Com inscrições abertas até 6 de fevereiro, o concurso da Aeronáutica 2018 irá recrutar 183 candidatos a futuros sargentos. Os aprovados na seleção ingressarão no Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica (EAGS).
A formação será ministrada sob regime de internato militar na Escola de Especialistas de Aeronáutica, em Guaratinguetá-SP, com duração aproximada de um ano e abrange instruções nos campos militar e técnico- especializado.
Concurso EAGS inscreve para 183 vagas (foto: divulgação)
A instrução no campo militar e no campo técnico-especializado
No campo militar, as instruções são, primordialmente, para transmitir e reforçar os postulados básicos da vida dentro das normas militares, referentes à futura graduação, bem como desenvolver elevado grau de vibração, devoção e entusiasmo pela carreira na Força Aérea.
Estágio acontece por 40 dias (foto: ilustração)Além das características de resistência física, os alunos também são instruídos sobre os princípios bases da instituição (hierarquia e disciplina), como os fundamentos da ética e da estrutura organizacional do Comando da Aeronáutica (Comaer) .
Para que, ao término do estágio, o futuro sargento esteja dotado de atributos e competências que o qualificarão a ser um integrante do Corpo de Graduados da Aeronáutica.
No campo técnico-especializado, os profissionais militares de diferentes origens e formações terão seus conhecimentos nivelados para um desempenho profissional especializado, e que atendam às necessidades do Comaer.
O estágio acontece por um período aproximadamente de 40 dias corridos, em regime de internato, contados a partir da data do início do estágio. A formação será ministrada exclusivamente de forma coletiva aos que vierem a ser matriculados, fazendo parte do período probatório para verificação da aptidão ao estágio, estando inserido na instrução do Campo Militar.
Este período de Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica é indispensável à adaptação do aluno e não pode deixar de ser cumprido, sob pena de exclusão do curso.
Situação durante o EAGS
Depois de matriculado, o candidato passa para a situação de aluno (praça especial), que será mantida durante todo o estágio. O Aluno do EAGS é militar da ativa com precedência hierárquica prevista na Lei nº 6.880.
Remuneração:
Durante a realização do estágio, o aluno estará sujeito ao regime escolar da EEar e fará jus à mesma remuneração que recebia por ocasião da matrícula, se militar da ativa da Aeronáutica, ou fixada em lei. Os alunos também recebem:
•Alimentação
•Alojamento
•Fardamento
•Assistência médico-hospitalar e dentária.
O Aluno do EAGS, por estar sujeito à formação sob regime de internato militar, não faz jus a Próprio Nacional Residencial, nem poderá residir fora do alojamento do Corpo de Alunos.
Conclusão do estágio
Para concluir o estágio, os alunos deverão ser aprovados nas provas teóricas e práticas nos Campos Militar e Técnico-Especializado, mediante a obtenção de graus e médias previstos no plano de avaliação.
O aluno não tem direito líquido e certo à nomeação e à graduação de Terceiro Sargento, pois, para ser nomeado, necessita, entre outros requisitos, concluir o estágio com aproveitamento.
Dicas de preparação para o concurso EAGS
As provas escritas serão compostas das disciplinas de Língua Portuguesa e Conhecimentos Especializados (relativos à especialidade que concorre o candidato). Entre o conteúdo específico está Direito Constitucional. Baixe e-book com 25 dicas de Direito Constitucional e assista a playlist de Língua Portuguesa.