Exército divulga edital com 480 vagas para colégios militares

O Comando do Exército divulgou um novo edital para admissão aos Colégios Militares de diversos estados do Brasil, com oferta de 480 vagas.

12/08/2020 06:49 | Atualizado: 12/08/2020 11:02

12/08/2020 06:49 | Atualizado: 12/08/2020 11:02

Foi publicado no Diário Oficial da União um novo edital para admissão aos Colégios Militares de vários estados. O concurso Exército é para ingresso de alunos no ensino fundamental e ensino médio, com oferta de 480 vagas.

Edital

A oferta é para os seguintes Colégios Militares: Rio de Janeiro, Porto Alegre, Fortaleza, Manaus, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Curitiba, Juiz de Fora, Campo Grande, Santa Maria, Belém e São Paulo.

Do total das vagas, 400 são para admissão no 6º ano do ensino fundamental e 80 para o 1º ano do ensino médio. 

O que é preciso para participar?

  • ser brasileiro;
  • ter concluído ou estar cursando:
    -> para o 6º ano do fundamental - o 5º ano do ensino fundamental; ou
    -> para o 1º ano do médio - o 9º ano do ensino fundamental.
  • estar enquadrado nos seguintes limites de idade:
    -> para o 6º ano do fundamental - ter menos de 13 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula e completar 10 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.
    -> para o 1º ano do médio - ter menos de 18 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar 14 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.
  • não ter sido excluído disciplinarmente de qualquer Colégio Militar;
  • ser portador de documento oficial de identificação com foto recente, com o máximo de dois anos de expedição; e
  • ser portador de documento oficial de comprovação de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
(Foto: Divulgação)
Colégios Militares receberão novos alunos em 2021
(Foto: Divulgação)

Distribuição das vagas por Colégio Militar (CM)

Tabela de vagas por CM
Região6º ano (EF)1º ano (EM)
Brasília DF2510
Belo Horizonte MG3515
Curitiba PR305
Campo Grande MS10-
Fortaleza CE4010
Juiz de Fora MG30-
Manaus AM2510
Porto Alegre RS355
Recife PE30-
Rio de Janeiro RJ4010
Salvador BA25-
Santa Maria RS2510
São Paulo SP20-
Belém PA305


Colégio Militar recebe inscrição a partir de setembro

O cronograma do concurso para admissão aos Colégios Militares prevê abertura das inscrições a partir do dia 8 de setembro. Os cadastros poderão ser feitos até o dia 2 de outubro.

As inscrições são realizadas pelo site de cada um dos CM ou então presencialmente, em uma das unidades, cujos endereços constam no anexo de vagas do edital de abertura.

Para participar, é necessário ainda quitar uma taxa de R$95, para ambas as admissões, seja fundamental ou superior. Serão aceitos pedidos de isenção de 8 a 16 de setembro, com os resultados no dia 17, de forma virtual.

Botão com link para curso de preparação

Provas estão previstas para outubro

Os inscritos serão avaliados por meio de Exames Intelectuais (EI) que serão compostos por provas objetivas de múltipla escolha. O Comando do Exército reservou duas datas para a realização, ainda este ano, nos dias 17 e 18 de outubro.

De acordo com o cronograma, no dia 17 serão aplicadas as provas para ambos os anos (6º do EF e 1º do EM), enquanto que no dia 18 será como uma data alternativa. Mas, como assim? A depender do númeto de inscritos, a primeira data será reservada apenas para o ensino médio.

Serão 24 questões, sendo 12 de Língua Portuguesa e 12 de Matemática. O programa já foi divulgado pela organização militar responsável. Os aprovados passarão por outras duas etapas:

  1. revisão médica e odontológica, de caráter eliminatório; e
  2. comprovação dos requisitos biográficos dos candidatos, de caráter eliminatório.

8 características dos Colégios Militares

#1 Bibliotecas e laboratórios - todos os Colégios dispõem de bibliotecas com acervos suficientes para que os alunos cumpram as tarefas de estudo e busquem informações. Os laboratórios de Física, Química e Biologia são modernizados, continuadamente, e ocupam posição de destaque no ensino dessas disciplinas.

Cada Colégio Militar dispõe de, pelo menos, um laboratório de informática, onde os alunos aprendem, ainda no ensino fundamental, a trabalhar com os aplicativos mais conhecidos, bem como têm acesso à Internet.

#2 Idiomas estrangeiros - os Colégios ministram inglês por níveis, nos moldes dos institutos civis especializados nessa área. O método utilizado desenvolve a capacidade de expressão oral dos alunos e tem como base o uso do chamado "Corredor de Inglês", um espaço temático em que todos são incentivados a se expressar no idioma. Na 2ª série do ensino médio, os alunos podem optar pelo inglês ou espanhol.

#3 Clubes e grêmios - os alunos responsáveis por administrá-los possuem uma excelente oportunidade de planejar atividades e de gerenciar programas. Os clubes e grêmios contribuem para despertar vocações e permitem o aprofundamento e a difusão de conhecimentos.

#4 Leitura - a leitura ocupa posição central na prática didática dos Colégios Militares. Todos os alunos cumprem um programa de leitura e participam de outras atividades destinadas a difundir e a despertar o gosto de ler.

#5 Educação artística - por meio de atividades voluntárias, os alunos participam de bandas, corais e grupos folclóricos, de teatro, capoeira, declamadores, dança e de ginástica rítmica e desportiva.

#6  esportiva - com equipes esportivas, os alunos participam de olimpíadas regionais do Sistema e de competições estaduais e municipais com escolas civis.

#7 comunitárias e beneficentes - a solidariedade é uma virtude despertada no cotidiano dos alunos dos Colégios Militares, por meio de campanhas de arrecadação de agasalhos e alimentos, visitas a asilos e orfanatos, entre outras atividades.

#8 Viagens e intercâmbios - nas férias escolares, os diversos clubes e grêmios planejam e realizam viagens a diversos locais do território nacional, contribuindo para reforçar o sentimento de patriotismo e o conhecimento do País.

Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!

✔ E-books 
✔ Provas para download
✔ Artigos sobre concursos
✔ Editais verticalizados
✔ Vídeos com dicas

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...