Concurso Aeronáutica 2018: professor dá dicas de preparação

O concurso para sargentos da Aeronáutica está com inscrições abertas. Confira dicas para a preparação e para se dar bem na prova.

09/01/2018 14:38 | Atualizado: 10/01/2018 08:57

09/01/2018 14:38 | Atualizado: 10/01/2018 08:57
O concurso para sargentos da Aeronáutica 2018 já está com as inscrições abertas! Os interessados em ingressar na Força Aérea Brasileira contam com 183 vagas e têm até o dia 6 de fevereiro para se candidatar.
 
A inscrição deve ser feita pelo  site da Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAr) , preenchendo o formulário com os principais dados. Também é necessário quitar uma taxa de R$60. 
 
As oportunidades exigem nível médio/técnico em dez áreas de formação e a admissão será para o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica (EAGS 2018).
 

Dicas para a preparação no concurso EAGS 2018

formatura aeronáutica
Concurso EAGS 2018 seleciona para 183 vagas
(foto: divulgação)
Com a primeira fase do concurso marcada para 22 de abril, os candidatos devem intensificar os estudos. Para auxiliar nessa tarefa, FOLHA DIRIGIDA conversou com o professor Leonardo Vasconcelos, do curso Degrau Cultural, que deu dicas para a preparação. 
 
Segundo o professor, a melhor maneira de iniciar os estudos é olhar o edital e separar o conteúdo por tópicos. Outra forma, muito eficiente, é resolver provas anteriores.
 
"Vale ressaltar que as provas de um ano para o outro não são muito diferentes o seu conteúdo. Quanto maior for o número de questões feitas e consultadas aos tópicos, maior a chance de saber todo o conteúdo que cairá na sua prova", diz o professor. 

 Os conteúdos que mais caem

De acordo com Leonardo, olhando provas anteriores, é possível citar que sempre tem questões sobre PHP, Algoritmo, UML, Libre Office Calc e Writer, comandos do Linux, Protocolos de Rede, ITIL, conceitos de bancos de dados e SQL.
 
Sobre a prova, o professor explica que um dos maiores problemas é o tempo. "Para cada questão o candidato tem mais ou menos 2 minutos e meio, para ler, interpretar, escolher uma das 4 alternativas e marcar no cartão resposta. Sendo um tempo muito pequeno para isso", comenta.
 
Outra dificuldade que os candidatos encontram é na parte de Português, pois, em geral, apresentam questões muito extensas que requerem um bom tempo de leitura.

 Dicas para se sair bem na prova

Uma boa dica nesta prova é começar a fazer as questões que sejam de seu completo domínio, não perder muito tempo com questões complexas, deixando estas para o final. 
 
Outro conselho do professor é não se esquecer de treinar para o Teste de Avaliação do Condicionamento Físico que também é cobrado como parte do processo seletivo.
 
O professor Leonardo recomenda que, no dia anterior da prova, o candidato separe todo material que usará. E que leve água e alguma coisa para comer, não esquecendo também do documento de identidade.
 
As provas escritas serão realizadas no dia 22 de abril de 2018 nas seguintes localidades: Belém (PA), Recife (PE), Fortaleza (CE), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), São José dos Campos (SP), Campo Grande (MS), Canoas (RS), Santa Maria (RS), Curitiba (PR), Brasília (DF), Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Boa Vista (RR). 

As etapas do concurso EAGS 2018 e distribuição das vagas

Além de provas escritas, o concurso para sargentos contará com as etapas de inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de condicionamento físico, prova prática da especialidade e, por último, a validação documental.
 
As oportunidades estão distribuídas pelas seguintes áreas:
 
•Enfermagem - 45 vagas;
•Administração - 40 vagas;
•Eletricidade - 14 vagas;
•Eletrônica - 30 vagas;
•Informática - 20 vagas;
•Pavimentação - oito vagas;
•Obras - oito vagas;
•Topografia - oito vagas;
•Laboratório - cinco vagas;
•Radiologia - cinco vagas. 

Baixe e-book com recomendações para o teste físico

Você sabia que mais de 40% dos candidatos são reprovados em provas físicas para concursos? E que a maior parte deles comete falhas bobas, como comparecer ao teste de aptidão física (TAF) com roupas inapropriadas ou trazendo atestado médico em desacordo com as normas do edital?
 
Baixe o seu e-book "10 erros que você não pode cometer em testes físicos para concursos", em parceria com o preparador Elon Junior.

Quer visualizar agora esse conteúdo?

Então não perca tempo e cadastre-se agora! Você terá acesso a conteúdos exclusivos para cadastrados.

OU

Já possui uma conta?

Quer visualizar agora esse conteúdo?

Então não perca tempo e faça já a sua assinatura! Com ela você terá acesso a conteúdos exclusivos para assinantes sem anúncios. Planos a partir de R$3,99 por mês!

OU

Já possui uma conta?

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Sobre o concurso

Noticiário

Concursos Aeronáutica - 2018 - todos os níveis

Nacional
Não informado
Não informado
Não informado

Carregando...

Preparação