Concurso Bombeiros PB para oficiais terá provas em janeiro

Corpo de Bombeiros da Paraíba confirma Enem, com provas em janeiro de 2021, como etapa do concurso Bombeiros PB para oficiais.

15/07/2020 05:00

Por: Juliana Goes

15/07/2020 05:00 - Por: Juliana Goes

As provas do concurso Bombeiros PB, com vagas para o quadro de oficiais, serão realizadas em janeiro de 2021. Isso porque a corporação confirmou que irá manter o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como primeira etapa da seleção.

Como o Enem foi adiado, a primeira fase do concurso do Corpo de Bombeiros da Paraíba também será. No início deste mês, o Ministério da Educação (MEC) anunciou que o Exame Nacional do Ensino Médio ocorrerá nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021.

Já a versão digital será realizada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. A reaplicação do Enem ficou marcada para os dias 24 e 25 de fevereiro. O resultado das provas está previsto para sair até o dia 29 de março.

Segundo o Corpo de Bombeiros PB, o Enem continuará a ser usado. Desta forma, as demais etapas da seleção serão adequadas ao cronograma do exame, não gerando transtornos aos candidatos.

"Ainda será utilizada a nota do Enem e as demais etapas do concurso serão planejadas conforme o resultado do Enem, não gerando qualquer consequência aos candidatos", disse a corporação.

Novo concurso Bombeiros PB está previsto (Foto: CBM PB)
Concurso Bombeiros PB para oficiais terá provas em janeiro
(Foto: CBM PB)

 

Os interessados no concurso Bombeiros PB precisaram se inscrever, até o dia 27 de maio, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem

) . A recomendação foi publicada pela corporação no dia 6 de maio, por meio do Diário Oficial da Paraíba.

Concurso Bombeiros PB será de nível superior

O Corpo de Bombeiros da Paraíba ressalta ainda que, além de se inscrever no exame, assim que o edital do concurso for publicado, os candidatos também devem se inscrever na seleção. 

Em resposta à FOLHA DIRIGIDA, a corporação informou que ainda não existe previsão para divulgação do edital, tendo em vista a atual situação de calamidade pública devido ao novo Coronavírus.

O número de vagas ainda não foi revelado, no entanto, o Corpo de Bombeiros PB já deu alguns detalhes sobre a seleção. Nesta edição, haverá uma diferença no edital, que exigirá o nível superior como pré-requisito para o ingresso na corporação.

No ano passado, para ingressar no quadro de oficiais, a exigência era o nível médio. Além do novo requisito, a corporação também costuma exigir:

  • Idade entre 18 e 32 anos, até o ano da matrícula do curso;
  • Altura mínima de 1,65m (homens) e 1,60m (mulheres).

Saiba tudo sobre o concurso Bombeiros PB

  • Órgão: Corpo de Bombeiros da Paraíba
  • Cargos: oficial
  • Vagas: a definir
  • Requisito: nível superior
  • Remuneração: entre R$2.924,89 e R$7.253,26
  • Edital: previsto para 2020
  • Provas: Enem - 17 e 24 de janeiro de 2021

 

Último concurso Bombeiros PB foi suspenso

último concurso Bombeiros PB foi aberto em junho de 2019, com uma oferta de dez vagas para o Curso de Formação de Oficiais. Na época, o Enem 2019 também foi usado como primeira etapa, mas o requisito para se inscrever era o nível médio.

Os aprovados no exame, com a maior média e dentro do limite de até oito vezes o número de vagas, foram convocados para as demais fases, sendo elas: 

  • Exame psicológico;
  • Exame de saúde;
  • Teste de Aptidão Física (TAF); e
  • Avaliação social (apenas para os matriculados no curso de formação). 

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

No dia 6 de março, os candidatos foram chamados para o exame psicológico. No entanto, no dia 23 do mesmo mês, o concurso foi suspenso devido ao estado de calamidade pública em razão da pandemia de Coronavírus.

Assim que a seleção for retomada, o Corpo de Bombeiros PB publicará os editais e os atos para o andamento do concurso. O curso de formação será realizado no Centro de Educação da Polícia Militar da Paraíba (Academia de Bombeiro Militar Aristarco Pessoa), em João Pessoa, na Paraíba.

O CFO 2020 terá duração de três anos letivos, em tempo integral, e regime de dedicação exclusiva. Já a seleção ficará válida por um mês, contados a partir da primeira homologação do resultado final, podendo ser prorrogada por igual período. Neste tempo, os aprovados serão convocados.

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...