Concurso Polícia Civil SE está oficialmente autorizado

A Polícia Civil do Estado de Sergipe realizará, em breve, um novo concurso. A portaria de autorização foi oficialmente publicada.

02/09/2020 14:12 | Atualizado: 02/09/2020 14:31

Por: Mateus Carvalho

02/09/2020 14:12 | Atualizado: 02/09/2020 14:31 - Por: Mateus Carvalho

O concurso da Polícia Civil do Estado de Sergipe está oficialmente autorizado. A portaria autorizativa foi assinada pelo governador Belivalgo Chagas e confirma a oferta de 60 vagas para agentes e escrivães.

A autorização ainda foi anunciada pela própria corporação, por meio de seu Instagram oficial, comemorando a possibilidade de preencher novas vagas após a redução do efetivo.

Foi a própria Polícia Civil de Sergipe que confirmou a autorização de forma antecipada. O  anúncio da autorização  aconteceu em vídeo pelo secretário da Segurança Pública de Sergipe, João Eloy de Menezes, e, também, pelo delegado-geral da Polícia Civil de Sergipe, Thiago Leandro.

As 60 vagas confirmadas pelo governo do estado serão providas com a seguinte distribuição:

  • 50 para agentes de polícia; e
  • dez para escrivães de polícia.

Tanto o agente quanto o escrivão exigem o nível superior completo em qualquer área, devendo o diploma ser de instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

De acordo com dados do Portal da Transparência, os ganhos são de R$4.500 para as duas funções. A carga horária de trabalho ainda não foi confirmada.

"A pessoa tem que ter uma aptidão e uma vocação. A polícia tem um trabalho totalmente diferenciado", disse o delegado.

(Foto: Divulgação)
PC SE recebe aval para preencher 60 vagas por concurso
(Foto: Divulgação)

Próximo passo será contratar a organizadora do concurso

Agora que o concurso está autorizado, a Polícia Civil do Estado de Sergipe já pode formar uma comissão organizadora. Os membros ficarão responsáveis pela contratação da banca organizadora.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, João Eloy, o processo quando chega na Sead costuma ser rápido, e isso deve facilitar as próximas fases - formação da comissão e escolha da banca.

Além disso, com os trâmites de forma ágil, é possível que o edital saia ainda este ano. Entretanto, ainda não há previsão de datas para estes eventos.

"Ainda será feita toda a análise jurídica junto à Procuradoria Geral do Estado (PGE)."

Além disso, o delegado da Polícia Civil comentou que as provas devem ser aplicadas no início do ano que vem, mas sem estipular uma data.

prepare-se

Edital do concurso PC SE pode ficar para 2021; entenda!

O que pode agilizar a publicação do edital do concurso PC SE é a celeridade de todos os processos até aqui. Afinal, a seleção foi anunciada no dia 20 de agosto, e em menos de duas semanas já está oficialmente autorizada.

Mas, por outro lado, uma previsão mais concreta pode atrasar o edital para 2021. Em transmissão ao vivo realizada na última semana, a corporação trouxe previsão de edital em 2021 e foram citados os nomes de algumas bancas: IBFC e Cebraspe.

Tais informações foram passadas pelo agente de Polícia Civil, Evandro Machado. Ele, que também é chefe de gabinete da secretaria e representa a pasta, explicou que era esperado o aval oficial para que fossem agilizado os próximos passos do concurso.

Ele disse, ainda, que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) se mostrou favorável para que o aval fosse encaminhado à Sead. Sobre as bancas, ele comentou que certamente será escolhida uma empresa renomada, que tenha transparência, lisura e responsabilidade. As duas bancas foram citadas pois organizaram os últimos concursos, com bons retrospectos.

"Gostaria de agradecer, sobretudo, ao governador Belivando Chagas, que mesmo em meio a um momento de instabilidade econômica no país permitiu autorizar o concurso para agente e escrivão."

O último concurso PC SE ocorreu em 2018, para o cargo de delegado substituto. Naquela época, foram oferecidas dez vagas imediatas. Quem participou foi avaliado através de nove etapas de seleção, sendo realizadas em Aracaju, capital de Sergipe, sendo:

  • Prova objetiva;
  • Prova discursiva;
  • Prova de capacidade física;
  • Exame psicológico;
  • Exame toxicológico;
  • Sindicância da vida pregressa;
  • Prova oral;
  • Avaliação de títulos; e
  • Curso de instrução e preparação técnico-profissional.

Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!

✔ E-books 
✔ Provas para download
✔ Artigos sobre concursos
✔ Editais verticalizados
✔ Vídeos com dicas

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Sobre o concurso

Previsto

Polícia Civil SE - 2021 - agente e escrivão

SE
Não informado
Fund...
60 vagas

Carregando...

Preparação