de escolha e contratação da banca, por exemplo.

A oferta de vagas e os cargos também não foram divulgados. Folha Dirigida está em contato com a Assessoria de Imprensa do órgão para confirmar os dados do concurso Detran PA.

É possível que a seleção tenha vagas para agente de educação de trânsito e agente de fiscalização, carreiras que constaram no último concurso para o Detran do Pará, aberto em 2018. Ambos exigem apenas o ensino médio completo.

Em 2020, o governo do Pará já tinha anunciado os estudos para o novo edital. Porém, em decorrência do Coronavírus e das restrições orçamentárias, os trâmites foram adiados e retomados este ano.

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.

Conheça os cursos e inicie seus estudos!

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...